Autoclásica 2022 – San Isidro – Buenos Aires – Argentina – 20ª Edição
Uma das melhores exposições de carros do mundo acontece aqui na América Latina. Junto com Chantilly Arts et Elegance Richard Mille que acontece na França, Villa d’Este em Tivoli, Itália e Pebble Beach, no condado de Monterey, na Califórnia, a Autoclásica é um dos melhores eventos FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens). Desde 2002 uma exposição ímpar! Acima um Bugatti Tipo 57 Ventoux 1935 que foi o melhor da mostra (Best of Show)
Neste ano esta exposição única recebeu mais de 40 mil visitantes, cerca de 600 carros, 400 motocicletas. Foi comemorado: o 75° aniversário da Ferrari, o 50° aniversário da Divisão Motorsport da BMW, o 60° aniversário do mítico Jaguar E Type, o 100° aniversário da Lancia Lambda. O encontro argentino é marcado por homenagens.
O 50° aniversário da Honda CBX, e uma lembrança sincera do 40° aniversário das Malvinas. Também: Espaço BERTA( o preparador/mago Oreste Berta), onde foi feita uma homenagem especial ao “mágico” de Alta Gracia, que revolucionou o Turismo de Carretera nos anos 60 com o mítico Ika Torino e sua coroação internacional com o excelente desempenho destes carros nas famosas “84 horas do Nürburgring”.
Estavam presentes os vencedores do Autocásica dos anos anteriores, o que deu um grade destaque dará um enorme brilho a esta nova edição, bem como uma merecida homenagem à “Lole” Reutemann”.
Vários clubes estavam presentes, colecionadores, uma enorme feira de peças, livros, revistas, catálogos, livros… carros americanos, europeus, asiáticos e até brasileiros … também havia veículos militares, lindos barcos e e belas e rápidas motocicletas. Cinco dias com excelente tempo, calor e frio moderado, modelos raros e muitos entusiastas numa área de 9.000 m².
Logo ao passar pela entrada, neste ano, na praça, estavam carros da Divisão Motorsport da BMW
Após a praça tem duas avenidas com belas árvores e o espetáculo começa com poucos passos.Os belos Boulevard dos Jardins do Hipódromo de San Isidro. Carros raros de várias nacionalidade do século XX
Onde? San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Quem estava lá: Clubes de várias partes da Argentina. Organização: Clube de Automóveis Clássicos (C.A.C.) da República Argentina
Os patrocinadores
O mapa da exposição
Os Clubes Argentinos
Espaço Oreste Berta. Abaixo um Berta Hollywod pilotado pelo brasileiro Luís Pereira Bueno. Motor V8 do Maverick GT com 450 cavalos a 7.000 rpm. Velocidade final de 312 km/h. Correu aqui em 1975. Foi premiado
Outro Ika Torino. Saiba mais
Modelos Renault. Um R18 Berta premiado e um Renault 21
Um Renault Gordini “Raton Escandaloso” . Motor 1.093 cm³ e 100 cavalos. Caixa Gordini/Berta com cinco velocidades. Final de 220 km/h.
Um Ford Focus preparado
Um Berta Tornado F1 mecânica argentina. Motor com seis cilindros em linha, 3.997 cm³, 380 cavalos e caixa com 5 marchas nacional. Velocidade máxima de 300 km/h.
Outros muito interessantes
Os Chrysler Argentinos
Outro modelo do Dodge GTX
Visto de trás. Saiba mais
O Chrysler Valiant argentino. Tanto os sedãs Ford, Chevrolet ou Chrysler chegaram primeiro na Argentina, no início da década de 60. No Brasil no final da mesma.
E um GTX de competição categoria Turismo
Studebaker Argentina
Abaixo um modelo Lark perua Conheça
Um modelo sedã
Uma picape Camper tal qual a americana com motor V8
Que tem uma ótima caçamba. Esta feita na fábrica a partir de um sedã
Bela também
Os Chevrolet Argentina leia-se modelo Nova
Outros de destaque da série II
Visto de frente
E um modelo especial
O antecessor Chevy Nova modelo SS com motor 4100
E um modelo para competições
E o modelo premiado SS série 2
O IKA Torino 308 W é um orgulho argentino. Estava no Stand Museo Fangio
Outro
Uma versão perua artesanal
E um sedã quatro portas.
