Museu do Automóvel de Carmo da Mata – Minas Gerais
A Garagem do Automóvel – São automóveis que fizeram história na indústria mundial e estão expostos no Museu do Garagem do Automóvel, localizado em Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas. Reúne veículos que foram produzidos há mais de 100 anos e chamam a atenção de visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. São mais de 100 carros antigos

Onde? a 180 quilômetros de Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, pela rodovia Fernão Dias, BR-381
- Endereço: R. Isaltino Teixeira, 26 – 108, Carmo da Mata – MG, 35547-000
- Telefone: (37) 99902-2331

Além dos carros há uma exposição de antigos relógios e maquetes de aviões

Os carros nacionais
Um DKW Belcar

Da mesma empresa um DKW Fissore

A Simca (Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile) modelo Chambord versão Rallye

Um dos concorrentes era o FNM 2000

E o Willys Itamaraty que foi uma versão mais luxuosa do Aero-Willys

O esportivo Brasinca Uirapuru

Um Volkswagen Typ 1 ou Fusca

E belos objetos de decoração

Ajustando um motor

Os relógios: cerca de 500 relógios.


Uma Lambretta. Lambretta é o nome da marca de motonetas fabricada pela empresa italiana Innocenti SpA, que por sua vez leva o nome de sua fábrica em Lambrate, perto de Milão. A fábrica foi fundada em 1947 e encerrou suas atividades em 1972, antes de lançar novos modelos em 2018.

E as bicicletas

Os carros da Europa
Um Fiat 520

Um Delahaye 135M

Um Delahaye 135 M Coupé, com carroceria Henri Chapron

Um Opel Super Six

Da mesma empresa um Vauxhall Victor. A Vauxhall era uma subsidiária Opel na Inglaterra. E todos os automóveis Chevrolet no Brasil são de origem Opel como o Opala, Chevette, Monza, Kadett, Vectra e Omega

Um Fiat 1400 Monza carroceria Riva. Esta empresa italiana também fabricava belas lanchas

Um Jaguar XK120 Drophead cupê

Um MG-B

Um Rolls-Royce Phantom carroceira Brewster Limusine

Um Rolls-Royce 20/25 de 1934 com uma carroceria Hooper

Rolls-Royce Silver Wraith, produzido entre 1946 e 1959.


Um Mercedes-Benz classe W115



Um Citroën DS

Automóveis Americanos
Um Ford picape Roadster modelo A

Um Chevrolet Series AB National

Um Willys-Overland Whippet de 1928

Um Plymouth Six de 1934

Um Ford Phaeton Deluxe de 1937. Um Phaeton é um automóvel aberto equipado com bancos com encosto que protegem os passageiros traseiros. Com duas fileiras de bancos, é chamado de Phaeton duplo e, com três, de Phaeton triplo. No entanto, como o automóvel deve seu nome ao seu antecessor puxado por cavalos, que tinha dois bancos, o termo ” Phaeton ” era muito usado no início do século XX para se referir a um carro com bancos dianteiros e traseiros. Esse tipo de denominação deixou de ser usado em favor do torpedo, quando a carroceria mais envolvente unificou seu perfil do capô ao porta-malas.

Um Ford Model 48 Coupé de 1935

Um Packard 120 de 1939

Um Lincoln Modelo K de 1936

Um Packard Twelve conversível Victoria de 1937.

O Cadillac Formal Sedan V16. Cilindrada de 7.023 cm³, potência de 165 cavalos para chegar à 160 km/h

Plymouth Special Deluxe 1948

O Chevrolet Linha Master e o detalhe do banco traseiro muito interessante


Um Chevrolet Suburban da linha Advanced Designer

A linha Styleline daria origem ao Chevrolet Bel Air


E a mesma plataforma Pontiac Chieftain de 1951

O Studebaker linha Champion e Commander

Os Nash Airflyte Ambassador Super

E o Metropolitan

O Studebaker President Speedster de 1955 que antecedeu a linha Starlight e Starliner

Um Cadillac Series 62

Um Desoto Firedome com linhas muito semelhantes ao Chrysler Imperial (1955–1956)

Um Mercury Monterey 1959. Mercury foi uma das marcas de luxo da Ford

Um Cadillac Coupe de Ville de 1959

Um Cadillac Eldorado.

Um Lincoln Continental Mark… Conheça toda e linha

As picapes são um show a parte
Picape Ford 11C 1/2 Tonelada

E a concorrente Chevrolet AK series truck

Depois veio a linha Chevrolet Advance Design

Que foi substituída pela linha C/K

E a concorrente Ford. Saiba mais

Na concorrência a International Harvest

E a picape Studebaker 1949

Abaixo um Hudson Terraplane muito raro. Terraplane foi uma marca de carros e caminhões criada pela Hudson Motor Car Company de Detroit, Michigan, entre 1932 e 1939. Originalmente estabelecida como uma marca independente sob o nome Essex Terraplane, foi renomeada para Terraplane em 1933 e em 1936 tornou-se Hudson Terraplane. Foi projetada para o mercado de automóveis acessíveis, porém potentes, adequados tanto para condução na cidade quanto no campo. Tinha carroceiras cupê, quatro portas, conversível, furgão e esta picape ímpar!


A picape Mercury.Rara também. O mesmo conceito da brasileira e americana com suspensão Twin I-Bean. O amortecedor fica na horizontal e por tem hastes ao invés de braços. Parte dos componentes, como os amortecedores, ficam na parte interna do chassi, diminuindo o peso da massa não suspensa.

A Dodge C-100 series Sweptside



“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.