Encontro Italiano no Autódromo de Linas-Montlhéry, França 2025
Com a UTAC, (Union Technique de l’Automobile du motocycle et du Cycle) Itália retornou em grande estilo ao Autódromo de Linas-Montlhéry!

No sábado, 27 de setembro, 500 carros, motocicletas e scooters italianos entraram em ação, cativando curiosos e entusiastas de todas as idades.

Este autódromo nasceu em 1924 e foi criado pelo industrial francês Alexandre Lamblin que era fabricante de radiadores para automóveis e aviões. Ele era também um apaixonado pelos esportes a motor e dono do jornal Aéro-sport. Um Lancia Fulvia HF

Na época os circuitos de Brooklands na Inglaterra, Indianápolis nos Estados Unidos e Monza na Itália já tinham suas pistas para a disputa e quebra de recordes entre aviões e carros.
Onde fica? Sudoeste de Paris, França. Distância: Paris-Montlhéry – 18,5 quilômetros.

O traçado: Este tem 12 curvas (as inclinadas com 51º) e 12,5 quilômetros de extensão. Foi desenhado pelo engenheiro Raymond Jamin. Decidiram que este teria uma pista oval com duas retas de 180 metros e as curvas côncavas de forma parabólica que também teria acesso à parte plana formando uma espiral logarítmica.

Teria que permitir veículos de duas toneladas chegassem à uma velocidade de 220 km/h na parte mais alta da curva. Esta parte tem 2.548,24 metros de extensão. Mil toneladas de aço e oito mil metros cúbicos de cimento foram utilizados e dois mil operários que trabalharam durante seis meses. Foi finalmente inaugurado em 4 de outubro de 1924.

Os cinco grids do evento reuniram 136 carros e uma ampla gama de motocicletas, oferecendo ao público um espetáculo rico e diversificado.

Uma grande apresentação de carros de marcas importantes italianas. Abaixo um grid inteiro foi dedicado aos carros esportivos Fiat e Abarth, celebrando a engenhosidade e o desempenho dessas marcas icônicas.

Um Fiat 124 Spider do século passado

Um Autobianchi A112 Abarth

Abaixo um Fiat 600 Abarth, um Fiat 124 Abarth e um Fiat Ritmo Abarth



Outro grid foi dedicado aos Alfa Romeos, em homenagem aos quatro aniversários marcantes deste ano, uma oportunidade única de ver uma ampla gama de modelos históricos e contemporâneos desta marca italiana. Abaixo os Alfa Romoe Giulia Bertone



O terceiro grid destacou os sedãs e cupês de charme, oferecendo uma elegante vitrine de carros italianos que combinam estilo, conforto e desempenho. Um Alfa Romeo GTV

Um Alfa Romeo 75 Abarth 130 TC, um Lancia Delta integrale e um Lancia Beta Spider



O penúltimo grid foi reservado para os supercarros italianos, reunindo carros projetados pelas maiores montadoras, como Ferrari, Lamborghini e Maserati. Abaixo um Ferrari Dino 308 GT, um Ferrari F340 e um Maserati Gran Turismo MC



Abaixo um Ferrari 360 Modena

Por fim, o último grid foi dedicado às motocicletas italianas, exibindo modelos icônicos que combinam design, desempenho e tradição. Abaixo uma Aprillia que é uma empresa italiana produtora de motocicletas, uma das subsidiárias da Piaggio. Em tempos recentes, a Aprilia é uma produtora de motos esportivas, como a RSV Mille V2 de 1,000 cm³ e a RSV4 V4. Aprilia tem sido bem sucedida em torneios de motociclismo

Nos paddocks, diversas associações e clubes apresentaram veículos esplêndidos:

Club 916 GTV (Alfa Romeo 916 GTV comemorando seu 25º aniversário), Alfa Club Francilien (Alfa Romeo), Delta Integrale Passion (Lancia Delta), abaixo,


E a versão Sprint

Club Maseratitude (Maserati), Club Vespa Île-de-France, Lancia-Net, Club Fan de Panda (Fiat Panda), Lancia Club de France, Tout Temps Passion (carros italianos, principalmente Ferrari), Fiat Fan Club e Club Ducati Performance. Abaixo, no meio um Autobianchi Bianchina Eden Roc



A vila comercial no coração do circuito de velocidade encantou os fãs de brinquedos, acessórios, obras de arte, entretenimento, objetos e decorações temáticas. Abaixo um Ferrari P3/P4


A vila comercial no coração do circuito de velocidade encantou os fãs de brinquedos, acessórios, obras de arte, entretenimento, objetos e decorações temáticas.

E as inscrições passadas

A placa de um Rallye

Organização: UTAC © Angélique MOLINIER (Da luz aos olhos/(De la lumière aux yeux)

2024: Foi ano do centenário do Autódromo UTAC Linas-Montlhéry

O autódromo Linas-Montlhéry foi inaugurado em 4 de outubro de 1924. Fique conectado, compartilharemos com você, ao longo do ano, alguns dos destaques dos seus 100 anos de história. Este autódromo continua a ser sobretudo um circuito vivo que acolhe eventos, filmagens, cursos de condução e testes dos veículos de amanhã ao longo do ano…
Um Alfa Romeo 147

Um Giulia

Um Alfa Romeo 4C

| ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |

Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.