Rali Fourmies em Avesnois VHC VHRS 2023 (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

Rali Fourmies em Avesnois VHC VHRS 2023 (Veículos Históricos de Competição) e VHRS (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)

ASA (Associação Esportiva Automobílistica) Sambre /helpe organizou o seu 5º Rali VHC e VHRS de 5 a 6 de agosto de 2023 em conjunto com o seu 41º Rali Fourmies em AVESNOIS. Representou um percurso de 248,60 Quilômetros, dividido em 2 etapas e 4 trechos. Incluiu 8 etapas especiais em 4 percursos diferentes com uma extensão total de 119,48 Quilômetros.

Os eventos especiais foram:

  • Etapa Especial 1, 3 LES PETITES HAIES 13,51 X2 27,02 Quilômetros
  • Etapa Especial 2, 4 LA BRODE 16,71 X2 33,42 Quilômetros
  • Etapa Especial 5.7 LES PREAUX 14.77 X2 29.54 Quilômetros
  • Etapa Especial 6.8 LES BAHARDES 14.75 X2 29.50 Quilômetros

VHC – Etapa 1 – 9 VHC no início

– Estágio Especial 1 – Primeiras quilômetros

A primeira especial, com 13,51 Quilômetros de extensão, deu pistas sobre os nomes dos líderes. Para a classificação geral (todas combinadas) e Grupos AJ/BJ/NJ, Bertrand Métivier (Ford Sierra RS), autor do primeiro melhor tempo.

Teria á que se livrar de Christophe Bricout (Porsche 911) que está 3s3 atrás na PE1.

A diferença é quase semelhante (3s8) entre Clément Jaillet (Golf GTI) e Thierry Deffontaine (BMW 323) à frente do Grupo Clássico. Nos grupos 1 a 5, Marc Decanter (Golf GTi) está 5s5 à frente de José Lévèque (R5 Alpine).

– Estágio Especial 2 – Os líderes se acomodam

O Brode de 16,56 Quilômetros de extensão criou mais lacunas entre os protagonistas principais do que os 13,46 dos pequenos obstáculos. Para a classificação geral (todas combinadas) e Grupos AJ/BJ/NJ, Bertrand Métivier (Ford Sierra RS) empurrou Christophe Bricout (Porsche 911) para 18s4 no total.

A diferença é, como antes, quase semelhante (17s6) entre Clément Jaillet (Golf GTI) e Thierry Deffontaine (BMW 323) à frente do Grupo Clássico. Nos grupos 1 a 5, Marc Decanter (Golf GTi) dobrou a vantagem (10s9) sobre José Lévèque (R5 Alpine).

– Etapa Especial 3 – Decanter voa para longe

Nas pequenas barreiras (13,46 Quilômetros), para a classificação geral (todas combinadas) e Grupos AJ/BJ/NJ, Bertrand Métivier (Ford Sierra RS) distanciou apenas 2s5 adicionais de Christophe Bricout (Porsche 911). Este último marca 24s3. Marc Decanter (Golf GTi) derrubou (+55s4 no total) José Lévèque (R5 Alpine) nos grupos 1 a 5. Thierry Deffontaine vê Jaillet em todos os lugares. Clément domina com mais de trinta segundos de antecedência e Yves, o pai, volta 0s6 atrás do piloto do BMW 323.

– Etapa Especial 4 – Voltas e reviravoltas Se Marc Decanter (Golf GTi) agora lidera os Grupos 1 a 5 (1min29s4 à frente de José Lévèque), na classificação geral (todos combinados), os Grupos AJ/BJ/NJ e o Clássico vivem reviravoltas. Na segunda e última passagem por La Brode (16,56 Quilômetros), Bertrand Métivier com seu Ford Sierra RS cedeu 37s1 (perda de potência do motor) e deixando o comando para Christophe Bricout (Porsche 911) por 12s7. Clément Jaillet, que exibia o seu Golf GTI, cometeu um erro. Ele deixa Thierry Deffontaine (BMW 323, abaixo) para lutar com Yves Jaillet (Golf GTI) pela vitória. 10s7 agora os separa. O resto do domingo também para quatro especiais

Três abandonos no Classic:

Fillette no Opel Ascona

C. Jaillet num VW Golf Mki

Y. Jaillet também num VW Golf MKI

2º Etapa

Estágio Especial 5 – Mais que um Golf GTI na corrida

Céu cinzento e chuva estão aqui neste domingo. Com 14,77 Quilômetros de extensão, a especial Préaux tem a particularidade de ocupar a maior parte dos 13,51 Quilômetros de Petites Haies percorridos no primeiro dia. O Golf GTI de Marc Decanter é agora o único “sobrevivente”, tendo as versões Clássicas de pai e filho Jaillet desistido e deixando Thierry Deffontaine (BMW 323) sozinho nesta categoria. O alemão lidera com folga os grupos 1 a 5 (2min33s).Bertrand Métivier (Ford Sierra RS) cede mais 35s1 para Christophe Bricout (Porsche 911).

