Tour Histórico: Vale de Vienne 2023. 21 e 22 de outubro de 2023 – Véspera das Coroações (Veículos Históricos de Competição)

Tour Histórico: Vale de Vienne 2023. 21 e 22 de outubro de 2023 – Véspera das Coroações (Veículos Históricos de Competição)

Sábado, 21 de outubro – Na noite deste primeiro dia de corridas no circuito Vale de Vienne, o resultado do Campeonato do Circuito Histórico Francês ficou mais claro. Circuit du Val de Vienne é um circuito de automobilismo de 3,729 quilômetros localizado em Le Vigeant, França. Inaugurado em 1990.

O Tour Histórico tem seus dois primeiros campeões: a dupla Eric MARTIN e Laurent VALLERY-MASSON venceu o Campeonato Francês de Endurance do Circuito Histórico Francês! Disse: Vejo vocês amanhã para conhecer os novos vencedores da temporada de 2023.

UM DIA EM NÚMEROS

  • 10: O número de corridas no domingo.
  • 146: O número de voltas de corrida completadas hoje.
  • 0,341 de segundo: A menor diferença do dia entre um vencedor e seu seguidor imediato (Troféu Lotus).
  • 1:42.892: melhor tempo alcançado na corrida, todos os grids juntos (Gislain GENECAND na F3 Classic).
  • OS PÓDIOS DO DIA
  • COPA Youngtimers GTI: 1. Franck QUAGLIOZZI, abaixo, 2. Julien PIAU, 3. Florent AUMARD
  • Superberline 2.0 litros: 1. Philippe GOSSET, 2. Florian POZZOBON, abaixo num Alfa Romeo 156 e 3. Franck CABARROU
  • GT Clássico: 1. Patrick DELANNOY num Porsche 911/964 SR, 2. Sébastien MATHIEU, 3. Jean-Pascal ROCHE
  • Carros Saloon: 1. Fabrice LEFEBVRE, abaixo, 2. Julien GRENET, 3. Vincent DELARCHE

  • Maxi 2 Litros: 1. Malivai CASTELLI, 2. Jean-Pierre RICHELMI, 3. Damien SIONNEAU Masda Maxi abaixo

  • Maxi 1300: 1. Philippe GANDINI, 2. Eric EMPOIS, 3. David BARRERE, Mini Cooper S, abaixo
  • Roadster Pro Cup: 1. Laurent FRESNAIS, 2. Mathis VISENTIN, 3. Léo BOURGET Mazda Maxi MX5 MKI
  • Troféu Fórmula Ford Kent: 1. Matthieu MIDY abaixo num Van Diemen RF90-1600 , 2. Gislain GENECAND, 2. Mathieu BOISSIERE

  • Corrida acima de 2 Litros: 1. Jean-François BESSON Abaixo num Alpine A-310 V6 Grupo 4 2.700 cm³, 2. Emmanuel BRIGAND, 3. Sylvain REGNIER

  • Troféu Clássico F3: 1. Gislain GENECAND, 2. Bruno HOUZELOT, 3. Laurent VALLERY-MASSON

  • Troféu Fórmula Renault Classic (Turbo): 1. Antoine ROBERT, abaixo, 2. Lionel ROBERT, 3. Jean-Charles MONNET

  • Troféu Fórmula Renault Classic (Atmo): 1. Denis EMPOIS, 2. Georges TOMSEN, 3. Dean RIMBERT

  • Troféu Lótus: 1. Dominique VULLIEZ, abaixo no Lotus Seven 14, 2. Nicolas BELOOU, 3. Eugène DELEPLANQUE
  • Desafio Histórico da Fórmula Ford: 1. François BELLE, 2. Gislain GENECAND num Crosslé 25 F – Ford 1600 abaixo, 3. Xavier MICHEL
  • 200 Quilômetros do Tour Histórico: 1. Jean-Pierre RICHELMI, 2. Xavier MICHEL, 3. Pascale & Jean-Pascal ROCHE num Porsche 996 GT3 Cup – 3598 cm³, abaixo