Junto deles estava o esportivo argentino Crespi Tulia GT com motor Renault bem vitaminado
Outro modelo Tulieta. Eram fabricados no bairro de Balcarce na região metropolitana de Buenos Aires
Clube Auto Union (Audi, Horch, DKW, Wanderer)
Um motor dois tempos com três cilindros com muita saúde
Alguns modelos
Nosso conhecido Veja mais nacionais
O esportivo 1000 SP
Outro Super Sport
E o utilitário DKW Schnellaster (transportador rápido)
Espaço Juan Manoel Fangio
Caminhão Mercedes-Benz 1954 Renntransporter também chamado Blue Wonder e acima uma réplica do Mercedes-Benz 300 SLR. Transportava também o modelo W196
O caminhão mais rápido do mundo. Chegava a 160 km/h
Ford T com motor Chevrolet de quatro cilindros. Após modificações na suspensão, no chassi e na carroceria receberia um novo motor Chevrolet com seis cilindros em linha, cerca de 90 cavalos que obtinha a velocidade máxima de 170 km/h. Por causa da cor, tinha o apelido carinhoso de ”La Negrita”.
Um Maserati 250 F 1957
Um Lancia D24 1954
Um Alfa Romeo 159 1951
Um Alfa Romeo 308
E a famosa Chevrolet Carretera 1938. Conheça a linha Master
Um Chevrolet cupê Turismo Carretera 1965 premiado
Leia a história do pentacampeão
Espaço Carlos Alberto Reutemann
Seis carros foram exibidos num estande muito especial. Acima um Williams FW 07 de 1980. Abaixo um Brabham BT30 Cosworth FVA ano 1970
BWA T 322 – Construtor BWA – Benzoni, Valsecchi e Arrigoni (Itália). Fórmula 3 ano 1967. Em 1969 adaptado ao regulamento de Fórmula 2 Mecânica Nacional. Motor Fiat 1500, 1481 cm³ com caixa de cinco velocidades. Velocidade : máxima 220 km/h.
Huayra Ford – 1969. Motor V8 Ford com 5.000 cm³ e 320 cavalos a 7.000 rpm. Velocidade final de 280 km/h. Reutemann participou do projeto.
Peugeot 205 T16 – 1985 – Rali Argentina 1985, 3º lugar no Grupo B. Fez neste sua última prova como piloto profissional. Conheça o 205
Carlos Alberto Reutemann (Santa Fé, 12 de abril de 1942 — Santa Fé, 7 de julho de 2021). Foi vice-campeão da Fórmula 1 em 1981, perdendo o campeonato por 1 ponto para o brasileiro Nelson Piquet na última prova, o GP de Las Vegas. Após abandonar as pistas, entrou para a política, sendo, por duas vezes, eleito governador da província de Santa Fé: de 1991 a 1995 e de 1999 a 2003. Foi senador de 2003 até 2021.
Os carros de Enzo
Os carros de Enzo Anselmo Ferrari fizeram 75 anos e a comemoração portenha foi digna de Modena e Maranello. Vários modelos das décadas de 50,60 e 70 estavam lá. Apresentaram carros raros na América latina! Abaixo um modelo 166/195 Inter Berlinetta carroceria Vignale 1950. Recebeu o prêmio Ferrari na celebração final.
Uma 330 GT 2+2
Um 250 GTE Conheça
Um 259 Lusso Leia sobre a SWB
Um Dino 246 Conheça
Um 365 GTB/4 Conheça
Uma Testarossa Conheça
Mondo Ferrari moderno
O 100° aniversário da Lancia Lambda
Abaixo um Torpedo 1926
Um VII série 1927. O de cima e este com motor V4 com 2.374 cm³ e 59 cavalos. Velocidade final de 120 km/h
Um modelo 1927 MM Zagato Spider
O nascimento do Lambda data de 7 de dezembro de 1918, quando Vincenzo Lancia registrou uma patente em 28 de março de 1919, sob o número 171922, para um novo modelo de carro, com plantas e diagramas técnicos do futuro modelo.
