Campeonato de Carros de Turismo Histórico (HTCC) Temporada 21 – Circuito de Nogaro (8 e 9 de junho) e Croix en Ternois (29 e 30 de junho).

Campeonato de Carros de Turismo Histórico (HTCC) Temporada 21 – Circuito de Nogaro (8 e 9 de junho) e Croix en Ternois (29 e 30 de junho).

Copa da França de Circuitos e HTCC estão aqui novamente após 11 longas semanas de interrupção! Após os cancelamentos das provas na cidade de Pau e Arnos e o adiamento para Setembro da de Ledenon, é de lamentar que os organizadores destas primeiras provas prestem pouca atenção aos pilotos amadores que alegremente povoam as provas da Copa da França. Por outro lado, um grande agradecimento deve ser dirigido à Associação do Esporte Automobilísticos e ao circuito NOGARO que organizaram uma segunda reunião para preencher as lacunas ligadas aos seus colegas.

É bom lembrar nesta ocasião que o fundador do circuito Nogaro, André DIVIES, está na origem da existência do Troféu Federal que se tornou o Copa da França de Circuito. Nogaro é uma cidade francesa na região administrativa de Occitânia, no departamento de Gers

Atraídos pelo lendário espírito de desportivismo e convívio que aí reina, cada vez mais pilotos de “Turismo” juntam-se a este campeonato e se há 2 anos são Véronique e Marc Pachot que assumem a gestão administrativa e o apoio financeiro do HTCC com o preciosa ajuda de Solène, presente para a gestão das provas, dos pódios, das cerimónias de entrega de prêmios, das noites animadas e da sua famosa cantina participativa, é sempre a família Gheza quem manda. Dito isto, é hora do esporte!

Episódios 5-6 NOGARO 2, 8 e 9 de junho – Em Nogaro, inscreveram-se 44 pilotos, entre eles Didier Faure e Jean Luc Dutel num magnífico Mercedes 450 SLC na sua configuração de época.

Testes de qualificação – No Grupo A e um OPEN, dois BMW M3 e um Ford Sierra Coswoth com Chalon, Gillard e Guerdoux ao volante seguidos por Clause (M3) Frugier (BMW 2002ti), Marie (M3), Blancchemin (Honda Civic) Maitre (M3) Bondoux (M3) e Hocroun (Renault 5 Turbo) Nas categorias, na Série Touring Ruiz (BMW 325i E38) venceu à frente de Emeric (Honda Civic 1600), Galmiche (BMW 635), Barrere (Renault 5 Alpine), no Troféu Antho Macé conquista a pole do Peugeot 505 assim como Chalon no Open e Gillard no Grupo A

Corrida 1: Benezech (Honda Civic Open) não conseguiu competir nas eliminatórias da última linha, o que é um bom presságio para uma recuperação muito boa e um espetáculo garantido. Desde o início Gillard assumiu a liderança e nunca mais saiu dela, apesar da pressão exercida primeiro por Frugier e depois por Chalon. Guerdoux ficou atento, assim como Bondoux. Todos esses pilotos rodando dentro dos tempos de qualificação significam que as coisas estão indo muito rápido, mas ainda não o suficiente para impedir o retorno selvagem do Civic azul de J.Benezech, que o verá escapar para o primeiro lugar. 1”6.

No Touring de produção, JB Emeric (Honda Civic), que já havia conseguido um excelente tempo nos testes, 4/10 atrás de Ruiz em seu BMW 325i ex Chalon, viu seu capô abrir na 2ª curva, arruinando sua corrida. No pit, mas com visibilidade reduzida, após a parada de Cavallera (Volkswagen Corrado) são Galmiche (BMW 635 CSI) e Barrère (R5 Alpine) que acompanharam Ruiz no pódio dos carros de produção.

Na ANTHO Cup Julien Bonnet depois de uma noite de trabalho no Peugeot 505 viu seus esforços recompensados ​​enquanto o Sr. 505 JF Macé foi forçado a abandonar 3 voltas da bandeira quadriculada.

Corrida 2 –Grid invertido para os primeiros 10. Isso permitiu que Lom e Blanchemin ocupassem a 1ª linha na frente de Marie e Maitre e Guerdoux para assumir a liderança antes do final da 1ª volta e mantê-la até a 6ª volta enquanto os 2 primeiros terminam a corrida. 1 para recuperar a sua posição, mas desta vez na ordem inversa. Por trás da luta entre seus perseguidores foi fascinante. Se Chalon, o poleman cujo BMW M3 guardou as cicatrizes da saída violenta do dia anterior, sofreu para manter contato com os líderes, Guerdoux e Bondoux, Marie e Clause, Maitre e Chocroun garantem um espetáculo oferecido por todos os pilotos do primeiro ao último em todas as categorias. Abaixo um Ford Mustang

Assim na Série Turismo se Ruiz manteve a 1ª posição ”Levla” que assumiu o volante da Honda que partilhou com Emeric faz o que pode com um para-brisas certamente reforçado por uma película mas ainda assim tão estrelado para voltar ao 2º degrau de o pódio.