ELES DISSERAM

Gislain GENECAND, vencedor na F3 Classic e segundo na Fórmula Ford Kent: “Quando você vence sempre vai bem, comecei muito bem com um bom ritmo, aumentei a diferença muito rapidamente. Frédéric LAJOUX voltou forte, fiquei um pouco assustado e depois, quando o Safety Car reiniciou, não estava muito bem, mas consegui vencer esta corrida. »

Malivai CASTELLI, vencedor na corrida 1 do Maxi 2L Classic: “Foi muito bom na pista, com um nível de pilotagem muito bom entre os 5 primeiros, foi muito divertido, mas respeitoso. »

Jean-Pierre RICHELMI, vencedor dos 200 Quilômetros do Tour Histórico: “Foi uma sensação muito boa, tivemos problemas nos pneus porque tínhamos pneus com muito usados, mas conseguimos encontrar um jogo de pneus novos para a chuva que conseguimos manter para testes e corrida. O carro estava impecável, estamos muito felizes. »

Fim do capítulo – domingo, 22 de outubro

Fim da temporada do Historic Tour 2023 na noite de domingo no circuito Vale de Vienne. Este último dia de corridas foi o resultado final de três das quatro categorias do Campeonato do Circuito Histórico Francês. Nos vemos no circuito Dijon-Prenois nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2024 para iniciar a temporada seguinte!

UM DIA EM NÚMEROS

  • 11: O número de corridas deste domingo.
  • 144: O número de voltas de corrida completadas hoje.
  • 0,332 de segundo: A menor diferença do dia entre um vencedor e seu seguidor imediato (François Belle sobre Gislain Genecand na Fórmula Ford Histórica).
  • 1m42,313 segundos: melhor tempo alcançado na corrida, todos os grids combinados (Gislain Genecand na F3 Classic).

O PONTO FINAL DO CAMPEONATO FRANCÊS

A edição de 2023 do Campeonato do Circuito Histórico Francês terminou na noite de domingo no circuito Vale de Vienne. Nada menos que 315 pilotos estavam na lista! Cada corrida do dia correspondeu à décima e última da temporada. Ou seja, um dia decisivo para estabelecer a classificação final do campeonato e coroar os seus quatro novos vencedores. Acima um Ford Mustang 1966

Na categoria “GT/Pre 90 Touring” a temporada terminou com um primeiro lugar partilhado entre Philippe Gandini, inscrito na Maxi 1300 Series a bordo do seu Mini Jem, e Emmanuel Brigand, inscrito no Racing Over 2 Litros com o seu Porsche 930 Turbo e o seu Porsche 911 RSR 1973.

O primeiro, de 61 anos, é frequentador assíduo do Tour Histórico que frequenta regularmente desde a sua criação. O segundo, de 55 anos de idade e estreante no campeonato, não escondeu a alegria pela conquista deste prestigioso título. Eles terminaram empatados com 360 pontos depois de uma temporada quase perfeita, pontuada por 9 vitórias em 10 corridas e um segundo lugar, respectivamente, na corrida 2 e na corrida 1 neste último fim de semana. Dominique Vulliez completou o top 3 com 355 pontos.

Na categoria “GT/Turisme pós 90”, Laurent Fresnais (acima no Audi Quattro, inscrito na Roadster Pro Cup, venceu à frente de Fabrice Lefebvre inscrito na Saloon Cars. Os dois homens somam 335 pontos no final de uma temporada muito disputada na vanguarda, o normando venceu no número de vitórias na temporada, 6 contra 4 para o vice-campeão. Steeve Hergault, inscrito na Roadster Pro Cup, ficou em terceiro lugar. Abaixo um Porsche 906

Na categoria “Monolugares/Protos”, a classificação é atualmente provisória e sujeita a verificações contínuas. Antoine Robert terminou a temporada na liderança do campeonato depois de ter dominado as duas últimas corridas na Fórmula Renault Classic aos comandos do seu Martini MK48 abaixo.

Ele apresentou uma pontuação final de 360 ​​pontos, o que o colocou à frente de Matthieu Midy e François Belle, ambos com 355 pontos.