Algumas características revolucionárias para a época: um radiador circular, as suspensões do eixo dianteiro semi-independente com lâmina transversal, sem o tradicional chassi com longarinas (monobloco), sua substituição por uma carroceria de aço estampado projetada para funcionar como uma única peça.
Bayerische Motoren Werke AG – MotorSport – 50 anos
Abaixo um modelo E30
Um série E24 Conheça Premido
Um Z3 M cupê
Os modernos
E um 328 Roadster que não esta nesta “Plaza”. Foi fabricado entre 1936–1940 com apenas 464 unidades produzidas
E também um M1 Conheça
Ainda na Alemanha
Borgward Isabella
Foi fabricado entre Junho de 1954 até 1962
Modelos cupê, quatro portas e perua
Eram produzidos em Bremen-Hemelingen na parte noroeste do país. Fizeram sucesso em ralis. Tinha quatro cilindros em linha, 1.493 cm³ e 75 cavalos com caixa manual de quatro velocidades.
Mercedes-Benz
Abaixo um 190 SL Conheça
E o famoso. Abaixo um AMG 300 SEL 6.8, “Red Sow” (1971)
Outro modelo famoso em ralis classe W110, 111 e 112. Acima e abaixo Conheça
Um sedã 200 competiu e fez sucesso no Rali de Monte Carlo de 1960. Chegou em primeiro lugar com Walter Schock e Rolf Moll, e também em segundo e terceiro. É um desafio até hoje. E sempre foi um dos mais difíceis da Europa, com 3.650 quilômetros de extensão, com muitos penhascos, curvas estreitas em asfalto, muito gelo e também tempestades de neve.
Outro muito especial baseado no 300 SL
Clube Volkswagen Escarabajo
Outro modelo especial 1302 S (Salzburg Beetle) que motivou a empresa a entrar nas competições. Conheça este famoso
E uma bela Kombi. Conheça
Os Ingleses
Jaguar E-Type 60 anos em 1961
Havia por volta de vinte modelos das três gerações
Acima um modelo cupê. Abaixo um conversível
Outro belo
Um carro que fez o Comendador Ferrari se curvar para admirá-lo. Leia sobre este esportivo
Os melhores dos anos anteriores – Best of Show
Acima Bugatti Tipo 57 Ventoux 1935 e abaixo os Bugatti Tipo 37
Alfa Romeo 6C 2500 Touring 1947 foi premiado também este ano.
Um Bentley 3 Litre Speed em 2007 e um Vauxhall Velox em 2006
Um Cord 812 S Phaeton cupê
Um Bentley 4 ¼ Litre Sedanca Cupê carroceria Gurney Nutting
Bela dupla Mercedes-Benz 300 SL Conheça
Bugatti T57 Atalante em 2017 e Bugatti 57 TT
Packard 645 Dietrich Dual Cowl Phaeton 1929
Um Bentley 3000 1927
Delage D8 Carroceria Chapron
Os 40 anos da Guerra das Malvinas
Houve uma homenagem com a presença de equipamentos usados e militares presentes. Acima o avião Douglas A-4 Skyhawk. E abaixo o radar funcionado.
Um helicóptero B Helic Asal 601. Estava aberto a visitação e adultos e crianças adoraram.
Um Mercedes-Benz Unimog
E o Mercedes-Benz Classe G Conheça
Os Carros de Rali
Acima um Lancia Stratos que foi premiado Conheça Abaixo um Subaru Impreza STi WRC(World Rally Championship) 1999 FIA
Um Renault R5 Turbo Conheça
Renault Clio Williams ex campeão de ralis na Argentina
Outros
Um Renault R12 Conheça
Um Ford Escort RS Cosworth Saiba mais sobre o Escort
O carro de Don Alejandro De Tomaso – O Pantera
Dois estavam lá e este foi premiado Conheça
Outros italianos
Fiat Balilla 508 Sport 1932
Cisitalia DF85 carroceria Fissore
Alfa Romeo 2600 Sprint Bertone. Foi premiado A versão sedã era idêntica ao nosso FNM 2000
O Clube Alfa Romeo Argentina Veja o último evento do clube
Americanos
Um dos estandes mais originais da exposição. Abaixo o famoso Dodge Charger do seriado Os Gatões e acima o Black Pontiac Trans-Am do filme Agarra-me se puderes com Burt Reynolds.
