Transporte de Carga Preciosa para Bólidos Exclusivos
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Em 1894, aconteceu a primeira corrida de automóveis do mundo entre Paris e Rouen. Neste ano um jornalista francês, Pierre Giffard, organizou uma competição de carruagens “sem cavalos” entre Paris e Rouen. A largada aconteceu em 22 de julho: Foram 21 veículos como motores abastecidos por petróleo ou movidos a vapor. No começo do século XX a maioria das corridas ou eram no entorno das cidades ou entre uma e outra.
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Nos Estados Unidos, a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis aconteceu em 1911. Nesse mesmo ano, foi criado o Rally Automóvel de Monte-Carlo na Europa. As 24 Horas de Le Mans, uma prova de resistência de referência, tiveram lugar pela primeira vez em 1923.
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O primeiro Grande Prêmio do Mônaco aconteceu em 1929. Os carros eram muito bonitos e necessitavam ser transportados com muito cuidado. Eram meses de projeto até chegar ao produto final e muitos testes.
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Para transportar seus carros de competição nos anos 50, a casa alemã Daimler Benz criou um pequeno caminhão. Mas tinha muitas diferenças com relação aos outros de outros países e equipes. Era rápido e tinha como propulsor o potente seis cilindros do esportivo o 300 SL. Acima um caminhão Mercedes-Benz Renntransporter 1938 e um Mercedes-Benz 300 SLR que foi pilotado pelo penta campeão argentino Juan Manuel Fangio em 1955
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Os carros de competição da Mercedes-Benz no início da década de 1950 eram muito bonitos e eram transportados em caminhões de produção em série; cima um caminhão Mercedes-Benz Renntransporter 1938. Mas anos depois seria utilizado um veículo muito distinto. Era veloz, estável e tinha bons freios.
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O Renntransporter de 1954 era mais rápido que muitos carros de sua época. Levou sete anos para chegar até as estradas. Era uma mistura dos modelos 180 Ponton, 190 SL e 300 SL. Utilizava componentes de todos. Sua cabine avançada, para dois ocupantes, era no mínimo curiosa e também seu vidro traseiro em posição invertida como os automóveis Ford Anglia inglês e o francês Citroën Ami que anos mais tarde chegariam as ruas. Era pintado na cor azul, nas portas havia a inscrição Mercedes-Benz Rennabteilung (departamento de corridas) e no para-lamas traseiro “Max. Speed 105 mph”, ou seja, 173 km/h! Com juízo! Seu motor era um seis cilindros em linha, atrás da cabine, fundido em liga de alumínio. Tinha 2.996 cm³, taxa de compressão de 8,8:1 e potência de 240 cavalos, medida DIN (Deutsches Institut für Normung”, Instituto Alemão para Normatização), a 5.500 rpm. Seu torque máximo era de 25,8 m.kgf a 4.700 rpm.
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Tinha quatro marchas e tração traseira. Sua suspensão era independente na frente, braços sobrepostos e molas helicoidais. Atrás, semi-eixos oscilantes. Tinha molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Freios a disco na frente e tambor atrás com comando hidráulico. O projeto de Hägele foi aprovado, sem restrição, por Alfred Neubauer dirigente esportivo austríaco, famoso chefe de equipe da Mercedes-Benz, que ficaria conhecida pelos títulos das Flechas de Prata. O projetista Hägele era o responsável do departamento técnico e reuniu sua equipe para construir o chassi, transmissão, motor e fabricação do protótipo. O objetivo do transporte rápido era chegar na pista e poder acertar o carro transportado. O W196 e o Mercedes-Benz 300 SLR (W196S) carroceria Streamlined (Fangio campeão em 1954) e depois o 300 SLR (Super-light Racing), mais longo e encorpado, em 1955.
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Porém neste ano a Mercedes se retirava das pistas após o grave acidente em Le Mans que vitimou o piloto Pierre Levegh e cerca de 80 espectadores.
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Media 6,75 metros de comprimento, 2 metros de largura, distância entre eixos de 3,05 metros e 1,75 m de altura. Seu peso era de 2.120 quilos, tanque de gasolina de 150 litros e usava pneus 7.60 x 15. Os pneus estepes ficavam abaixo da prancha. Ficou exposto junto a um 300 SLR no Museu Mercedes-Benz Classic. Mas seu peso era elevado para ficar no piso superior do museu e a marca preferiu mantê-lo em serviço, no departamento de testes por um tempo. Foi alugado para ser exposto no Museu Ford em Dearborn e depois voltou a Stuttgart em 1957. Por ordem de Alfred Neubauer, não se sabe exatamente, ele foi destruído e há até um documento, um certificado de 1967 na documentação da fábrica.
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Foi decidido em 1992, refazer, sem muita documentação, uma réplica do pequeno caminhão. Sete anos de trabalhos, muito esforço e habilidade artesanal. As peças mecânicas não eram problema, mas a carroceria, cabine e plataforma traseira, foram refeitos a partir da observação em fotografias! Belo trabalho da engenharia alemã!
Outros não menos importantes
Ecurie Ecosse (Escuderia Escócia). É um Commer truck transporter. Belo e muito famoso caminhão. Ficou famosa por transportar os Jaguar C e D-Type.
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Descarregando um veloz Jaguar.
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Um belo ônibus de uma equipe francesa que fez história. Para transporte de carros de corrida
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Na rampa do caminhão da marca Bartoletti Transporter um Ferrari 330 P3/P4 também muito bonito. E veloz!
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Em escala: Lindo!
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O caminhão francês Laffly para transportar carros de corrida da marca Gordini
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No Brasil
Originalidade de bom gosto nesta VW Kombi “Transporter” Kemperink com uma réplica Porsche sobre a prancha.
![Campos_do_Jordao_2015_Abril_Premios_(97)](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Campos_do_Jordao_2015_Abril_Premios_(97).jpg?696)
Em miniatura com um Porsche 356
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Nos Estados Unidos
Para 400 metros 1/4 de milha
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Outro para a Nascar
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MATCHBOX M-6 RACING CAR TRANSPORTER – Escala 1/43 – 1965-1969
Na larga cabine, motorista e passageiro na frente e atrás acomodava com conforto três ocupantes.
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Foram especialmente construídos pela Marshalls of Cambridge em um chassi Ford Thames PSV. Esse veículo foi comprado pela Ford UK (United Kingdom – Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) para a equipe Lotus usar no transporte do Lotus Cortina e também nos fórmulas e foram entregues por Alan Platt, gerente de competição da Ford, a Colin Chapman em dezembro de 1963.
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Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de publicação do site
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