Marcello Gandini: Um italiano criador da arte sobre rodas
![Marcello Gandini: Um italiano criador da arte sobre rodas](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Salao-Retromobile-2024-303-1.jpg)
Faleceu ontem, 13 de março de 2024, aos 85 anos, em Rivoli, Itália , o grande designer e engenheiro italiano Marcello Gandini. Seu pai era compositor e chefe de orquestra e quando fez cinco anos de idade o pequeno Marcello ganhou uma miniatura de carro e uma caixa de brinquedos de ferramentas. A paixão começou e só parou ontem. Gandini nasceu em Torino no dia 26 de agosto de 1938.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Marcello-Gandini.jpg)
Na escola, na adolescência, ao invés de comprar os livros recomendados, comprava livros técnicos sobre motores de autores como Dante Giacosa que foi o responsável pela condução de vários importantes projetos do grupo Fiat como o Topolino (1936 a 1955), Fiat Nuova 500, 124 (leia-se Lada), Autobianchi Primula, Fiat 128 e 127 que originou nosso 127 e também o belo 130 só para citar alguns. Gandini, Após sua graduação na Engenharia Mecânica, Universidade Politécnica de Torino, começou a desenhar interiores de carros
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Casa-Fiat-de-Cultura-2019-Agosto-49.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Sua primeira criação foi quando trabalhava para a O.S.C.A, em 1959, como estilista independente. Foi abordado, contratado pelo designer Nuccio Bertone em 1963, antes de iniciar a sua carreira como designer-chefe na Bertone em Torino em dezembro de 1965. Sucedeu a Giorgetto Giugiaro (que foi para o estúdio Ghia) e sua primeira grande obra foi o Lamborghini Miura em 1966, acima, como o seu primeiro projeto. Trabalhou então no design de Lamborghini Marzal (1967), abaixo.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Lamborghini-Espada-Pubs-site-2021-1.jpg)
Também: Lamborghini Espada (1968)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Brazil-Classic-Show-Araxa-2018-Expo-337.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Alfa Romeo Carabo (1968, que prefigurou uma das suas assinaturas estilísticas emblemáticas “wedge design” ou corner design, com as primeiras portas com aberturas para frente e em posição vertical para a frente . Foi o primeiro carro a utilizar portas com abertura do tipo tesoura, que só entrariam em produção em 1973, no Lamborghini Countach, foto de abertura.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Casa-Fiat-de-Cultura-2019-Agosto-106.jpg)
Alfa Romeo Montreal (1970).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Casa-Fiat-de-Cultura-2019-Agosto-46.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Lamborghini Jarama (1970) e Lancia Stratos Zero (1970) abaixo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Casa-Fiat-de-Cultura-2019-Agosto-104.jpg.opt800x459o00s800x459.jpg)
Lamborghini Urraco (1973)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Lamborghini-Urraco-Site-2021-9.jpg)
O Lancia Stratos (1973)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Lancia-Stratos-artigo-2018-1.jpg.opt800x451o00s800x451.jpg)
Innocenti Mini Bertone (1974) e Maserati Khamsin (1974) abaixo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Maserati-Kamshin.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
E do Lamborghini Countach ( 1974)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Autoclasica-2023-San-Isidro-734.jpg)
Uma revolução de estilo na época
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Autoclasica-2023-San-Isidro-736.jpg)
Outros
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Autobianchi-A112-Site-2021-45.jpg)
De Tomaso Pantera (1971)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Autoclasica-de-San-Isidro-Buenos-Aires-2017-122.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Fiat 132 (1972)
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Fiat%20132%20Site%202020%20%2825%29.jpg)
Ferrari Dino 308 GT4 (1973)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Brasil-Classic-Show-Araxa-2016-151.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Fiat X1/9 (1972)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Bertone_Fiat_X_1_9_Site_Garage_2.jpg)
Renault 5 Turbo
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Renaut%20Cinq%20Artigo%202018%20France.jpg.opt800x544o0%2C0s800x544.jpg)
Renault Super Cinq
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Salao-Retromobile-2024-515-1.jpg)
Citroën BX
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Autoclasica-2022-87.jpg)
Lamborghini Diablo (1990), Bugatti EB110 (1991) e Maserati Ghibli II (1992)
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Bi%20Turbo%20Maserati%20Ghibli%202800.jpg)
Alpine A310 (1983) e Alpine A310 pack GT (1983)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Alpine-A-330-610-Site-2021-41.jpg)
Em 12 de janeiro de 2024, recebeu o título de Lectio Magistralis (Doutor Honoris Causa) , numa Cerimônia de Outorga com o Grau Honorário em Engenharia Mecânica na Universidade Politécnica de Torino. Por um bom tempo de sua vida, ele e equipe utilizaram esquadros, a régua T, o transferidor, a régua paralela, os compassos, as curvas francesas, a régua flexível, a escala triangular, o lápis, lapiseiras e grafites, as pranchetas, a borracha, réguas de cálculo, paquímetro, gabaritos… Do tempo em que era preciso habilidade com as mãos e saber desenhar.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Retroauto-Logo-2017-300x285-2-2.jpg)
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação e fotos publicadas neste site
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.