Visitando a coleção de carros de Sua Excelência o Príncipe de Mônaco

Visitando a coleção de carros de Sua Excelência o Príncipe de Mônaco

Para encerrar o ano de 2023 em grande estilo, Jacques Audinos Photography foi por trás de suas lentes nos desfiles “The Car Collection of S.A.S. the Prince of Monaco”

Mônaco é a meca do automobilismo e dos automóveis em geral, e os Príncipes de Mônaco são apaixonados por boa mecânica. O Príncipe Rainier III começou a comprar alguns carros antigos no final da década de 1950.

O Príncipe Alberto II, tão apaixonado como o seu pai, deu continuidade à coleção com o mesmo espírito, acrescentando também uma importante componente ligada ao automobilismo e aos eventos do Mónaco. Com a coleção particular lotada na garagem do Palácio, um museu que foi inaugurado em 1993 em Fontvieille como primeiro local de apresentação ao público. Há muito que o Príncipe Alberto II desejava oferecer-lhes um novo cenário digno da coleção, mas também mais próximo do centro nevrálgico da paixão automobilística do Principado.

Foi portanto em meados de 2022 que o novo museu abriu as portas, no porto de Hércules, a poucos passos do circuito do Grande Prémio: a entrada fica pouco antes da curva Louis Chiron (o 1º S da piscina), e o museu está localizado sob a esplanada utilizada para arquibancadas e arquibancadas do Grande Prêmio. Atravessando esta esplanada, encontra-se na outra parte do circuito com os escritórios do Automóvel Clube do Mônaco e a subida em direção a São Dévote que se segue à largada.

O museu distribui-se por 2 pisos e 5000 m², num ambiente luminoso, sóbrio e elegante. O piso inferior destina-se principalmente a carros de turismo, enquanto o piso superior é dedicado principalmente a carros de corrida. Festa com os olhos: A coleção de carros SAS (“Sua Alteza Sereníssima”) Le Prince de Mônaco é uma coleção única de veículos extraordinários, que combina luxo e raridade.

CAPACETE AYRTON SENNA

Ayrton Senna, vencedor do Grande Prêmio de Mônaco em 1992, na Mc Laren/Honda oferece seu capacete ao Príncipe Rainier III. Apelidado de Magic Senna, esse ídolo do Brasil, seu país natal, participou de 161 Grandes Prêmios, venceu 41, subiu ao pódio 80 vezes e conquistou 3 títulos mundiais (1988, 1990, 1991). Este grande campeão morreu na sequência de um acidente em Bolonha durante o Grande Prémio de San Marino em 1994.

CICLO CARRO SUPER LEVÊQUE

No início da década de 1910 surgiu um novo tipo de máquina, o ciclocarro. Nascida na Inglaterra, esta palavra adotada na França designa veículos leves, a meio caminho entre o automóvel e a motocicleta, emprestando de ambos para um resultado muitas vezes pitoresco. O modelo apresentado é um dos raros sobreviventes desta pequena marca que desapareceu em 1914.

RENAULT CB

Em 1911, a Renault apresentou nada menos que onze modelos, entre eles o potente 40 CV, carro que se destacou tanto por transportar chefes de Estado e cabeças coroadas como por bater recordes de velocidade no circuito de Montlhéry na década de 1920. Movido por um motor de quatro cilindros, o Renault CB é um modelo intermediário e, para poder ser equipado com diversas carrocerias, está disponível com coluna de direção mais ou menos inclinada e chassi longo e rebaixado na traseira.

LINCOLN TIPO L

Fundada por Henry Leland, a marca Lincoln foi adquirida em 1922 pela Ford e Edsel, filho de Henry Ford, queria torná-la a divisão de alto padrão do grupo. Assim, os Lincoln são comparados aos Packards, Cadillacs, Pierce-Arrow ou Duesenbergs e devem, portanto, apresentar o mesmo nível de luxo e prestígio.

