Jacques Bernard Ickx: Triunfante em qualquer categoria
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Difícil dizer qual país no mundo tem mais tradição automobilística. O movimento mecânico sobre quatro rodas começou quase ao mesmo tempo nos Estados unidos quanto na Europa. E nesta a tradição não se limita apenas a Itália, França, Alemanha e Inglaterra.
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O pequeno país que se situa ao norte da França que é muito conhecido pelas melhores cervejas do mundo e chocolates tem grande tradição industrial e muitos homens importantes que fizeram histórias nas pistas locais e também no restante do mundo. A Bélgica, cuja capital é a charmosa Bruxelas, tem uma história muito interessante no mundo dos automóveis. No princípio do século XX foi formada pelos irmãos De Jong a Empresa Minerva Automobiles que fabricou carros muito interessantes e com motores sem válvulas. Seus autódromos são místicos até hoje e muito tradicionais.
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Spa-Francorchamps que originalmente tinha 14,98 quilômetros de extensão teve sua primeira prova em 1924. E até hoje traz encantos e tem um grande número de admiradores seja dos fãs das arquibancadas ou quem enfrenta seu asfalto desafiador.
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Outro de menor quilate, mas que fez parte do cenário mundial foi Zolder inaugurado em 1963. Outra prova, na modalidade de rali que fez muito sucesso nos anos 50 e 60 foi o Rali Liège-Roma-Liège que sempre foi desafiador e reuniu carros e pilotos famosos.
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Porém o piloto de maior renome da história da Bélgica é Jacques Bernard Ickx conhecido no mundo inteiro como Jacky Ickx e nascido em 1ª de janeiro de 1945 na capital Bruxelas. Começou a vida no esporte a motor em provas de Trial. O pai Jacques era jornalista especializado no ramo automobilístico, fazia cobertura das provas e sempre levava o filho com ele. O pai chegou inclusive a disputar provas de rali a bordo de um Jaguar XK 120. O mesmo lhe presenteou em 1961 com uma moto Zundapp de 50 cm³. Não demorou e o jovem Jacky era campeão belga de Trial em 1963 e depois em 1965. Ainda nesta fase, já maior de idade começou a fazer provas de subida de montanha a Gîves Hill Climb em 1963 com um BMW 700 S.
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No ano seguinte disputou a mesma com um Ford Cortina Lotus e com um Hillman Imp. Neste mesmo ano disputava o Grande Prêmio de Budapeste outra vez com um Ford Cortina Lotus.
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Começava a ter muita experiência nas provas de turismo e começou a enfrentar as de longa duração como as 24 Horas de Spa com um Ford Mustang em 1967.
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No mesmo ano venceu as 24 h Spa-Francorchamps que era outra prova, em dupla Hubert Hahne a bordo de um BMW 2000 TI (acima).
Neste mesmo ano faria sua estreia numa prova importantíssima e que marcaria muito sua carreira: As 24 Horas de Le Mans. Seu co-piloto era o alemão Jochen Neerpasch e estavam a bordo de um Ford GT-40 MK1 da equipe Essex Wire Corporation. O carro teve problemas mecânicos e completaram apenas 154 voltas.
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Neste mesmo ano mostrou muito talento com um Matra MS5 Fórmula Dois no Grande Prêmio da Alemanha e encantou o empresário Jean-Luc Lagardére proprietário da Matra (Mécanique Aviation TRAction) . Andou muito forte e na frente de gente com muita experiência. Foi notado por ninguém menos que Enzo Ferrari. Mas ainda não tinha contrato com a fábrica e correu As Nove Horas de Kyalami na África do Sul a bordo de um Ferrari 275 P pela famosa equipe belga Francorchamps. O modelo era uma evolução do 250/275/330 P Spider que correu em 1963 e 1964. Abaixo um Ferrari 250 LM
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O ano de 1967 seria muito importante para a carreira do jovem belga de 22 anos. Ganhava o Campeonato Europeu de Fórmula Dois com um Matra MS 5 francês e estrearia na Fórmula Um pilotando um já antiquado Cooper-Maserati T81B, mas conseguiu fazer milagres ficando em sexto e conquistar seu primeiro ponto em setembro em Monza na Itália.
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E lá estavam grandes como Denny Hulme, Jack Brabham, Jim Clark, John Surtees, Chris Amon, Pedro Rodriguez, seu companheiro de equipe e ainda Graham Hill, Dan Gurney, Jackie Stewart, Jochen Rindt e Bruce McLaren.
Em 1968 entrava na Escuderia Ferrari como piloto oficial tendo como neo-zeolandês Chris Amon. Em julho, no Grande Prêmio da França, em Ruen, Jacky Ickx ganhava sua primeira corrida na Fórmula Um e terminaria o campeonato em quarto atrás de Graham Hill, Jackie Stewart e Denny Hulme.