Finalmente, em sua primeira temporada, o Campeonato Francês de Endurance Histórico vê a dupla Eric Martin e Laurent Vallery-Masson conquistar o título com 166 pontos, muito à frente de Jean-Michel Villot com 128 pontos e da dupla Jean-Pascal & Pascale Roche com 102 pontos. Abaixo num Porsche 996 GT3 Cup

ELES DISSERAM

Antoine Robert (FRenault Classic), campeão francês de monolugares/Protos (classificação provisória, sujeita a verificações contínuas): “Estou muito feliz por regressar ao título este ano, mesmo que tenha havido momentos menos positivos com uma desistência num das duas corridas em Magny-Cours. Os 25 minutos da corrida 2 foram os mais longos da minha carreira e estou super feliz por ser campeão aqui este ano! »

Emmanuel Brigand (Racing Over 2L), co-líder do Pre 90 GT/Touring Championship: “O último fim de semana foi emocionante, pois ontem tive uma penalidade que me fez perder o primeiro lugar e depois o outro patamar, Gandini ficou em segundo, então tive que vencer esta corrida e conseguimos, é extraordinário! » Abaixo um Chevron B16 – 2000 cm³

Philippe Gandini (Maxi 1300 Series), co-líder do Pre 90 GT/Touring Championship: “Já corro há muito tempo, não foi uma grande última corrida, mas a temporada foi boa. Feliz por conquistar novamente o título de Campeão Francês! » Abaixo um Peugeot 504 cupê V6

Laurent Fresnais (Roadster Pro Cup), campeão francês de GT/Turismo Post 90: “É uma disciplina monomarca muito bonita, não tinha acompanhado a classificação do campeonato, aconteceu naturalmente, estou obviamente muito satisfeito por ser o campeão. Isso correu muito bem. »

OS PÓDIOS DO DIA

SportProtosCup:

  • Corrida 1: 1. Josserand DE MURARD, 2. Louis KOLLY, 3. Dominique VULLIEZ
  • Corrida 2: 1. Stéphane NGUYEN num Lucchini SP94 / ALFA V6 24S abaixo, 2. Josserand DE MURARD, 3. Louis KOLLY
  • Copa Youngtimers GTI: 1. Franck QUAGLIOZZI, 2. Julien PIAU, 3. Fabien AUMARD
  • Superberline 2.0l: 1. Florian POZZOBON, 2. Philippe GOSSET, 3. Paul-Jean GIRAUD
  • GT Clássico: 1. Mathieu SEBASTIEN, 2. Jean-François BESSON, 3. Jean-Pierre GAILLARD
  • Carros Saloon: 1. Julien GRENET, 2. Fabrice LEFEBVRE, 3. Vincent DELARCHE
  • Troféu Fórmula Ford Kent: 1. Matthieu MIDY, 2. Gislain GENECAND, 3. Jo ZOSSO
  • Troféu Lótus: 1. Dominique VULLIEZ, acima no Lotus Seven, 2. Nicolas BELOOU, 3. Eugène DELEPLANQUE
  • Troféu Clássico F3: 1. Gislain GENECAND, acima no Van Diemen RF 92-1600 cm³, 2. Laurent VALERY-MASSON, 3. Alexandre FAUCHER
  • Troféu Fórmula Renault Classic (Turbo): 1. Antoine ROBERT, Lionel ROBERT, 3. Jean-Charles MONNET
  • Troféu Fórmula Renault Classic (Atmo): 1. Denis EMPOIS, Georges TOMSEN, 3. Benoît BAGUR
  • Maxi 2L Clássico: 1. Jean-Pierre RICHELMI, 2. Damien SIONNEAU, 3. Antoine BENNE
  • Série Maxi 1300: 1. David BARRERE, 2. Philippe GANDINI, 3. Laurent PUGET
  • Desafio Histórico da Fórmula Ford: 1. François BELLE, 2. Gislain GENECAND, 3. NELSON
  • Roadster Pro Cup: 1. Mathis VISENTIN, 2. Laurent FRESNAIS, 3. Steeve HERGAULT
  • Corridas acima de 2L: Emmanuel BRIGAND, 2. Sébastien CALAS, Olivier DUSAILLY

Direção 2024: Organização: HVM Racing © Jean-François MUGUET para HVM Racing

ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site