Le Mans: Visita ao Museu e Pista, Fevereiro de 2024
![Le Mans: Visita ao Museu e Pista, Fevereiro de 2024](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-206.jpg)
As marcas mais famosas das pistas de todos os tempos estão lá: Bentley, Ferrari, Jaguar, Ford, Porsche, Matra, Audi… todos os grandes nomes são representados pelos seus modelos lendários que mergulham o visitante na maior corrida de resistência do mundo. Estão numa área de 350 m² de exposições temporárias que completam este passeio temático que pode continuar com uma visita ao famoso circuito 24 Horas de Le Mans. O museu foi fundado em 1961. Inesquecível para quem gosta de carros de corrida e da história da velocidade. A acima dois modelos franceses da marca Rondeau da década de 80. O museu tem 140 carros, a pista conta com uma escola de pilotagem e já recebeu 124.455 até 2019. Cerca de 250.000 espectadores vêm assistir às 24 Horas de Le Mans todos os anos. Abaixo a entrada quando se chega de carro:
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-72.jpg)
Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-21.jpg)
Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h! Neste ano o Ferrari 499P nº 50 cravou 347,8 km/h. E o carro nº 51 ganhou a prova. A 100ª prova terminou com a cor vermelha, rosso, rouge, red, rojo… Abaixo FERRARI AF CORSE nº51 (ITA) Ferrari 499P (HYPERCAR) de Alessandro Pier Guidi (ITA) ,James Calado (GBR) e Antonio Giovinazzi (ITA) e FERRARI AF CORSE 499 P nº51 (ITA) (HYPERCAR) nº50 de Antonio Fuoco (ITA), Miguel Molina (ESP) e Nicklas Nielsen (DNK).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-268.jpg)
O número de vitórias da marca italiana . Foram dez!
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-270.jpg)
Le Mans é uma cidade da França, capital do departamento de Sarthe, Região Administrativa de País do Loire, localizada as margens do Rio Sarthe. A cidade é famosa pela corrida automobilística que sedia, anualmente, denominada 24 Horas de Le Mans. No censo francês de 1999, a cidade possuía 146.105 habitantes e a área metropolitana 293.159 habitantes. Como principal cidade do Condado de Maine, Le Mans foi palco de lutas no século XI entre o Condado de Anjou e o Ducado da Normandia. Foi em 1066, época em que os normandos controlavam Maine, que Guilherme I — o Conquistador — invadiu com sucesso a Inglaterra. Em 1069 os habitantes de Le Mans, revoltados, expulsaram os normandos e proclamaram Hugo V, conde de Maine.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Cidade-Le-Mans-2024-1.jpg)
Entrando no museu: Uma homenagem aos grandes homens, sejam organizadores, pilotos, dirigente de equipes…
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-86.jpg)
Os Grandes Vencedores
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-4.jpg)
O recordista Tom Kristensen (Hobro, 7 de julho de 1967) é um piloto dinamarquês.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-13.jpg)
Sua mais famosa conquista foi tornar-se o primeiro piloto a vencer a prestigiosa corrida 24 Horas de Le Mans por nove vezes,seis delas consecutivamente.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-11.jpg)
Sir Bentley
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-88.jpg)
E suas vitórias. Na entrada uma homenagem
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-54.jpg)
E a miniatura de um dos vencedores Conheça seus carros
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-89.jpg)
Outro recordista. Conheça Jacques Bernard Edmon Martin Henry “Jacky” Ickx
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-27.jpg)
Ele em direção ao seu carro na largada
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-33.jpg)
Outro: Luigi Chinetti foi um automobilista italiano naturalizado americano, três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e duas das 24 Horas de Spa. A Ferrari utilizada por ele foi o modelo 166MM, com motor V12. Chinetti correu nele por mais de 23 horas e foi o piloto mais velho a correr em Le Mans
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-32.jpg)
Foi o piloto mais velho a vencer em Le Mans com 63 anos
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-21.jpg)
E o senhor Porsche
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-37.jpg)
E um de seus carros: O 917 K Cam-Am
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-3-1.jpg)
Derek Bell
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-24.jpg)
E sua placa informando suas cinco vitórias
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-29.jpg)
Henri Pescaloro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-20.jpg)
E suas façanhas que foi quatro vezes campeão
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-26.jpg)
Steve
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-49.jpg)
E a citação sobre o filme
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-3.jpg)
O Senhor Ford
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-39.jpg)
E seus carros
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-28.jpg)
Jean Rondeau foi um piloto e construtor francês que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1980, num carro que leva o seu nome, um feito que permanece único na história da corrida
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-11.jpg)
E seus carros vitoriosos
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-202.jpg)
Emanuelle Pirro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-1.jpg)
E suas façanhas com cinco vitórias
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-II-7.jpg)
O senhor Enzo Ferrari
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-90.jpg)
E seus carros
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-GP-34.jpg)
Olivier Gendebien
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-48.jpg)
E suas façanhas. Este Belga ganhou quatro vezes
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-44.jpg)
Os carros
Chenard et Walcker é uma marca automobilística francesa criada por Ernest Chenard e Henry Walcker em 1899. Quarto fabricante francês em volume por volta de 1922 sob a direção do engenheiro Lucien Chenard, é o primeiro vencedor da primeira edição das 24 Horas de Le Mans em 1923 e colecionou vitórias no automobilismo. Seu sucesso comercial foi garantido por seus luxuosos automóveis esportivos e de turismo. Além da linha de automóveis, foram produzidos caminhões a partir de 1931. Este é um Type Sport 3 Litros
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-95.jpg)
