CAF – Clube de Amigos Fusqueiros e convidados – Maio de 2024
O CAF é um clube de amigos, que têm uma paixão em comum por Fuscas e Aircooleds, carros da marca Volkswagen arrefecidos a ar. Comandado com competência por Cláudio Costa, o encontro, novo local, foi no Mirante Vista Real – Avenida José Maria Alkimin, 86, Bairro Belvedere, Belo Horizonte, Minas Gerais, sempre no terceiro domingo do mês. Muitas pessoas, cachorros, avenida larga, arborizada e bela vista da capital.
O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!
Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa
Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo
Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.
A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.
Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo
Mais Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle
Mas o primeiro Volkswagen foi a Kombi
Muito sucesso
O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia
Outro
No final da década de 60 a linha começava a diversificar com a chegada do sedã 1600 quatro portas, Variant e Tl
E agradou aos clientes fiéis da marca
Outro
E a Variant II Conheça a linhagem
Em 1973 chegava outro sucesso: O VW Brasília
O segundo esportivo Volkswagen
Conheça o SP-2
Os derivados
Sucesso no Brasil, Estados Unidos, África e Europa
E o Spider Conheça
O MP Lafer
E o Tarpan
E um Porsche 911 Carrera Turbo arrefecido a ar.
Os Visitantes
(Fabbrica Italiana Automobili Torino)
De Minas Gerais um Fiat 147 Europa
Um Fiat Uno 1500. O Uno com grande variação de carrocerias(os modelos Prêmio, Elba, picapes e furgão Fiorino) e motores.O modelo Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. Com duas e quatro portas. Lançada no final de 2013 pela Fiat, a série Grazie Mille teve apenas 2.000 unidades fabricadas.
O Tipo chegou ao Brasil importado em 1993 e logo venceu a concorrência por sua modernidade, conforto, versão duas e quatro portas, chegando a 4.000 unidades vendidas por mês. Um sucesso! O modelo 1.6 I.E era muito bom, mas o 2.0 IE SLX agradava muito. A versão com dezesseis válvulas e 2.000 cm³ e 109 cavalos chegou no final de 1995, era um carro muito bom, mas a concorrência crescia e hoje existem poucos em bom estado rodando.
Os General Motors
Uma picape Chevrolet C-10
A Veraneio
Um sucesso chamado Chevrolet Opala
Outro Conheça
Um Chevette
E dos Estados Unidos um Camaro da segunda geração
E um Cadillac DTS com motor Northstar V8 com 32 válvulas
Ford e a divisão Lincoln Mercury
Um Belo Mercury Monterey geração 1961–1964 que tinha a mesma plataforma do Ford Galaxie
E um Ford Mustang. A linha completou 60 anos em 2024
Chrysler
Da França um pequeno Renault Twingo, ou seja Twist, Swing e Tango. Lançado em 1992
Do Japão
Um Subaru Impreza que foi pilotado por Petter Solberg, ganhou o campeonato de pilotos WRC em 2003. Ele foi um piloto excepcional. Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship, WRC) é a categoria máxima de rali e é organizado pela FIA disputado em diversos tipos de terreno (asfalto, terra, neve, lama).
Gente feliz e de bom humor. Fundamental!
Num belo Belvedere que quer dizer mirante em francês
Texto, fotos e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.