Na Antho Cup JF Macé recuperou o lugar preferido enquanto Bonnet, vencedor da Corrida 1, não pôde ser titular. No final, em “Open” J.Benezech esteve à frente de Chalon e L.Bondoux; no Grupo A T. Greau faz o mesmo com JP.Guerdoux e C.Clause e no TS S.Ruiz está à frente de “Levla” e B.Barrère. Finalmente o Troféu Adour Ocean dedicado aos pilotos do sudoeste foi para o Sr. Dos Anjos no Renault Clio abaixo atrás do Opel Monza

Conclusão: Esta Fraternidade excepcional que une todos os participantes do HTCC terá sido mais uma vez a base do sucesso deste 3º encontro da temporada e é com o coração que enviam as suas felicitações ao novo e recém-eleito Presidente da FFSA Pierre Gosselin nele lembrando que o mundo dos pilotos amadores ainda representa a maioria dos licenciados e a renda que os acompanha. O Copa da França de Circuitos é uma das séries que representa este mundo e merece mais consideração….

Próximas reuniões Croix en Ternois e Le Mt Dore. Mais uma vez um grande obrigado aos parceiros históricos do HTCC: ORECA e MOTUL

Episódios 7 e 8 CROSS IN TERNOIS 29 e 30 de junho: Croix é a oportunidade de celebrar o regresso de um dos papas da categoria de turismo de produção, Stéphane Delecour e do seu famoso Opel Monza 3 litros. É verdade que faltam cerca de cinquenta quilômetros para o circuito.

Testes de qualificação: É com pouco mais de um décimo que V.Gillard (BMW M3) conquistou a pole à frente do atual campeão B.Frugier (BMW 2002 ti), mas 20 anos há menos em termos de data de lançamento dos carros. Atrás do Munique A.Lang (Alfa Romeo 75T), acima posicionou o 1º italiano mais um décimo à frente de O.Blanchemain (Civic), Chocroun (R5Turbo) Accart (Renault Super 5 GT), S.Delecour 1º dos carros de produção, A. Meynard'( Renault Clio), Moineau, Y.Fardeau e B.Esperon atormentados por problemas de carburação.

Corrida 1: Um início de fanfarra para o poleman que conduziu A.Lang sobre suas rodas, que teria antecipado o apagamento das luzes em alguns décimos e “ganhou” um stop and go. Não vendo a bandeira ordenando que ele retornasse aos boxes para cumprir sua penalidade, ele foi simplesmente desclassificado, deixando a posição de segundo para V.Chocroun à frente de Blanchemain, Accard, Delecour vencedor do Grpe N, Meynard, Moineau, Fardeau e Esperon ainda enfrenta problemas no carburador. Quanto à segunda qualificação, B.Frugier, depois de ter parado na linha de partida, o motor BMW recusou-se a reiniciar, obrigando o seu piloto a abandonar.

Corrida 2: Muito boa largada do Alfa de Lang à frente da M3 da equipe Gillard com desta vez T.Gréau ao volante e Frugier a largar no final da fila que resolveu o problema encontrado em Corrida 1 e assumiu a liderança na 3ª volta. As posições destes três pilotos mudaram constantemente até ao final da corrida. Gréau vencendo à frente de Lang e Frugier.

Logo atrás também foi a luta entre, por um lado, a Honda de O. Blanchemain, o BMW 323 de B. Espéron que recuperou toda a sua potência graças à ajuda mútua de outros concorrentes e o R5 Turbo de Chocroun antes disso. Ele viu seu para-brisa quebrado obrigando-o a abandonar e por outro lado o Renault 5 GT de Accard, o Clio de A.Meynard e o Opel Monza de Delecourt.E.Moineau e Y.Fardeau 1º de menos de 1300 caminhando perto sem ter feito nada de errado.

Histórias de paddock: Menos do que o habitual, mas tão felizes por estarem juntos, todas as tendas individuais das equipes juntas deram a impressão de uma mesma estrutura. Na ausência da família Gheza, foi B.Frugier quem pareceu ter tomado as rédeas e organizado o “piquenique” e as celebrações. Entre os restaurantes e as churrascarias da aldeia HTCC, o conhecido convívio desta série aparentemente não sofreu com a falta de participantes, ao contrário da expressão “quanto mais, melhor”.

O próximo evento do calendário do HTCC é a famosa escalada do Monte Dore (disputada em um cenário magnífico em uma superfície estilo circuito e um traçado com 50 curvas, este evento foi muito frequentado por uma série de pistas altamente reconhecidas). Pilotos, incluindo os ex Fórmula Um, numa época em que os verdadeiros pilotos de automóveis não estavam confinados a uma especialidade. Um dos únicos verdadeiros pilotos de corrida atualmente em ação é Romain DUMAS que, além de se destacar nas principais corridas de resistência ao redor do mundo, é três vezes vencedor e recordista da subida de montanha mais reconhecida: Pikes Peak abaixo

Venha provar, não ficará desiludido, adrenalina garantida, e o ambiente HTCC nas montanhas é sempre tão alto como os picos a escalar. Para se cadastrar, tudo está no site HTCC.fr, aba de cadastro


OBRIGADO aos nossos parceiros MOTUL e ORECA pelo apoio dado aos pilotos HTCC do primeiro ao último.Texto: Didier GHEZA ©Jeff Lessenne


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

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