6 Horas De Paul Ricard (5 e 6 de Julho de 2024): A Dupla “Mister John Of B”/“O Comandante” Impõe Seu Chevron B8 GT! – Veículos Históricos de Competição
Última prova, corrida, de preparação para as famosas Duas Voltas no Relógio que terão lugar no início de Novembro, as 6 Horas de Paul Ricard revelaram-se emocionantes e coroaram o Chevron B8 GT da equipe “Mister John of B”/”O Comandante” que conquistou assim, em plena noite provençal, a sua primeira vitória numa prova desportiva V de V. O Chevron tem motor central traseiro, longitudinal, cilindrada entre 1,6 e 2,75 litros, foi equipado com motrores Cosworth FVA, BMW M10 ou Coventry Climax FPF com quatro cilindros em linha, caixa manual com cinco marchas. Peso 550 quilos
Disputada no âmbito de um encontro que incluiu uma rodada do campeonato espanhol de F4, a Copa Radical e a Eurocup-3 onde compete Emerson Fittipaldi Jr, filho do bicampeão mundial de F1 brasileiro, a segunda rodada da temporada V da V Sports recebeu dezenove equipes representando cinco nacionalidades no último fim de semana no circuito Paul Ricard. * O Circuito de Paul Ricard, é um autódromo construído em Le Castellet, perto de Marselha, na França *
Durante a sessão de testes privados organizada na sexta-feira, dois carros foram infelizmente forçados a abandonar, sem possibilidade de reparação e participação no resto da competição: o Elva MK8, abaixo, da equipe WKMR de Marc Alloend-Bessand/Yann Le Calvez ( falha de motor).
E o TVR Griffith 200, abaixo, da equipe V de V de Eric Van de Vyver/Patrick Brossard/Thierry Mathez (problemas de ignição).
O sábado prometia ser um dia agitado com, para começar, a sessão de qualificação realizada numa pista aquecida a mais de 50 graus.
A dupla Pascal Duhamel/Sébastien Crubile ao volante do Porsche 930 Turbo (acima) da equipe Pascalou Racing revelou-se a mais rápido e conquistou nova pole position na pista de Castellet à frente do Chevron B8 GT de “Mister John of B”/“ Le Commandeur” e o Ford GT 40 da equipe belga HYRACING conduzido por Brice Pineau/Olivier Muytjens. A estrutura suíça Mansfeld classificou-se em 4º lugar com os Porsche 911 3.0 de Marc e Christine de Siebenthal/Henrique Gemperle, abaixo, à frente dos Porsche 911 3.0 RS do Team BERSI de Damien Kohler e José Da Rocha, líderes do ranking Endurance VHC.
5 MUDANÇAS DE LÍDER
Apenas três horas após o final da qualificação, foi lançado o procedimento de definição do grid para a corrida de 6 Horas e, às 18h55, foi dada a largada. Largando da pole position, o Porsche 930 Turbo, acima, da Pascalou Racing manteve a vantagem durante as primeiras dez voltas antes de seu piloto Pascal Duhamel desistir de assumir devido a problemas físicos. Sendo a equipe composta por apenas dois pilotos, esta decisão foi sinônimo de abandono. O controle da corrida regressou então ao Chevron B8 GT de “Mister John of B”/“Le Commandeur” que assumiu a liderança durante as quinze voltas seguintes.
Mudança de líder na 26ª volta com o Ford GT40 da equipe Brice Pineau/Olivier Muytjens agora no topo da hierarquia. Mas depois de vinte e uma voltas na liderança, a estrutura belga teve problemas com uma porca de junta universal solta na sua máquina. O Ford GT40 ficou imobilizado durante vinte minutos no box para reparos e caiu na classificação geral para finalmente ficar em 6º lugar na chegada.
Entretanto, o Porsche 911.3.0 da equipe suíça de Mansfeld, confiada a Marc e Christine de Siebenthal/Henrique Gemperle, assumiu a liderança nas telas de cronometragem e manteve a vantagem durante 42 voltas antes de sofrer uma falha de energia a gasolina que compromete as suas hipóteses de sucesso. Sem a vitória, o rebaixa para o 4º lugar na final.
