Encontro The Garage BR – Abril de 2024

Encontro The Garage BR – Abril de 2024

Tem pessoas que não gostam de mudanças. Mas em certos casos é muito bom. Este ótimo encontro de Belo Horizonte foi para o campus da UniBH na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, bairro Buritis em Belo Horizonte, Minas Gerais. Há mais vagas, melhor organização dos carros, um bom local para os comerciantes, para a banda que como sempre tocou músicas ótimas…

Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas. Bom gosto no local da Banda

Muitos carros arrefecidos a ar e também nobres visitantes

Volkswagen

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Voxo no México, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo

Em todos continentes

A Kombi

Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas Conheça

O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia.

Abaixo um belo modelo TC

A linha começou a ficar mais diversificada no final da década de 60 com a apresentação do sedã 1600 quatro portas, Variant

E do TL Conheça a linha Typ 3

Em 1973 chegava o Volkswagen Brasília

Os irmãos juntos com a Variant II

E o original esportivo SP-2

Uma das mecânicas mais versáteis do mundo é do Volkswagen com motor quatro cilindros opostos (Boxer). Equipou o Puma , o Bianco, quase todos os carros fabricados pela Gurgel, Bugues, o Adamo, o Lorena, o Squalo, L’Auto Phor, Ventura, os primeiros Miura (nacionais), o Renha, o Jipe Jeg da empresa Dacunha, réplicas de antigos Bugatti 35 B, Alfa Romeo 1931 Monza, Mercedes-Benz 1929 Gazelle e até a motocicleta marca Amazonas utilizaram o motor VW a ar. Todos baseados nos Porsche refrigerados a ar. Originais ou réplicas. E o MP Lafer

O Maior sucesso em termos de esportivo como motor VW arrefecido a ar foi o Puma

Conheça

Uma réplica do Porsche 550

Um encontro ímpar

Dampf-Kraft-Wagen”, carro de força a vapor. Leia sobre o Candango

E a linha Gol nascida em 1980, gerou também a Saveiro, Parati e Voyage


FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) e o modelo sedã Oggi

Uno com grande variação de carrocerias(os modelos Prêmio, Elba, picapes e furgão Fiorino) e motores.O modelo Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. Com duas e quatro portas. Lançada no final de 2013 pela Fiat, a série Grazie Mille teve apenas 2.000 unidades fabricadas. Abaixo um modelo Turbo.


Os carros de Walter Chrysler

Um Dodge Dart Cupê

Um Charger Americano


E o mais famoso Chevrolet do Brasil Conheça o Opala

Em 1973 chegava o Chevette

Chevrolet Kadett GSI com assinatura Bertone que pode ser vista na coluna “B”. Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Leia sobre a história do Chevette que era idêntico ao Kadett alemão na década de 70!

E a picape Chevrolet

Os carros de Henry Ford

Um Ford que marcou a história: Leia sobre o Escort


Um sexagenário sem rugas. Leia sobre o Ford Mustang

A Bella Itália

AAlfa Romeo 156. Um dos mais belos sedãs da década de 90! Vasta gama de motores sendo o GTA V6 com 3.179 cm³ e 250 cavalos à 6.200 rpm. Fazia de 0 à 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h! Preparado pela famosa Autodelta, o GTA, para cumprir o regulamento, correu com um motor quatro cilindros, 2,0 litros e cerca de 300 cavalos. Fez bonito nas hábeis mãos de Nicola Larini e Gabriele Tarquini por exemplo no ETCC (European Touring Car Cup) em 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. A linda perua Sportwagon Q4 tinha opção de tração 4×4. Foi substituído pelo modelo 159. O 156 já é um neo clássico!


Dos Estados Unidos

Chevrolet 3100 Advanced Designer

E a GMC Sierra com 454 Pol³! Inédita no encontros. Leia sobre a linha C/K


França

Os carros de André Citroën

Em raro estado de conservação este Citroën ZX. Veio para o Brasil em versões duas, quatro portas e perua cinco portas que não veio para o Brasil. Foi produzido entre 1991 e 1998 com motores 1,1 litro, 1,4, 1,6, 1,9 e 2,0 sendo que o mais potente tinha 167 cavalos. Foi campeão do Rallye Dakar em 1991, 1994, 1995 e 1996.

E de Armand Peugeot Conheça o 205


Os carros da casa Daimler Benz

Abaixo modelo que deu início a Classe S.ercedes-Benz classe S sempre foi por anos muito distintos. Este da série W116 que foi produzida entre 1972 e 1980. O modelo com motor V8 e 6,9 litros era um canhão! Uma revista europeia famosa, publicou, em 1973 um teste em que um Mercedes 6,9 confrontava um Porsche 911 Carrera. Não eram da mesma categoria, mas tinha valor próximo e números de aceleração e velocidade final também! Vale lembrar que a Mercedes-Benz faz 126 anos em 2024

E um Mercedes-Benz 300 E classe 124


Da Suécia

Um Volvo 850. Foi produzido pelo fabricante sueco Volvo Cars de 1991 a 1996. Projetado por Jan Wilsgaard, o carro foi apresentado em uma carroceria sedã e uma carroceria perua foi introduzida em 1993. Várias inovações num dos carros mais seguros do mundo. Incluíam um motor com cinco cilindros em linha, um eixo traseiro Delta-link, um sistema de proteção contra impactos laterais….



Texto, fotos e montagem Francis Castaings.

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