Encontro The Garage BR – Abril de 2025, Belo Horizonte, Minas Gerais

Encontro The Garage BR – Abril de 2025, Belo Horizonte, Minas Gerais

Há mais de dez anos existe o grupo The Garage BR. E há seis anos os encontros mensais. Desejo muitas décadas futuras. É muito importante preservar o patrimônio sobre rodas. O passado faz parte do futuro! E parte da história do país! E os colecionadores fazem!

Este ótimo encontro de aniversário foi em 27 de abril, domingo, em Belo Horizonte no estacionamento do campus da UniBH na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, bairro Buritis em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Há mais vagas, melhor organização dos carros, um bom local para os comerciantes, para a banda/trio Mentol que como sempre tocou músicas ótimas.

Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas. Muitos carros arrefecidos a ar e também nobres visitantes.

Os carros

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela

Abaixo o Herbie Conheça a história do Fusca

Muitos modelos bonitos

Lá dentro

Bom para adultos e crianças

A butique grife Garage Volkswagen

O primeiro modelo fabricado pela Volkswagen no Brasil foi o utilitário Kombi

Na final da década de 60 chegava a nova linha Typ 3 Conheça

Em 1973, desenhado pelo mineiro, Márcio Piancastelli, o VW Brasília

Outros

O segundo esportivo da marca foi o SP-2

Os derivados

Um Gurgel Xavante

Um Tarpan

Nossa réplica do Porsche 550

E o Gol chegava em 1980. E até hoje faz história Conheça

E o Volkswagen Parati


Presença Mineira

Um Fiat Uno. Primeiro veio o Uno com motores 1.000 cm³, 1.250, 1.4 Turbo, 1.5 e 1.6 R. Foi lançado na Europa em 1983. No Brasil no ano seguinte. Terminou sua produção em 2013 com o modelo Grazie Mille. Depois veio o sedã Prêmio duas e quatro portas como motores 1.300 e 1500 cm³. Após a perua Elba, também com duas e quatro portas e a picape Fiorino e suas variações furgão

Vindo da Itália. Um Alfa Romeo 164

Com a abertura das importações, em 1990, a Fiat começou a importar o modelo 164. Desenhado pelo estúdio Pininfarina, foi uma das atrações do Salão de Frankfurt de 1987. Era baseado na plataforma conhecida como Tipo 4, compartilhada com os patrícios Fiat Croma, Lancia Thema e com o notável Saab 9000. Foi o primeiro Alfa Romeo de grande porte dotado de tração dianteira, quase uma heresia para os alfisti mais conservadores.
Seus 4,55 metros de comprimento e 2,66 metros entre os eixos não escondiam sua vocação executiva: o 164 veio para enfrentar os melhores sedãs europeus, como Ford Scorpio, Opel Omega, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. O baixo coeficiente aerodinâmico de 0,30 permitia que alcançasse os 200 km/h, independentemente da motorização.
O monobloco do 164 trouxe outra inovação à casa: foi desenvolvido com o auxílio de computadores, o que ajudou a obter peso comedido e excelente rigidez torcional, característica essencial para o bom trabalho das suspensões independentes nas quatro rodas. A frenagem era comandada por quatro discos de freio, gerenciados pelo sistema antitravamento ABS. A versão de entrada vinha com o motor Twin Spark de quatro cilindros, dois-litros, duas velas por cilindro e oito válvulas com comando variável na admissão. Seus 148 cv levavam o sedã de 1.200 kg a 215 km/h, indo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Era o preferido de muitos por ser um motor mais leve, colaborando com a distribuição de peso entre os eixos. Havia também um quatro cilindros sobrealimentado por turbocompressor, similar ao motor utilizado no Brasil pelos Fiat Tempra Turbo/Stile. Entregava 175 cavalos e torque de 27 mkgf, fazendo com que a máxima subisse para 225 km/h. O turbo também estava na versão com motor diesel 2,5 litros e 116 cavalos.

O Alfa Romeo 156 foi lançado em 9 de outubro de 1997 no Salão do Automóvel de Genebra. No ano seguinte recebeu o prêmio de Carro do Ano na Europa. Os motores inicialmente disponíveis eram o 1.6l (121 cavalos), o 1.8l (144 cavalos ) e o 2.0l (153 cavalos ) e o V6 de 2.5l (192 cavalos ), todos a gasolina, e dois motores a diesel de 4 cilindros (1.9l, 106 cavalos ) e 5 cilindros (2.4l, 137 cavalos ). O câmbio podia ser manual de 5 ou 6 velocidades (no modelo V6), ou automático de 4 velocidades. A versão Selespeed, disponível apenas no motor Twin Spark 2.0 oferecia câmbio automatizado de 5 velocidades com possibilidade de trocas manuais na alavanca de câmbio ou em “borboletas” atrás do volante, com tecnologia desenvolvida pela Ferrari para a Fórmula Um


Voltando ao Brasil

Os Ford

Abaixo um Maverick GT 302 V8

O Ford Escort

E as picapes Conheça

A Rural chegou Willys e depois Ford

E os famosos Ford Mustang

Réplica do Shelby Cobra


General Motors Brasil

Dois Chevrolet Opala Caravan

E um dos últimos Chevrolet Opala Cupê

Em 1973 o Chevrolet Chevette

E o Kadett. A versão Kadett GSI ganhou a assinatura Bertone que pode ser vista na coluna “B”. Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Hoje ao grupo Stellantis

A picape da linha C20. Leia sobre as picapes da GM

Dos Estados Unidos um Chevrolet Camaro


Alemanha

BMW (Bayerische Motoren Werke) 750i com motor M62 V8 geração E38, 4,4 litros, 282 cavalos e cambio marca ZF (Zahnradfabrik Friedrichshafen) com cinco marchas. Velocidade final limitada a 250 Km/h!

Mercedes-Benz 300 E Touring classe W124. Quem teve uma quase idêntica foi Ayrton Senna

Mercedes-Benz classe W210. Podiam ser equipados com motores com seis cilindros em linha ou V8. Foram produzidos entre 1995 – 2004. A versão S210 Wagon é rara.


França

O Renault Twingo é um modelo urbano. Foi lançado em 1993. A carroceria é de 3 portas tipo monovolume (foi este modelo que impulsionou outras marcas a fazerem os “citadinos” tipo monovolume). O nome Twingo é uma mistura de “Twin”, “Twist” e “Tango”. Projetado sob a direção de Patrick Le Quément, designer-chefe da Renault. O carro derivou de uma série de conceitos desenvolvidos através do projeto W60, quando Gaston Juchet foi o designer-chefe da Renault.


Inglaterra

Um Range Rover e um Defender


E eles se deram bem! O meu com 17 anos e o pequeno branco talvez 17 meses


Os amigos que fazem o Show

Todos Volkswagen?

Ótimo papo como sempre

Aqueles que dão um Show no trabalho

Sempre dispostos


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.

As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!

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