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Em 1969 seria um ano muito especial na carreira do belga. Na Fórmula Um ele venceria em Nürburgring pilotando uma Brabham-Ford. Tornaria a ganhar no Canadá e ficou com o vice-campeonato num ano que o escocês Jackie Stewart dominaria com a Matra-Ford. Porém uma das corridas mais emocionantes do Mundial da Marcas aconteceu em Le Mans. A equipe John Wyer Automotive Engineering entregaria a Jacky Ickx e ao inglês Jackie Oliver um Ford GT40 Mk.I equipado com o motor Ford V8 de 4,9L .
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Foi uma corrida disputadíssima e a dupla venceu o Porsche 908 do alemão Hans Herrmann e do francês Gérard Larrousse sendo que o bólido de Ickx chegou à frente dele apenas há 2 segundos, a 120 metros. Ambos os carros foram os únicos a completar 372 voltas no circuito de Sarthe. Neste ano o GT-40 já era considerado um carro obsoleto e desacreditado. O 908 já estava acertado, o Porsche 917 estreava e fazia ainda muita presença o Ferrari 512 S (abaixo) e o Matra 650.
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Valeu a tenacidade, a competência, combatividade dos pilotos e a robustez do carro. Com o mesmo carro a brilhante dupla venceu as 12 Horas de Sebring nos Estados Unidos. Para completar a polivalência correu com um Mercury Cyclone na prova Nascar Daytona 500 também neste ano.
Em 1970 Ickx estava na Ferrari Fórmula Um pilotando o modelo 312 B e ganharia sua primeira corrida este ano no Grande Prêmio da Áustria disputado em Zeltweg.
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Tornaria a vencer no Canadá em Mont-Tremblant e depois no México. Outra vez seria o vice-campeão, pois Jochen Rindt havia sido declarado o campeão Post-Mortem graças a vitória de Emerson Fittipaldi em Watkins Glen nos Estados Unidos. No Campeonato Mundial de Marcas pilotou o combatente Ferrari 512S (abaixo) nas 24 Horas de Daytona 1970 num ano que foi dominado pelo Porsche 917.
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Em 1971 ganhava Grande Prêmio da Holanda em Zandvoort num ano dominado pelo escocês Jackie Stewart e seu imbatível Tyrrell-Ford. Stewart ganhou quase todas as corridas a exceção do belga, do francês François Cevert e do suíço Joseph Siffert e do inglês Peter Gethin.
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Em julho de 1972 foi o ano da Lotus 72 de Emerson Fittipaldi, mas Ickx em julho ganhou o Grande Prêmio da Alemanha em Nürburgring com a Ferrari. Por conta de boas pontuações tornava a tirar o quarto lugar geral no campeonato. No Campeonato Mundial de Marcas ganhava As Seis Horas de Watkins Glen nos Estados Unidos, e também neste país a prova de Sebring ambas com Mario Andretti. Na Europa ganhava em Monza com o grande Clay Regazzoni e também na Áustria com o inglês Brian Redman com o belo Spider Ferrari 312PB. Era um carro do Grupo 5 projetado por Mauro Forghieri com doze cilindros em “V” e 2.991 cm³ que produzia 450 cavalos a 11.500 rpm. Apesar das boas colocações e mudanças de regulamento foi um ano dominado pela Matra-Simca MS 670. Abaixo no Grande Prêmio Histórico de Mônaco está o famoso Ferrari 312 B nº4 do grande belga.
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No ano seguinte Jacky Ickx tinha como companheiro na Fórmula Um o italiano Arturo Merzario e foi um ano extremamente fraco para os pilotos e para e equipe. Quanto ao Campeonato de Marcas ganhava em Nürburgring e com a Ferrari em casa na Itália para a alegria dos italianos.
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Em 1974 estava na Lotus-Ford e não ganhou nenhuma prova ficando com um modesto décimo lugar no campeonato. Felizmente fez a alegria dos patrícios ganhando em Spa- Francorchamps junto com o francês Jean-Pierre Jarier num Matra-Simca MS670C da Equipe Gitanes. Também com doze cilindros este bi-campeão foi um sucesso.
Em 1975 outro ano péssimo para a Lotus na Fórmula Um, mas muito bom para Ickx que ganhava outra vez As 24 Horas de Le Mans. A prova não fazia mais parte do calendário oficial, mas mantinha seu glamour. Pela Gulf Racing, junto com o inglês e amigo Derek Bell, Ickx ganhou sua segunda prova com um Mirage GR8 com motor Ford Cosworth DFV(Double Four Valve) de 3,0 Litros e oito cilindros em “V”. E disputou as provas dos 1000 Quilômetros de Mugello 1975 e de Spa com um Alfa Romeo 33TT 12.
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Abaixo duas gerações de Pilotos Ferrari
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O grande piloto belga Jacky Ickx, que exibe no braço esquerdo o número de vitórias em Le Mans…
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Em 1976 ganharia pela terceira vez consecutiva a prova francesa desta vez com o espetacular Porsche 956 da equipe Martini Racing junto com o holandês Gijs van Lennep. Neste ano ainda venceu em Imola com o carro alemão e na Fórmula Um estava com o fraco Ensign N176.
