Encontro The Garage BR – Novembro de 2023
Cada vez melhor! E já se firmou no calendário de encontro de antigos da capital mineira. Foi no domingo dia 26 de novembro de 2023, o encontro do The Garage no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na aprazível Praça íris Valadares. Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas.
Este ótimo evento acontece sempre no quarto domingo do mês com belos carros antigos de várias marcas nacionais e estrangeiros. E praça cheia muito animada. Um ótimo programa para que é fã ou não de carros antigos. Sempre com novidades. Ótimo! Aprecie sem moderação
Um evento Volkswagen, mas democrático que admite outras marcas. Isso é a união do antigomobilismo.
Arrefecidos a ar – Volkswagen
O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!
Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa
Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo
Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.
A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.
Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo
Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas. Era o utilitário Kombi
O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia
E o modelo Touring Cupê Saiba mais
A linha Typ 3 chegava no final da década de 60 Saiba mais
E o VW Brasília em 1973
Os esportivos Puma
Sempre com bela presença Conheça o Felino
E o MP Lafer
E Volkswagen Gol chegava em 1980
Depois veio da Saveiro, Voyage e Parati
E o belo DKW Fissore
General Motors
O melhor e mais amado Chevrolet do Brasil
O último Cupê Conheça linha
E a Caravan
E um raro Chevette Hatch
Ford
Um Escort XR3
E um Ford Mustang
Minas Gerais e Fiat
Presença mineira com o Fiat 147
O sucesso chamado Uno com grande variação de carrocerias(os modelos Prêmio, Elba, picapes e furgão Fiorino) e motores. O modelo Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. Com duas e quatro portas. Lançada no final de 2013 pela Fiat, a série Grazie Mille teve apenas 2.000 unidades fabricadas. Motores 1,0 litro, 1,3, 1,5 e 1,6 dependo da versão
Os Dodge da Chrysler
Acima um Dart Cupê. Abaixo o Charger R/T
E o americano Conheça
Festival Mercedes-Benz
Modelos muito bonitos de décadas diferentes A classe e o estilo da casa de Stuttgart, Alemanha
Bela presença de um Alfa Romeo 166 Conheça
Eles cantam para a praça. Não gritam para o bairro todo ouvir . Música de qualidade!
Texto, fotos e montagem Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.