Porsche 908: Lendas de Le Mans

Porsche 908: Lendas de Le Mans

O chassi de aço, tubular,  receberia dois tipos de carroceria, no princípio fechadas: uma tipo cauda longa (langheckwagen em alemão), para provas de longa duração e circuitos velozes, e outra com traseira  curta, para provas de menor distância e circuitos onde a agilidade em curvas era fundamental.

O primeiro foi batizado de 907 LH, e o segundo, 908 K. O LH tinha aerofólios traseiros que eram regulados pelo piloto. Um novo motor foi feito para o carro.

Tratava-se de um oito cilindros boxer, também arrefecido a ar, com bloco e cabeçotes de alumínio, 2.997 cm³ de cilindrada, 350 cavalos a 8.500 rpm e câmbio de cinco marchas. A velocidade final chegava a 285 km/h. 

Na estreia, o modelo LH venceu em Daytona nas mãos de Jo Siffert, Vic Elford, Rolf Stommelen, Hans Herrmann e Neerpash.

Era comum, nesta época, pilotos de Fórmula Um também participar de corridas do Campeonato de Marcas. Com o mesmo modelo, repetiu a dose em Sebring. Tirou 2° e 3° lugar em Le Mans, sendo que Stommelen ficou com a melhor volta. Em Targa Florio, Nürburgring e Zeltweg  o 908 K ganhou e a Porsche conquistou o campeonato. Abaixo um Spyder

Em 1969 outra versão chegava para aumentar a capacidade de vencer: a curta, spider. Nasceu por causa de outra nova regulamentação da FIA: os carros não tinham mais a obrigação de carregar o estepe! Uma outra opção de motor era o oito cilindros oposto (boxer) com 1.981 cm³, duplo comando, quatro válvulas por cilindro e 275 cavalos a 9.000 rpm. A alimentação era por injeção indireta mecânica Bosch.

Tinha quatro freios a disco ventilados e usava pneus 4,75/10-13 na dianteira e 6,00/12-13 na traseira. A carroceria em plástico reforçado com fibra-de-vidro tinha 3,9 metros de comprimento e apenas 71 cm de altura. Pesava 630 quilos e a velocidade máxima era de 255 km/h. Este e o modelo LH revezaram-se em vitórias em Brands Hatch, Monza, Spa, Nürburgring, Watkins Glen  e novamente em Targa Florio, acima. Seus pilotos eram Brian Redman, Siffert, Gerhard  Mitter e Schutz.

Nesse ano travou uma disputa histórica na chegada de Le Mans contra o Ford GT 40 de Jacky Ickx

O 908, já na quarta versão, continuou  correndo e sua última vitória se deu em Nürburgring, nas mãos de Stommelen e Jurgen Barth (engenheiro alemão e ex-piloto), em 1980.

Até hoje participa de corridas de carros antigos. Seus maiores concorrentes, em toda a carreira, foram os Ferraris, Ford GT40, Lola T70 (conheça),  Matra e Alfa Romeo. Entre 1959 e 1974, a empresa de Zuffenhausen venceu 10 vezes a prova de Targa Florio. Construiu 31 exemplares do 908 de 1968 a 1973 em configurações cupê de cauda longa e cauda curta e Spyder

No Brasil fez bonito na antiga equipe Hollywood. O 908/02 foi pilotado por Lian Duarte e Luís Pereira Bueno, e o 910, por Chico Lameirão e Anísio Campos. Angi Munhoz corria de 907. Disputavam provas nos autódromos de Tarumã, Interlagos, circuitos de rua e também em pistas argentinas, no campeonato sul-americano (SUDAM), enfrentando bólidos projetados pelo famoso e competente Orestes Berta. Lian, com o modelo Spider, ganhou o Campeonato Brasileiro de Viaturas Esportes em 1971. 


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos de publicação do site                            

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