Marcello Gandini: Um italiano criador da arte sobre rodas

Marcello Gandini: Um italiano criador da arte sobre rodas

Faleceu ontem, 13 de março de 2024, aos 85 anos, em Rivoli, Itália , o grande designer e engenheiro italiano Marcello Gandini. Seu pai era compositor e chefe de orquestra e quando fez cinco anos de idade o pequeno Marcello ganhou uma miniatura de carro e uma caixa de brinquedos de ferramentas. A paixão começou e só parou ontem. Gandini nasceu em Torino no dia 26  de agosto de 1938.

Na escola, na adolescência, ao invés de comprar os livros recomendados, comprava livros técnicos sobre motores de autores como Dante Giacosa que foi o responsável pela condução de vários importantes projetos do grupo Fiat como o Topolino (1936 a 1955), Fiat Nuova 500, 124 (leia-se Lada), Autobianchi Primula, Fiat 128 e 127 que originou nosso 127 e também o belo 130 só para citar alguns. Gandini, Após sua graduação na Engenharia Mecânica, Universidade Politécnica de Torino, começou a desenhar interiores de carros

Sua primeira criação foi quando trabalhava para a O.S.C.A, em 1959, como estilista independente. Foi abordado, contratado pelo designer Nuccio Bertone em 1963, antes de iniciar a sua carreira como designer-chefe na Bertone em Torino em dezembro de 1965. Sucedeu a Giorgetto Giugiaro (que foi para o estúdio Ghia) e sua primeira grande obra foi o Lamborghini Miura em 1966, acima, como o seu primeiro projeto. Trabalhou então no design de Lamborghini Marzal (1967), abaixo.

Também: Lamborghini Espada (1968)

Alfa Romeo Carabo (1968, que prefigurou uma das suas assinaturas estilísticas emblemáticas “wedge design” ou corner design, com as primeiras portas com aberturas para frente e em posição vertical para a frente . Foi o primeiro carro a utilizar portas com abertura do tipo tesoura, que só entrariam em produção em 1973, no Lamborghini Countach, foto de abertura.

Alfa Romeo Montreal (1970).

Lamborghini Jarama (1970) e Lancia Stratos Zero (1970) abaixo

Lamborghini Urraco (1973)

O Lancia Stratos (1973)

Innocenti Mini Bertone (1974) e Maserati Khamsin (1974) abaixo

E do Lamborghini Countach ( 1974)

Uma revolução de estilo na época

Outros

Autobianchi A112

De Tomaso Pantera (1971)

Fiat 132 (1972)

Ferrari Dino 308 GT4 (1973)

Fiat X1/9 (1972)

Renault 5 Turbo

Renault Super Cinq

Citroën BX

Lamborghini Diablo (1990), Bugatti EB110 (1991) e Maserati Ghibli II (1992)

Alpine A310 (1983) e Alpine A310 pack GT (1983)

Em 12 de janeiro de 2024, recebeu o título de Lectio Magistralis (Doutor Honoris Causa) , numa Cerimônia de Outorga com o Grau Honorário em Engenharia Mecânica na Universidade Politécnica de Torino. Por um bom tempo de sua vida, ele e equipe utilizaram esquadros, a régua T, o transferidor, a régua paralela, os compassos, as curvas francesas, a régua flexível, a escala triangular, o lápis, lapiseiras e grafites, as pranchetas, a borracha, réguas de cálculo, paquímetro, gabaritos… Do tempo em que era preciso habilidade com as mãos e saber desenhar.


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação e fotos publicadas neste site                                                     

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site