Le Mans: Visita ao Museu e Pista, Fevereiro de 2024

Le Mans: Visita ao Museu e Pista, Fevereiro de 2024

As marcas mais famosas das pistas de todos os tempos estão lá: Bentley, Ferrari, Jaguar, Ford, Porsche, Matra, Audi… todos os grandes nomes são representados pelos seus modelos lendários que mergulham o visitante na maior corrida de resistência do mundo. Estão numa área de 350 m² de exposições temporárias que completam este passeio temático que pode continuar com uma visita ao famoso circuito 24 Horas de Le Mans. O museu foi fundado em 1961. Inesquecível para quem gosta de carros de corrida e da história da velocidade. A acima dois modelos franceses da marca Rondeau da década de 80. O museu tem 140 carros, a pista conta com uma escola de pilotagem e já recebeu 124.455 até 2019. Cerca de 250.000 espectadores vêm assistir às 24 Horas de Le Mans todos os anos. Abaixo a entrada quando se chega de carro:

Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade.

Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!  Neste ano o Ferrari 499P nº 50 cravou 347,8 km/h. E o carro nº 51 ganhou a prova. A 100ª prova terminou com a cor vermelha, rosso, rouge, red, rojo… Abaixo FERRARI AF CORSE nº51 (ITA) Ferrari 499P (HYPERCAR) de Alessandro Pier Guidi (ITA) ,James Calado (GBR) e Antonio Giovinazzi (ITA) e FERRARI AF CORSE 499 P nº51 (ITA) (HYPERCAR) nº50 de Antonio Fuoco (ITA), Miguel Molina (ESP) e Nicklas Nielsen (DNK).

O número de vitórias da marca italiana . Foram dez!

Le Mans é uma cidade da França, capital do departamento de Sarthe, Região Administrativa de País do Loire, localizada as margens do Rio Sarthe.  A cidade é famosa pela corrida automobilística que sedia, anualmente, denominada 24 Horas de Le Mans. No censo francês de 1999, a cidade possuía 146.105 habitantes e a área metropolitana 293.159 habitantes. Como principal cidade do Condado de Maine, Le Mans foi palco de lutas no século XI entre o Condado de Anjou e o Ducado da Normandia. Foi em 1066, época em que os normandos controlavam Maine, que Guilherme I — o Conquistador — invadiu com sucesso a Inglaterra. Em 1069 os habitantes de Le Mans, revoltados, expulsaram os normandos e proclamaram Hugo V, conde de Maine.

Entrando no museu: Uma homenagem aos grandes homens, sejam organizadores, pilotos, dirigente de equipes…

Os Grandes Vencedores

O recordista Tom Kristensen (Hobro, 7 de julho de 1967) é um piloto dinamarquês.

Sua mais famosa conquista foi tornar-se o primeiro piloto a vencer a prestigiosa corrida 24 Horas de Le Mans por nove vezes,seis delas consecutivamente.

Sir Bentley

E suas vitórias. Na entrada uma homenagem

E a miniatura de um dos vencedores Conheça seus carros

Outro recordista. Conheça Jacques Bernard Edmon Martin Henry “Jacky” Ickx

Ele em direção ao seu carro na largada

Outro: Luigi Chinetti foi um automobilista italiano naturalizado americano, três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e duas das 24 Horas de Spa. A Ferrari utilizada por ele foi o modelo 166MM, com motor V12. Chinetti correu nele por mais de 23 horas e foi o piloto mais velho a correr em Le Mans

Foi o piloto mais velho a vencer em Le Mans com 63 anos

E o senhor Porsche

E um de seus carros: O 917 K Cam-Am

Derek Bell

E sua placa informando suas cinco vitórias

Henri Pescaloro

E suas façanhas que foi quatro vezes campeão

Steve

E a citação sobre o filme

O Senhor Ford

E seus carros

Jean Rondeau foi um piloto e construtor francês que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1980, num carro que leva o seu nome, um feito que permanece único na história da corrida

E seus carros vitoriosos

Emanuelle Pirro

E suas façanhas com cinco vitórias

O senhor Enzo Ferrari

E seus carros

Olivier Gendebien

E suas façanhas. Este Belga ganhou quatro vezes


Os carros

Chenard et Walcker é uma marca automobilística francesa criada por Ernest Chenard e Henry Walcker em 1899. Quarto fabricante francês em volume por volta de 1922 sob a direção do engenheiro Lucien Chenard, é o primeiro vencedor da primeira edição das 24 Horas de Le Mans em 1923 e colecionou vitórias no automobilismo. Seu sucesso comercial foi garantido por seus luxuosos automóveis esportivos e de turismo. Além da linha de automóveis, foram produzidos caminhões a partir de 1931. Este é um Type Sport 3 Litros

