Vanlife, os novos nômades, um estilo de vida, de rodar, de viajar, de morar…

Vanlife, os novos nômades, um estilo de vida, de rodar, de viajar, de morar…

Em parceria com a agência “Coflocs”, o Salão Rétromobile abriu o fenômeno dos novos nômades que se aventuram ao volante de antigas peruas/utilitário convertidos. É um novo modo de vida que os visitantes da feira descobriram graças à exposição inédita Vanlife e seus dez veículos expostos na passarela que liga os pavilhões 1 e 2.

Van Volkswagen T3 com vista para La Chartreuse acima. O VANLIFE: UM FENÔMENO NA ERA DO TEMPO

São estudantes, ativos ou aposentados. Sozinho, casal ou família. Seus pontos comuns? Resolveram largar, sem avisar, deixar o cotidiano sedentário para viver novas aventuras nômades. Popularizado em maio de 2020 com o primeiro desconfinamento por preservar o mais alto nível de segurança sanitária, esse estilo de vida conta com o poder das redes sociais para angariar novos seguidores. Navegar nessas plataformas, por sua vez, o encoraja a pegar a estrada. Descobrimos vídeos de paisagens exóticas e fotos de encontros inusitados, situações novas e instalações muito confortáveis.

Volkswagen Kombi T1 na natureza

Viva, viaje e viva numa Kombi equipada à sua imagem e muitas vezes antiga, tanto para um fim-de-semana em França como para uma viagem indefinida ao outro lado do mundo: assim é a vida numa Kombi (Vanlife) . Um fenômeno que todos esses aficionados descrevem como um hino à liberdade. Um universo que tem seus códigos e usos. Este tipo de turismo oferece uma verdadeira lufada de ar fresco e uma grande flexibilidade organizacional, porque pode viajar de forma inesperada, sem ter de despachar as malas num parque de campismo.

Van Chevrolet da Califórnia com vista para Los Angeles – VANLIFERS DEIXAM SUAS MALAS NA RETROMOBILE

A van é a ferramenta de suas andanças, sua casa sobre quatro rodas. A originalidade está no poder: o show Rétromobile mostrou que muitos veículos se prestam ao Vanlife. Os visitantes descobrirsm uma dezena de veículos: Volkswagen Combi, Peugeot J7, Chrysler cabriolet 1933 com sua caravana, Renault Estafette, autocaravana Simca 1100, microônibus Fiat 850 Familiare equipado com sua tenda de teto de época, Citroën 2 CV Tour du World, Peugeot D4B , Autocaravana Commer.

Acima Van Citroën Type H em frente ao mar

Através destes veículos, mas também dos testemunhos dos seus proprietários, o Salão Rétromobile foi uma oportunidade para descobrir as duas categorias de vanlifers: fãs de acessórios caseiros ou “DIY” e seguidores de vans totalmente equipadas, como o famoso Kombi VW T1 e T2 Westfalia dos anos 1970. Segundo a Coflocs criada por Laurent Lingelser e Florian Mosca, dois vanlifers amantes da aventura que fazem vídeos e documentários inspiradores de suas viagens, além de guias com a Michelin, a Kombi VW T3 é a van de referência. Foi aliás ao volante deste modelo que os próprios autores e realizadores do filme “Vanlife, os novos nômades” apanharam o vírus desta nova forma de vida.

Van Volkswagen T3 no deserto

Os Vanlifers podiam falar durante horas sobre as suas viagens e as suas experiências que podem ser resumidas numa fórmula: “Você aponta para um ponto no mapa e vai lá quando quer e a sua vida quotidiana não será alterada graças em particular às ferramentas das comunicações modernas. O testemunho de Eva e Matthias foi esclarecedor. Depois de passar seis meses reformando e equipando um Peugeot J7 1979, esses jovens queriam viajar para o sul da Europa. “Encontramos vanlifers que estavam indo para o Cabo Norte. Decidimos segui-los e nos deixar levar. Depois de oito meses na estrada e 20.000 quilômetros, aqui estão eles de volta à França com a memória de encontros extraordinários e imagens em suas cabeças que terão o prazer de compartilhar no Salão Rétromobile. Obviamente, eles não desistiram do sul da Europa, que será seu próximo destino em algumas semanas. Garantindo grande liberdade de movimento e uma mudança total de cenário, o Vanlife está desfrutando de uma popularidade sem precedentes.


Outros modelos interessantes que podem e devem entrar neste estilo de vida:

Furgão da linha E-Series Econoline. Esta é de 1995.

Nesta estava com  frente mais aerodinâmica, mais confortável, mais silenciosa e segura. O chassi tinha entre-eixos de 3,50 metros, com opção entre 5,38 e 5,89  metros de comprimento. Podia acomodar, dependendo da versão, entre cinco e quinze pessoas. Tinha como opção de motores: Os Windsor 4,9, o famoso 302, um 5,8, chegando a 7,5 litros a gasolina e um V8 7,3 diesel. Era equipado com caixa automática de quatro marchas. Não era nada leve: Pesava 2.100 quilos. O modelo acima é uma E150 ano 1995 modelo Converse

Em 1997 novos motores: Um forte V10, o Triton que tinha 6,8 litros de cilindrada e 265 cavalos. Também novos V6 de 4,2 litros e 200 cavalos e os V8 de 4,6 litros com 215 cavalos e 5,4 litros com 235 cavalos.  O E-550 Super Duty chegava em 2002, e em 2003, o famoso turbodiesel Navistar de 6,0 litros com 325 cavalos. A linha começou em 1960, tinha dimensões bem menores, e nasceu para enfrentar um concorrente estrangeiro forte: O Volkswagen Kombi!


Chevrolet Van Beauville.Esta é terceira geração, fabricada entre 1971 e 1996 e utilizou motores com seis cilindros em linha, V6 e V8 movidos a gasolina. Um versão V8 diesel estava disponível a partir de 1982.

Outra Van Chevrolet G20. A GMC era idêntica. Esta é terceira geração, fabricada entre 1971 e 1996 e utilizou motores com seis cilindros em linha, V6 e V8 movidos a gasolina.

Sempre prestigiando o encontro do Clube de Nova lima esta bela Chevrolet 3100 picape da linha Advanced Designer, modelo “Camper”. Este modelo foi fabricado entre 1947 e 1955.

Também esta Kombi super especial

Uma Dodge RAM

O Renault Estafette também usada como Van para viagens em família

Um Alpine deste século e um Renault Estafette

Da linha do sedã Corvair. Completando a linha de utilitários a General Motors a série chamada de R10, que tinha emblemas Corvair 95 por causa do entre-eixos de 95 polegadas ou 2,41 metros (e que os americanos tratam como FC, por assim ela ser identificada no catálogo de peças). O mais conhecido dos 95 era o Greenbrier, furgão para passageiros, com janelas em todo o entorno do carro e até uma grade falsa na frente. Havia a versão fechada (Corvan) e também a picape (Rampside). Faria frente ao Volkswagen Type 2, ou Kombi, mas saiu do catálogo em 1963. Não obteve o sucesso esperado.

As Vans Econoline produzidas entre 1961 e 1967 utilizavam o chassi e motores do Falcon. Havia além destas a versão fechada e picape

Havia a versão picape e foi inspirada na inglesa Ford Thames.


Grand Merci au Space Presse Rétromobile.

Montagem e tradução Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site