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Tornou a ganhar a prova em Le Mans em 1977 com um Porsche 936 Turbo 77 junto com o alemão Jürgen Barth e o americano Hurley Haywood. Era a 45ª edição da prova e ainda este ano tornava a ganhar na Inglaterra em Silverstone.
Em 1977 e 1978 fez temporadas fracas em ambas as categorias, mas em 1979 tornava a surpreender ganhando o campeonato americano canadense: O famoso CAN-AM pilotando um Lola T333CS da Hass Racing. Um de seus concorrentes era o velocíssimo Keke Rosberg e também Alan Jones. Ganhou as provas de Charlotte, Mosport Park, Elkhart Lake, Brainerd e fechou em Riverside. Venceu seis das dez provas. Um Show!
Dedicou-se a ela, deixou a Fórmula Um e fez bonito para os americanos com muita dedicação.
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Em 1981 e 1982 tornou a vencer com o amigo Derek Bell as 24 de Le Mans com um Porsche 936. E neste ano foi campeão mundial de pilotos pelo Campeonato Mundial de Marcas. Ainda em 1981 fazia seu primeiro rali de longa duração, o temível Paris-Dakar com um Citroën CX 2.4GTI (acima) e em 1982 fez a prova africana com um Mercedes 280 GE. Em foi em 1983 tendo como co-piloto o ator Claude Brasseur que venceu com muita garra as dunas tendo concorrentes famosos.
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Fazia ainda várias provas no Dakar e hoje participa de várias provas históricas como Mille Miglia 2005 a bordo de um Alfa Romeo 6C 1750 1930, a edição da mesma com um Porsche 550 RS, a prova histórica de Mônaco com um Ferrari 312 B2 antigo conhecido, com uma Ferrari-Lancia D50 no famoso e glamouroso Goodwood Festival of Speed em 2006 e em 2009 no mesmo templo com um Auto Union Type D 1938.
Muito famoso e respeitado no meio é comumente chamado de Monsieur “Le Mans” devido ao enorme sucesso em território francês e ganhou da famosa empresa de relógios de prestígio Chopard uma homenagem com um belo modelo esportivo de pulso. Foi reconhecido também com um mestre em pilotagem na chuva e uma chicane em Zolder tem seu nome.
Casou-se com Catherine Blaton e depois com Maroussia Janssen. Do primeiro casamento nasceram Vanina e Larissa e de seu segundo foram Romain, Joy e Clément.
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Acompanha de perto a carreira da filha Vanina que como ele já fez o Dakar e correu pela Audi no campeonato alemão de carros de produção em série DTM (Deutsche Tourenwagen Masters). Muito respeitado no meio e com muitos amigos é muito difícil ter um piloto na atualidade com tantos triunfos e ter pilotado tantos carros de diversas categorias. Um Belga extraordinário!
A bela Vanina. Também rápida e de tirar o fôlego!
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C’était un rendez-vous
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Claude Lelouch é um cineasta francês que ficou mundialmente famoso pelo filme Um Home e um Mulher de 1966 e estrelado por Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignant. Para quem gosta de carros (Ford Mustang) e um bom filme merece ser visto. Em 1976 fez um curta metragem nas ruas de Paris de tirar o fôlego. Quem vê acha espetacular, pois não há trucagem e é um piloto profissional que dirige o carro com o pé embaixo. As cenas foram copiadas em outras fitas. Pensava-se primeiramente que o carro era um Ferrari 275 GTB por conta do belo ruído do motor V12, mas na verdade era um Mercedes-Benz 450 6,9 litros de cilindrada, cujo proprietário era Lelouch com potência suficiente para fazer bonito também;
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Não se sabe até hoje quem pilotou, mas dizem que a obra foi ajudada por Jean-Pierre Beltoise, Jacques Laffite, Jean Ragnotti ou Monsieur Jacky Ickx… Digite C’était un rendez-vous em um bom site de procura e veja as cenas espetaculares.
Por onde foi? Veja o filme espetacular
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Durante uma prova do Mundial de Marcas em 1970.
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Personalidades: Pierre Fillon (atual Presidente do L’Automobile Club de l’Ouest, órgão organizador da prova), A Princesa Charléne de Mônaco (deu a bandeirada de largada), Hurley Haywood (Três vezes campeão em Le Mans) Jean Todt (Ex-Presidente da Federação Internacional de Automobilismo e diretor executivo que faz parte do quadro de conselheiros da Escuderia Ferrari na Fórmula 1) , Jackie Oliver (Campeão das 24 Horas de Le Mans em 1969, após uma lendária final com o companheiro de equipe Jacky Ickx. Em 1971, ele também ganhou as 24 Horas de Daytona, os 1.000 km de Spa-Francorchamps e os 1.000 km de Monza com Pedro Rodriguez, pilotando um Porsche 917 e Jacky Ickx (seis vitórias em Le Mans)
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Texto e montagem Francis Castaings. Fotos das Organizações Peter Auto e demais publicadas no site.
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