O famoso Mustang Eleanor do filme 60 segundos
Ford Mustang Fastback (“Bullitt”) com a “tela” do cenário em San Francisco, Califórnia. Leia mais sobre o Ford Mustang e sobre Terence Steven McQueen
O Clube Mustang Argentina
E seus modelos. Acima um Mach One (1971 – 1973)
Outro. Acima e abaixo os primeiros modelos 1965/1966
E um deste século
Estacionados na frente no canteiro central do boulevard
Outros muito interessantes
Os Ford T
Outro
A serviço dos bombeiros
E uma interessante picape
Um Ford 1949/1951 Conheça
E o GT-40 réplica. Conheça este que fez fama nas 24 horas de Le Mans
Os Chevrolet e carros do Grupo General Motors
Abaixo e acima os da linha Master
Um Cadillac 1941 cupê
Uma El Camino Conheça
Do mesmo grupo um Pontiac GTO
Os carros de Walter Chrysler
Um Dodge Kingsway
Um Plymout Valiant que cedeu a plataforma para os primeiros Barracuda
E uma picape Dodge Ram quando ainda tinham tamanho de picapes
Franceses
Citroën Club Argentina
Os 40 anos do Citroën BX
Outro modelo. Foi produzido entre 1982 — 1994 num total de 2.337.016 exemplares.
Foi desenhado por Carrozzeria Bertone e particularmente pelo engenheiro chefe Marcello Gandini
Um modelo ID que era um DS mais simples Veja os eventos do Clube Argentino Citrobaires
A marca Talbot 11 Six 1930 também foi fabricada na França
E um Almicar Sport 1936
A Premiação
Os troféus
E os mais destacáveis
Um público muito elegante
Um belo local com muito verde, uma bela construção simulando uma sala de visita, cadeiras para uma plateia privilegiada, uma rampa para que os carros subissem e recebessem a premiação. Assim foi com muita elegância a tarde de domingo, dia 9 de outubro de 2022. E o Type 57 de 1935 foi o escolhido pelo jurado e ganhou o maior prêmio da mostra: “Best of Show Autoclásica 2022.
Após a cerimônia foi servido um coquetel aos presentes. Abaixo a motocicleta vencedora Harley-Davidson UL 1200 Flathead 1947.
Nota: Desde 2017 e pela primeira vez, a Autoclásica, foi declarada Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura Argentino.
Um lancha Alcarez Hemi V8 ano 1964
Categoria veículos comerciais. Um Ford picape F-100 1979. Nunca foi restaurada
Um Ford A Caminhão 1930 também Categoria veículos comerciais.
Um Kaiser Jeep 1964 veterano das guerras das Malvinas e do Vietnã
Um Jeep Willys Overland 1942
Categoria competição um Volpi Chevrolet ex-Fangio
Um Chevrolet Projeto 11
Berta Hollywood Ford
Um Chevrolet cupê Carretera 1965
Um Chevrolet cupê 1968
Um simpático utilitário com motor Volkswagen arrefecido a ar 1964 (Jipito) na categoria artesanal argentina. Foi o segundo lugar.