Em 1923, André Lagache e René Léonard (número 9) venceram a primeira edição das 24 Horas de Le Mans num carro com motor Chenard e Walcker de quatro cilindros com árvore de cames à cabeça de 2.978 cm³ e uma média de 92 km/h à frente de seus concorrentes Bentley e Lorraine-Dietrich

Um Salmson Val GSS Sport 1928

Um Lorraine-Dietrich B3-6 1925

Um Tracta Type A-GePhi 1927. A Tracta foi uma montadora francesa com sede na cidade de Asnières que atuou entre 1926 e 1934.Eles foram os pioneiros dos veículos com tração dianteira.

Um marco muito bonito de orientação para os pilotos

O relógio que foi substituído, mas pode ser visto no filme 24 horas de Le Mans de Terence Steven McQueen A corrida começa as 16:00 de sábado e vai até 16:00 de domingo. Dia, noite, sol e chuva.

Um Lagonda M45R Rapide 1935

O traçado original era semelhante a um triângulo aproveitando as estradas que ligavam as cidades de Le Mans, Mulsanne e Arnage, a partir de 1921 deixou de se ligar a Arnage passando a adotar um traçado semelhante nos anos seguintes com algumas modificações. Em 1968 foi adicionada a chicane Ford, antes da área de pit stops, em 1971 a área de pit stops/Boxes foi separada da reta principal e em 1987 foi adicionada uma chicane após a curva Dunlop.

Há uma reta de seis quilômetros, a Reta Mulsanne ou Ligne Droite des Hunaudières, em que os competidores atingiam até 400 km/h, (407 km/h em um WM Peugeot V6 em 1988), mas foi alterada com as chicanes instaladas em 1990. Fazem parte do circuito estradas nacionais (Route Nationale Le Mans-Tours) que são usadas durante todo ano, cidades de Tours ,Mulsanne e Arnage, e fechadas quando há corridas. Estradas!

Simca 5 Gordini 1935

D.B.Panhard 1951 Barquette Antem

Fez bonito. Renault 4CV

Um Ferrari 166 MM

Lotus XI 1956 Le Mans

Porsche 550 RS Spyder Conheça

Porsche 904

Um René Bonnet 1000 1962

René Bonnet Aérodjet 1964

Shelby Cobra Daytona 1964 Conheça

Um Ferrari P2/365P

Ferrari 412 P ou P3/P4 Conheça

O belo Porsche 910. Foram 18 vitórias desde 1970

Ferrari 275 GTB Conheça

Ford GT 40 que foi quatro vezes campeão da prova

Outro Conheça

Alpine A212 V8 1966

Um Porsche 917 K Conheça

Porsche 917 LH – 386 km/h em 1971 no final da reta Mulsanne ou Ligne Droite des Hunaudières

Ferrari 512 S Conheça

Matra Simca MS V12 com três vitórias em Le Mans e o campeonato em 1973 e 1974 Leia

Ferrari 312 P que foi pilotada por José Carlos Pace

Um Renault Alpine V6 A442 1978

Porsche 935 1982

Um Jaguar XJR9 LM

Peugeot 905. Primeiro lugar em 1992 e 1993

Um Bentley Speed 8 primeiro em 2003

O carro madrinha Um Porsche 911

Uma visita inesquecível


As Miniaturas – 100 anos na escala 1/43

Belos dioramas/cenários

Outro

Mais um

São lindas miniaturas


O templo

Uma pista muito bonita

Indo para a curva Dunlop

A saída dos boxes

Uma arquibancada na reta principal

Outra

A organização impecável desde 1923


Les Castaings

Em família mesmo que nem todos sejam movidos pela mesma paixão, mas com carinho. O importante são os atos!

Meus agradecimentos pela ótima viagem ao meu irmão Yvon Jacques Castaings e aos sobrinhos Hadrien e Théo que me proporcionaram a realização de um sonho

Foi ótimo

Até a volta


Texto, fotos e montagem Francis Castaings.                              

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