Em 1923, André Lagache e René Léonard (número 9) venceram a primeira edição das 24 Horas de Le Mans num carro com motor Chenard e Walcker de quatro cilindros com árvore de cames à cabeça de 2.978 cm³ e uma média de 92 km/h à frente de seus concorrentes Bentley e Lorraine-Dietrich
Um Salmson Val GSS Sport 1928
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-108.jpg)
Um Lorraine-Dietrich B3-6 1925
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-110.jpg)
Um Tracta Type A-GePhi 1927. A Tracta foi uma montadora francesa com sede na cidade de Asnières que atuou entre 1926 e 1934.Eles foram os pioneiros dos veículos com tração dianteira.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-113.jpg)
Um marco muito bonito de orientação para os pilotos
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-22.jpg)
O relógio que foi substituído, mas pode ser visto no filme 24 horas de Le Mans de Terence Steven McQueen A corrida começa as 16:00 de sábado e vai até 16:00 de domingo. Dia, noite, sol e chuva.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-102.jpg)
Um Lagonda M45R Rapide 1935
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-45.jpg)
O traçado original era semelhante a um triângulo aproveitando as estradas que ligavam as cidades de Le Mans, Mulsanne e Arnage, a partir de 1921 deixou de se ligar a Arnage passando a adotar um traçado semelhante nos anos seguintes com algumas modificações. Em 1968 foi adicionada a chicane Ford, antes da área de pit stops, em 1971 a área de pit stops/Boxes foi separada da reta principal e em 1987 foi adicionada uma chicane após a curva Dunlop.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-85.jpg)
Há uma reta de seis quilômetros, a Reta Mulsanne ou Ligne Droite des Hunaudières, em que os competidores atingiam até 400 km/h, (407 km/h em um WM Peugeot V6 em 1988), mas foi alterada com as chicanes instaladas em 1990. Fazem parte do circuito estradas nacionais (Route Nationale Le Mans-Tours) que são usadas durante todo ano, cidades de Tours ,Mulsanne e Arnage, e fechadas quando há corridas. Estradas!
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-271.jpg)
Simca 5 Gordini 1935
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-197.jpg)
D.B.Panhard 1951 Barquette Antem
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-185.jpg)
Fez bonito. Renault 4CV
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-188.jpg)
Um Ferrari 166 MM
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-191.jpg)
Lotus XI 1956 Le Mans
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-179.jpg)
Porsche 550 RS Spyder Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-181.jpg)
Porsche 904
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-169.jpg)
Um René Bonnet 1000 1962
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-177.jpg)
René Bonnet Aérodjet 1964
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-175.jpg)
Shelby Cobra Daytona 1964 Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-172.jpg)
Um Ferrari P2/365P
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-167.jpg)
Ferrari 412 P ou P3/P4 Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-68.jpg)
O belo Porsche 910. Foram 18 vitórias desde 1970
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-160.jpg)
Ferrari 275 GTB Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-165.jpg)
Ford GT 40 que foi quatro vezes campeão da prova
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-14.jpg)
Outro Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-18.jpg)
Alpine A212 V8 1966
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-13.jpg)
Um Porsche 917 K Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-123.jpg)
Porsche 917 LH – 386 km/h em 1971 no final da reta Mulsanne ou Ligne Droite des Hunaudières
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-121.jpg)
Ferrari 512 S Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-5-1.jpg)
Matra Simca MS V12 com três vitórias em Le Mans e o campeonato em 1973 e 1974 Leia
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-55.jpg)
Ferrari 312 P que foi pilotada por José Carlos Pace
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-67.jpg)
Um Renault Alpine V6 A442 1978
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-147.jpg)
Porsche 935 1982
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-211.jpg)
Um Jaguar XJR9 LM
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-215.jpg)
Peugeot 905. Primeiro lugar em 1992 e 1993
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-220.jpg)
Um Bentley Speed 8 primeiro em 2003
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-241.jpg)
O carro madrinha Um Porsche 911
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-252.jpg)
Uma visita inesquecível
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-75.jpg)
As Miniaturas – 100 anos na escala 1/43
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-62.jpg)
Belos dioramas/cenários
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-26.jpg)
Outro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-32.jpg)
Mais um
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-50.jpg)
São lindas miniaturas
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-10.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-17.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-31.jpg)
O templo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/24-Horas-Le-Mans-Marco.jpg)
Uma pista muito bonita
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-53.jpg)
Indo para a curva Dunlop
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-278.jpg)
A saída dos boxes
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-273.jpg)
Uma arquibancada na reta principal
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-4.jpg)
Outra
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-1.jpg)
A organização impecável desde 1923
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-87.jpg)
Les Castaings
Em família mesmo que nem todos sejam movidos pela mesma paixão, mas com carinho. O importante são os atos!
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-2024-Nos-12.jpg)
Meus agradecimentos pela ótima viagem ao meu irmão Yvon Jacques Castaings e aos sobrinhos Hadrien e Théo que me proporcionaram a realização de um sonho
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-2024-Nos-6.jpg)
Foi ótimo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-2024-Nos-5.jpg)
Até a volta
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Museu-e-Pista-24-Horas-Mans-47.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Retroauto-Logo-2017-300x285-2-1.jpg)
Texto, fotos e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.