Encontro Italiano no Autódromo de Linas-Montlhéry, França 2025

Encontro Italiano no Autódromo de Linas-Montlhéry, França 2025

Com a UTAC,  (Union Technique de l’Automobile du motocycle et du Cycle) Itália retornou em grande estilo ao Autódromo de Linas-Montlhéry! No sábado, 27 de setembro, 500 carros, motocicletas e scooters italianos entraram em ação, cativando curiosos e entusiastas de todas as idades.

Este autódromo nasceu em 1924 e foi criado pelo industrial francês Alexandre Lamblin que era fabricante de radiadores para automóveis e aviões. Ele era também um apaixonado pelos esportes a motor e dono do jornal Aéro-sport. Na época os circuitos de Brooklands na Inglaterra, Indianápolis nos Estados Unidos e Monza na Itália já tinham suas pistas para a disputa e quebra de recordes entre aviões e carros.

Onde fica? Sudoeste de Paris, França. Distância: Paris-Montlhéry – 18,5 quilômetros.

O traçado: Este tem 12 curvas (as inclinadas com 51º) e 12,5 quilômetros de extensão. Foi desenhado pelo engenheiro Raymond Jamin. Decidiram que este teria uma pista oval com duas retas de 180 metros e as curvas côncavas de forma parabólica que também teria acesso à parte plana formando uma espiral logarítmica.

Teria que permitir veículos de duas toneladas chegassem à uma velocidade de 220 km/h na parte mais alta da curva. Esta parte tem 2.548,24 metros de extensão. Mil toneladas de aço e oito mil metros cúbicos de cimento foram utilizados e dois mil operários que trabalharam durante seis meses. Foi finalmente inaugurado em 4 de outubro de 1924.

Os cinco grids do evento reuniram 136 carros e uma ampla gama de motocicletas, oferecendo ao público um espetáculo rico e diversificado.

Uma grande apresentação de carros de marcas importantes italianas. Abaixo um grid inteiro foi dedicado aos carros esportivos Fiat e Abarth, celebrando a engenhosidade e o desempenho dessas marcas icônicas.

Outro grid foi dedicado aos Alfa Romeos, em homenagem aos quatro aniversários marcantes deste ano, uma oportunidade única de ver uma ampla gama de modelos históricos e contemporâneos desta marca italiana. Abaixo os Giulia Bertone

O terceiro grid destacou os sedãs e cupês de charme, oferecendo uma elegante vitrine de carros italianos que combinam estilo, conforto e desempenho.

O penúltimo grid foi reservado para os supercarros italianos, reunindo carros projetados pelas maiores montadoras, como Ferrari, Lamborghini e Maserati.

Por fim, o último grid foi dedicado às motocicletas italianas, exibindo modelos icônicos que combinam design, desempenho e tradição. Abaixo uma Aprillia que é uma empresa italiana produtora de motocicletas, uma das subsidiárias da Piaggio. Em tempos recentes, a Aprilia é uma produtora de motos esportivas, como a RSV Mille V2 de 1,000 cm³ e a RSV4 V4. Aprilia tem sido bem sucedida em torneios de motociclismo

Nos paddocks, diversas associações e clubes apresentaram veículos esplêndidos:

Club 916 GTV (Alfa Romeo 916 GTV comemorando seu 25º aniversário), Alfa Club Francilien (Alfa Romeo), Delta Integrale Passion (Lancia Delta), abaixo,

Club Maseratitude (Maserati), Club Vespa Île-de-France, Lancia-Net, Club Fan de Panda (Fiat Panda), Lancia Club de France, Tout Temps Passion (carros italianos, principalmente Ferrari), Fiat Fan Club e Club Ducati Performance.

A vila comercial no coração do circuito de velocidade encantou os fãs de brinquedos, acessórios, obras de arte, entretenimento, objetos e decorações temáticas.

A vila comercial no coração do circuito de velocidade encantou os fãs de brinquedos, acessórios, obras de arte, entretenimento, objetos e decorações temáticas.

Organização: UTAC © Angélique MOLINIER (Da luz aos olhos/(De la lumière aux yeux)


2024: Foi ano do centenário do Autódromo UTAC Linas-Montlhéry

O autódromo Linas-Montlhéry foi inaugurado em 4 de outubro de 1924. Fique conectado, compartilharemos com você, ao longo do ano, alguns dos destaques dos seus 100 anos de história. Este autódromo continua a ser sobretudo um circuito vivo que acolhe eventos, filmagens, cursos de condução e testes dos veículos de amanhã ao longo do ano…