GT Malzoni: O Esportivo do Herdeiro.
O sobrenome italiano no mundo do desenho de carrocerias de automóveis está em destaque não só na Europa. Mas em todo o mundo. E No Brasil tivemos a felicidade de ter aqui Toni Bianco, Rino Malzoni, e também um nativo do estado de Minas Gerais, o mineiro Márcio Piancastelli deixou seu traço no belo SP-2 e também no Volkswagen Brasília. O mais famoso esportivo de Rino Malzoni, foi o pequeno com motor dois tempos DKW que fez sucesso nas pistas e nas ruas.
E Francisco “Kiko” Malzoni, O esportivo, projetado e construído por Francisco “Kiko” Malzoni, filho de Rino, foi apresentado no Salão do Automóvel em São Paulo em 1976. Era mais um modelo Exclusivo com carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro sobre a renomada e eficiente plataforma do Volkswagen Brasília 1600. Na frente era notável seus faróis escamoteáveis. Com relação ao seu interior seguia a mesma receita dos outros esportivos artesanais. Volante esportivos, couro nos bancos e painel,
Suas belas linhas estavam de acordo com a década de 70, esguias e aerodinâmicas. Era notável as rodas de liga com quatro furos e desenho exclusico, para choques laminas de borracha na frente e atrás. Usava várias peças oriundas de outras carrocerias de grande produção das grandes empresas. Concorria com o Puma, SP2, Bianco, Adamo, Miura, Lorena… todos de plástico reforçado com fibra de vidro. E era muito mais carro que os carros mais potentes e derivados ou não de esportivos das grandes Ford, General Motors, Fiat, Alfa/FNM…ect Era bem acabado e tinha condições e atributos para enfrentar a concorrência. E em 1976 o governo proibia a importações de carros. O requinte dos vidros verdes estavam presentes.
Tinha câmbio: manual de 4 marchas com alavanca no assoalho e tração traseira. Seu motor boxer, cilindros opostos Volkswagen estava em posição traseira, com 4 cilindros, 1.584 cm³, 2 carburadores de corpo simples, comando de válvulas no cabeçote com Taxa de compressão: 7,2:1 e potência: 65 cavalos a 4.600 rpm. E foi prometida versões mais apimentadas com motores com 1.800 cm³ e 2.000. Ia ficar muito interessante. A velocidade final estava em torno de 138 km/h em fazia de 0 a 100 km/h em 15 segundos.
Há relatos que seu desenho foi inspirado no GT 4R, abaixo, mas as diferenças são nítidas de estilo apesar do desenho ser do pai de Kiko e de Anísio Campos.
Sua carroceria tinha comprimento de 3,90 m de largura, 1,68 m de altura, 1,14 metros e entre-eixos de 2,40 m. Seu peso era de 770 quilos.
Se a produção não passou de 35 unidades segundo relatos na época e hoje não devem existir mais do que cinco modelos infelizmente. A maioria dos desenhos dos esportivos arrefecidos a ar no Brasil foi muito feliz em termos de estética.
Texto e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação.
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