A partir daí, o Chevron B8 GT de “Mister John of B”/“Le Commandeur” assumiu as rédeas da competição para vencer definitivamente 44 voltas depois na noite provençal. Quarenta e quatro segundos depois, foi a vez do Porsche 911 3.0 RS do Team BERSI de Damien Kohler e José Da Rocha levar a bandeira quadriculada e consolidar o seu estatuto de líder na classificação Endurance VHC.
Estreante nas provas V de V Sports, o Jaguar Type E, acima, preparado pela Equipe Europe para Armand Mille e Yves Scemama subiu ao terceiro degrau do pódio na classificação geral e venceu também a categoria Histórica. Mais uma máquina inscrita sob a bandeira da estrutura de Yvan Mahé, um autêntico BMW 635 Grupo A tendo participado no Campeonato Europeu de Carros de Turismo e nas 24 Horas de Spa com o ex-piloto belga de Fórmula 1, conduzido por Jeanne Mille (irmã de Armand) e Hervé Ordioni, terminou numa muito promissora 9ª posição geral (1ª na categoria de turismo) por ocasião da primeira participação da sua equipe numa prova de resistência VHC
- Porsche 911 3.0 RS do Team BERSI de Damien Kohler e José Da Rocha, Porsche nº61, líderes da classificação Endurance VHC.
- Jaguar Type E preparado pela Equipe Europe para Armand Mille e Yves Scemama, 3º na classificação geral.
- O HYRACING Ford GT 40 dirigido por Brice Pineau/Olivier Muytjens foi um dos líderes da corrida.
O BMW 323 i de Eric Wassermann/Olivier Huez/Jean-Michel Villot terminou em 5º lugar e venceu o ranking Saloon Car à frente do Triumph TR8 IMSA da Ideal Auto Concept pilotado por Bernard Ladebese/Eric Gasperini/Sébastien Basso.
Longo 4º, o Porsche 944 S2, abaixo, de Arnold Noret/Jacques Colibet/Nicolas Rossignol preparado pela equipe dirigida por Alain Cudini, antigo campeão francês de Touring Car com treze participações nas 24 Horas de Le Mans, encontrou problemas no seu desempenho e finalmente. Ocupou o 8º lugar no final.
Depois de participar na última edição das 2 Tours d’Horloge ao volante de um Lotus Elan, a equipe 100% feminina composta por Michaela Etcheverry/Charlotte Lacoste/Cathy Briffa inscreveu-se com um Porsche 964 da estrutura Pascalou Racing. Diante de uma máquina muito mais física de dirigir do que o ágil pequeno carro inglês, os três pilotos conseguiram colocar o GT alemão no Top 10.
O Porsche 911 3.0 SC preparado pela equipe AM25 para Philippe e Arnaud Achard/Jean-Yves Grandidier, acima, completou a classificação à frente do Ford Mustang da equipe WKMR confiada a Stéphane e Baptiste Guyot-Sionnest/Kilian Noël.
Quaisquer que sejam os resultados nesta nova edição das 6 Horas de Paul Ricard, as tripulações aproveitaram o ambiente amigável e familiar caro ao organizador V de V Sports, bem como as excelentes condições de verão para se prepararem para a 18ª edição. as 2 Torres do Relógio, única competição de resistência do mundo com duração de 24 horas ininterruptas reservada a Veículos Históricos de Competição, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de novembro.
Enquanto isso, as equipes das 6 Horas de Paul Ricard e os espectadores que compareceram ao evento vão relembrar a presença de Emerson Fittipaldi no circuito. Bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1974, vencedor do campeonato CART em 1989 e das famosas 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993, o brasileiro que acompanha de perto a carreira do filho na Eurocup-3, de fato retomou o volante de um carro de Fórmula 1 pela equipe da família Copersucar Fittipaldi pela qual dirigiu nas temporadas de 1976 e 1977.
Os Boxes
Instruções antes do espetáculo
Com bons alunos
A manutenção e preparação
Três pedais, um volante, uma alavanca e poucos instrumentos. A Arte de pilotar!
Muita dedicação e competência
A família V de V
Muitos por uma causa veloz
Bom humor sempre
Momentos especiais
Os premiados: O importante é participar
Velozes
Os Patrocinadores – Les Partenaires
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!
MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.
Crédito das fotos: Tchaul31 Fotografias – Fotografo Oficial V de V Sports 2023
Montagem, edição e tradução Francis Castaings.
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