FORD WOODY WAGON

Este carro, equipado com uma elegante cabine de madeira envernizada e projetado no espírito de um veículo semi-utilitário de luxo, foi adquirido por Sua Excelência o Príncipe Luís II de Mônaco.

RAIO DE SOL ALPINO MK1

Este raro Sunbeam Alpine com volante à esquerda foi comprado em 2012 pelo Príncipe Albert II. Será totalmente restaurado na oficina da Coleção, para ficar idêntico ao do filme La main au collet, Ladrão de Casaca, na famosa cena filmada nas alturas de Mônaco.

FERRARI 250 GT CONVERSÍVEL SÉRIE II

Na Ferrari, a família “250” ocupa um lugar especial, porque contribuiu largamente para tornar o fabricante o que é hoje. No Salão Automóvel de Paris de 1959, a Ferrari apresentou o segundo conversível 250 GT da série, como o que está em exibição aqui. À sua mecânica excepcional, este automóvel acrescenta o prazer de conduzir com a capota aberta e é um dos modelos mais “glamourosos” dos anos 60, até da história do automóvel.

RENAULT 4 CV

Em 1957, ao lado do conversível Grand Luxe, o catálogo da Renault oferecia duas versões: a 4 CV Business, cujo acabamento era básico, e a 4 CV Sport, mais luxuosa. Corresponde ao carro da coleção, restaurado em sua atraente cor azul pervinca original.Leia sobre o 4CV

AUSTIN TÁXI FX3

O modelo apresentado esteve ao serviço da Princesa Grace que o utilizava frequentemente para passear com as crianças, que o apreciava muito pelo seu volume interior e pelo seu lado prático e divertido. Quando criança, o Príncipe Albert II pediu permissão à sua mãe, a Princesa Grace, para fazer uma curta viagem no bagageiro. Conheça outros

LANCIA 037

Em 1982, a Lancia ousou apostar na propulsão quando a Audi acabava de revolucionar o mundo dos ralis com a sua tração às 4 rodas .Então seria a vez da Peugeot levar para casa os louros. Porém, diante desses monstros com tração nas quatro rodas e turbo, o 037 venceu alguns Ralis enquanto esperava pelo seu sucessor, o Lancia S4. Carro oficial da rede importadora Lancia Chardonnet, conduzido por Jean-Claude Andruet, vencedor em 1973 do 42º Rali de Monte-Carlo (Campeonato Mundial de Ralis), com a sua co-piloto Michèle Espinosi-Petit, apelidada de “Biche”, num Alpine A110 1800 cm³.

F1 MERCEDES AMG PETRONAS

O Mercedes AMG F1 é o monoposto de Fórmula 1 inscrito pela equipe alemã Mercedes Grand Prix como parte do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2013. Ele é pilotado pelo alemão Nico Rosberg, que está em sua quarta temporada com a Mercedes, e pelo britânico Lewis hamilton.

CITROËN DS3 WRC

O carro usado por Sébastien Loeb e Daniel Elena durante o Rally de Monte-Carlo 2013.

MITSUBISHI PAJERO

Este Pajero fez o Rally Paris-Dakar em 1984, Team “Sonauto Mitsubishi” com a equipe A. Cowan / J.J Syer. 1º na classificação do grupo 4, 3º na classificação geral. Participação de H.S.H. Príncipe Hereditário Alberto no 7º Paris-Dakar em 1985 com a mesma equipe “Sonauto Mitsubishi”.

F1 MC LAREN MP4-19

Assim que entrou em competição, o McLaren MP4/19 não foi competitivo: em sete corridas, obteve apenas 5 pontos enquanto a Ferrari obteve 106! Ela ainda venceu o Grande Prêmio da Bélgica em 2004.

Um Chrysler Imperial 1955

Um Mercedes-Benz 300 Sl Asa de Gaivota

Texto e fotos: Jacques Audinos Photography

ISSO É MUITO MAIS QUE EXPOSIÇÃO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE EXPOSITION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site