59ª edição do Grand Prix de l’Âge d’Or (Idade de Ouro), 7 a 9 de junho de 2024 – Veículos Históricos de Competição

59ª edição do Grand Prix de l’Âge d’Or (Idade de Ouro), 7 a 9 de junho de 2024 – Veículos Históricos de Competição

Apesar do clima imprevisível, mais de 15.000 fãs e fiéis se reuniram neste fim de semana na Borgonha para admirar os 280 carros de corrida históricos inscritos. No lendário circuito Dijon-Prenois, conhecido e apreciado pelos pilotos pela sua tecnicidade condensada em menos de 4 quilômetros, o som dos lendários motores fez bater mais rápido o coração do público que compareceu em grande número.

O mais antigo encontro histórico de corridas em França, o Grand Prix de l’Âge d’Or continua a celebrar a História do Automóvel com esta 59ª edição. Na pista, 7 categorias se encontraram, oferecendo um belo panorama de alguns dos melhores momentos do automobilismo. Lá fora, os espectadores tiveram a oportunidade única no paddock de apreciar estes modelos lendários.

Tempo “imprevisível”!

Num ambiente festivo e popular, o fim de semana ficou também marcado pela celebração dos 70 anos da marca Facel Vega, com a presença dos amigos dos automóveis Facel Vega e de cerca de uma centena de modelos da marca vindos de toda a Europa. O Grand Prix de l’Age d’Or traça a história do automobilismo e continua a escrevê-la. Acima um Shelby Cobra Daytona

RELATÓRIO DE CORRIDA

• 2,0 Copa Porsche 911

Foram os Porsche 911 de chassi curto anteriores a 1966 que abriram as corridas durante o Grande Prêmio de l’Âge d’Or no sábado, no início da tarde, com uma pequena garoa tornando a pista de Dijon-Prenois muito imprevisível. Rapidamente, era previsível que a vitória seria disputada entre Andrew Smith (#64), Kyle Tilley/Olivier Bryant (#60), Bonamy Grimes (#116) e Phil Quaife/Evgeny Kireev (#11). Tivemos que esperar o fim da janela de pit stop para ver a situação se resolver, e se Evgeny Kireev se encontrasse no controle, rapidamente seria atacado por Oliver Bryant, que acabou encontrando a abertura e assumindo a liderança.

Para os outros competidores, foi mais complicado, com uma penalidade de 45 segundos para Grimes (Limites de Pista) e… uma retirada para Smith (roda solta)! Se ‘Olly’ Bryant finalmente impôs o #60 à frente do #11 de Kireev, foram Lukas Bucher e David Verzijlbergen (#411) que completaram o pódio final, aproveitando a penalidade de Bonamy Grimes vencendo apesar de tudo na categoria Gentlemen, à frente de os colombianos Juan Pablo Orjuela e Nelson Calle de um lado, o britânico James Turner e o alemão Patrick Kolb do outro… Com a descida das temperaturas, um pequeno surto muito apreciável. Abaixo um Cegga(Claude et Georges Gachnang, Aigle) -Ferrari 250 TR

• O Desafio dos Cavalheiros – The Gentlemen Challenge

Foi com tempo ruim que começou a Corrida 1 do primeiro The Gentlemen Challenge, sob a liderança do poleman Johnny Mowlem’s Lotus de Frederic Wakeman. Se o Lister Jaguar Flat Iron, de James Thorpe, assumisse a liderança, uma irregularidade na largada custaria ao britânico uma penalidade de 30 segundos…. Acima um BMW M1 e abaixo na frente um Jaguar E-Type Lightweight 

Os amigos do Clube Facel Vega

Para comemorar os 70 anos da marca Facel Vega, o Clube Amigos “Amicale Facel” Vega ocupou lugar de honra durante todo o fim de semana dentro do circuito. Mais de uma centena de modelos de toda a Europa reuniram-se para celebrar devidamente o aniversário da marca.

Muitos entusiastas ou curiosos de fim de semana se apressaram para conhecer mais sobre a marca e a sua história, bem como para admirar o desfile organizado ao almoço de sábado. Verdadeiro símbolo da elegância e do know-how francês em termos de luxo, estas pepitas mecânicas tiveram o seu lugar no centro de um evento como o Grand Prix de l’Âge d’Or, celebrando a História com grande “H” do Automóvel.

Novas aventuras aguardarão nossos pilotos, com um novo fim de semana Historic Racing by Peter Auto por ocasião do Dix Mille Tours, de 30 de agosto a 1º de setembro de 2024 no circuito Paul Ricard em Le Castellet! Abaixo um Lola T70

Belos bólidos – Alfa Romeo Giulia Bertone versus Ford Mustang

A grande época dos anos 60 e 70. Na frente um Porsche 911 RSR

Um Austin Healey

BMW E29 versus BMW Série 02.

Um Morgan e um Triumph TR2/3


Organização: Peter Auto ©Jean-Marie Biadatti – Photoclassicracing


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site