Um Iriarte Benjamin Riley primeiro na categoria artesanal argentina
Um Porsche 550 Spider Recriação
Um Lancia Panamericana Recriação
Um Chevy Nova II SS
Uma bela Station Wagon Rambler Ambassador Cross Country categoria origem americano primeiro prêmio
Fiat 125 Sport Argentino – Categoria indústria argentina segundo prêmio
Um Ford Taunus cupê GT 1980 – Categoria indústria argentina primeiro prêmio
Um Toyota 700 na categoria mini carros ano 1972, segundo prêmio
Um Fiat 500 Nuova 1957 – Primeiro prêmio na categoria mini carros
Um Cadillac Phaeton V8 1916 – Categoria veteranos segundo prêmio
Um Stoddart Dayton 1916 – Categoria veteranos primeiro prêmio
Um Ford A Sport cupê 1928 – Categoria Vintage americanos segundo lugar
Um Hudson Essex Roadster 1929 – Categoria Vintage americanos primeiro lugar
Um Bentley 4,5 litros Open Tourer – Categoria Vintage Europeu primeiro prêmio
Rolls-Royce Phantom I 1925 – Categoria Vintage Europeu segundo lugar
Dodge cupê conversível 1938 – Categoria pós Vintage americano primeiro lugar
Aston Martin Internacional 1932 – Categoria pós Vintage inglês segundo lugar
Chevrolet Impala cupê 1959 – Segundo lugar categoria pós guerra americano
Chevrolet Impala cupê 1959 – Primeiro lugar categoria pós guerra americano
Mercedes-Benz 300 S cupê categoria pós guerra segundo prêmio
Alfa Romeo 6C 2500 SS Pininfarina 1949 campeão voto imprensa e primeiro categoria pós guerra
Grande série segundo prêmio Volkswagen tipo 1 1957
Jaguar MK VIII 1958 primeiro lugar grande série
Pontiac Firebird 1978 – Segundo lugar prêmio contemporâneos
Chevrolet Camaro SS 1969 – Primeiro lugar prêmio contemporâneos categoria origem americano segundo prêmio
De Tomaso Pantera 1972 – Segundo lugar europeu prêmio contemporâneos
Ferrari 250 Lusso – Primeiro lugar europeu prêmio contemporâneos
Alfa Romeo 2600 Sprint – Segundo lugar europeu prêmio contemporâneos grande série
Jaguar E-Type – Primeiro lugar europeu prêmio contemporâneos grande série
Categoria Super Autos – Segundo lugar prêmio Lamborguini Hurácan Evo Spider
Categoria Super Autos – Primeiro lugar prêmio Mclaren 675 LT 2017
Categoria carro de rali segundo lugar Renault 18
Categoria carro de rali primeiro Lugar Lancia Stratos
Prêmio Fundação Lory Barra – Graciela Wartburg 1962
Prêmio Gustavo Fosco de desenho – Alfa Romeo Montreal
Primeiro prêmio Jaguar E-Type 60 anos
Ferrari 166/195 Inter Vignale 1950 – Primeiro lugar prêmio Ferrari 75 anos
Prêmio Fórmula Um Nacional Oreste Berta
100 anos Lancia Lambda
50 anos BMW 635 Motorsport
Prêmio Jorge Ferreira Basso para protótipo Zalcwas
Prêmio Especial AutoClásica para a empresa Pur Sang – Empresa argentina muito conceituada em réplicas muito fiéis e de grande qualidade.
Os três finalistas: O Bugatti competiu pelo principal troféu da Autoclásica com um Alfa Romeo 6C 2500 SS Pininfarina de 1949 e com um Bentley 4,5 Litros Open Tourer ano 1929.
E o Campeão e a família do proprietário
As tendas/Autojumble – Uma das melhores feiras com farto material sobre automóveis, mas tem muita coisa atraente como miniaturas, livros, peças e raridades. Excelente. Os músicos tocam e cantam muito bem. Cantam não gritam!
Um pouco das lojas
Detalhes
Agradeço o acolhimento do amigo Mauro Manuales https://www.facebook.com/mauro.manuales
Meus agradecimentos mais uma vez pelo credenciamento aos profissionais da imprensa do evento AutoClásica, pela recepção, da organização, pela recepção dos expositores, representantes de clubes e vendedores pela ótima acolhida. Muchas Gracias e hasta luego 2023!
Fiz mais de 1.400 fotos e não quis repetir as das edições anteriores. Clique aqui para ver como foi em 2017
Texto, fotos e montagem Francis Castaings.
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