– Estágio Especial 6

Os líderes geral e de grupo, Christophe Bricout (Porsche 911) e Marc Decanter (Golf GTI), continuam a aumentar a sua vantagem sobre a concorrência. Thierry Deffontaine (BMW 323) agora está sozinho no Classic. Seus tempos o colocam em 3º lugar geral. Abaixo um Renault R8 S

– Estágio Especial 7

A corrida está congelada no final desta Etapa Especial 7: Christophe Bricout (911) e Marc Decanter (Golf GTI) estavam suficientemente à frente para não se preocuparem. Thierry Defontaine (323) está sozinho no Classic desde esta manhã.

9 inscritos / 6 classificados

Por grupos:

  • 202 BRICOUT Christophe DEVEMY Eric Porsche 911 BJ
  • 201 METIVIER Bertrand CAUCHETEUX Florence Ford SIERRA RS COSXORTH AJ
  • 204 DECANTER Marc DECANTER Claire Volkswagen GOLF GTI
  • 206 LEVEQUE Jose DEFRANCE Cédric Renault R5

203 DEFFONTAINE Thierry HUPEZ Laurent BMW 323 CLA Veja a evolução da série 3

VHRS – 17 VHRS na partida

– Luta pelo pódio – Depois de duas zonas de regularidade nos mesmos dois percursos dos ralis modernos e VHC, Benoît Mouquet (BMW 323i) lidera por 6 décimos de ponto (ou seja, 10 m!) contra Nicolas Thiery (Golf GTi). A batalha pelo pódio é dura, também entre Laurent Chalimont (Triumph Dolomite), acima, inscrito em média baixa, e Vincent Lechertier (Daf 55 Marathon), abaixo

Que se manteve com 1,1 pontos. Estes quatro aumentaram a distância na competição liderada por Hervé Van Ruckevorcel (Volvo Amazon 131) e Gianni Pasqualini (Alfa), primeiros na média alta.

Estágio Especial 8/final – Vencedores Bricout, Decanter e Deffontain

Ao volante do seu Porsche 911 RS Grupo B, Christophe Bricout oferece-se a segunda vitória absoluta consecutiva, depois do Regional des Centurions VHC, aproveitando a escapada de Bertrand Métivier, líder do Campeonato Francês de Rally VHC (Grupo 1 em 5), com seu volumoso Ford Sierra RS.

Com o seu Golf GTI agora confiável (terceira chegada consecutiva em 2023), Marc Decanter, co-presidente do Stade Béthunois Automobile e do Rallye le Béthunois, dominou os Grupos 1 a 5 contra José Lévèque (R5 Alpine) e Patrice Wattinne (Ford Anglia, abaixo). Tal sucesso não foi alcançado desde Béthunois VHC 2021.

Livre de Clément e Yves Jaillet insatisfeito com seus Golf GTIs e, portanto, sozinho, Thierry Defontaine (323) vence o quarto grupo Classic consecutivo (seria 3º no Gal todos os grupos combinados)

Théry assumiu a liderança – Nicolas Théry (Golf GTI) conseguiu após seis zonas de regularidade conquistar o primeiro lugar ocupado desde o início por Benoît Mouquet (BMW 323i) também numa média intermédia. A luta não havia acabado as duas equipes estão separadas por 2,4 pontos. O 3º lugar parece estar no bolso de Laurent Chalimont (Triumph Dolomite), inscrito em média baixa, contra Vincent Lechertier (Daf 55 Marathon) rebaixado a quase 20 pontos. Marc Verhaeren (Ford Escort) ocupa o 5º lugar e o primeiro na média alta. Apesar de passarem pela sua aldeia, Bruno e Antoine Brissart (Triumph TR7) não conseguiram conquistar os lugares esperados.

Estágio Especial 8/final / Théry vence: Nicolas Théry (Golf GTI) conquistou a vitória depois de uma grande luta de dois dias e oito zonas de regularidade com Benoît Mouquet (BMW 323i) também na média intermédia.

Laurent Chalimont completa o pódio com seu Triumph Dolomite (1º Média baixaa). A última volta não trouxe mudanças no Top 5. Vincent Lechertier e sua Maratona Daf 55 precedem Marc Verhaeren (Ford Escort), primeiro na média alta.

17 inscritos / 13 classificados

  • 1.313 THERY Nicolas/LANOY Christophe VW GOLF II GTI INTER 54.8
  • 2 311 MOUQUET Benoit/MARTIAUX Christelle BMW 323 I INTER 58.2
  • 3.316 CHALIMONT Laurent/CHALIMONT Myriam TRIUMPH Dolimite Média  baixa

306 VERHAEREN Marc/VERHAEREN Stéphane FORD Escort Verhaeren – Média

Veja o Filme https://www.facebook.com/RallyeSport62/videos/252312391068434/


Organização: ASA SAMBRE E AJUDA. Texto: Frédéric Dart. ©Inès rallye (com autorização do Shootingrallye)

ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site