Encontro Mensal Portal do Fusca, Savassi, Belo Horizonte, Minas Gerais, agosto de 2026

Encontro Mensal Portal do Fusca, Savassi, Belo Horizonte, Minas Gerais, agosto de 2026

Há mais de dez anos existe encontro mensais do Portal do Fusca. É muito importante preservar o patrimônio sobre rodas. O passado faz parte do futuro! E parte da história do país! E os colecionadores fazem!

Este ótimo encontro foi em 2 de Agosto, domingo, em Belo Horizonte na Avenida Cristóvão Colombo, entre Av. de Contorno e Getúlio Vargas no coração da Savassi em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre ótimo! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas. Muitos carros VW arrefecidos a ar. Um evento para famílias, adultos, crianças, cachorro… Muito bom


Os Carros

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc.

Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela Leia a história do Volkswagen mais famoso do mundo

Um astro mundial sobre rodas.

Até hoje admirado nas ruas e estradas. Destacável


Os irmãos VW Ar

Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas. Era o utilitário Kombi

O primeiro esportivo na Alemanha e no Brasil foi o Karmann-Ghia

Já na década de 70 chegou a versão TC

No final dos anos 60 chegavam os derivados da linha Typ 3 da Alemanha.

Foram os Volkswagen 1600 quatro portas, a Variant e o TL

Em 1973 outro sucesso da marca Volkswagen: O Brasília

E o belo esportivo SP2


E clubes foram convidados

O Clube Puma MG esteve presente

Com belos exemplares

O sucesso foi grande aqui e no exterior

Conheça a história do Puma

Também com carroceria de plástico reforçado do fibra de vidro. O carioca Santa Matilde com motor do Chevrolet Opala


Foi um encontro multi marcas

Um Jeep

Um Chevrolet C10 em ótimo estado

Junto com este utilitário uma bela Lambretta


E o Clube Mercedes-Benz

Abaixo um Mercedes-Benz W114/115

Um Mercedes-Benz 280-S 1981 série W116

Um Mercedes-Benz classe W124

Um modelo C200 classe W204 fabricado entre 2008 e 2014.

Um Mercedes-Benz SLK 350 AMG Segunda geração (R171; 2004–2010). Um V6, 3.498 cm³, com 300 cavalos. Faz de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e velocidade final de 250 km/h limitado eletronicamente

Que participe de vários encontros futuros


Dois americanos de peso

Um Cadillac 1966 modelo DeVille Conversível da terceira geração. Contava ainda com um sedã quatro portas e outra duas portas.

Um pouco de história: O fundador de Detroit foi o francês Antoine de La Mothe-Cadillac. Um desbravador que chegou em terras americanas com 25 anos de idade em 1701. E o nome Détroit quer dizer estreito em francês.  Ele fundou o Fort Pontchartrain de Detroit em 1701, prevendo um grande futuro para o que se tornaria a cidade de Detroit. Depois de ter sido governador da Louisiana, voltou para a França, onde foi nomeado governador de Castelsarrasin.

Seu nome foi dado à famosa marca automobilística americana em 1902, após as comemorações do bicentenário da fundação de Detroit. Em 2001, durante a comemoração do tricentenário da cidade, foi erguida uma estátua em sua homenagem. Seu sobrenome e título de senhor Cadillac é devido ao Monte Cadillac perto da baía de  Harbor no estado do Maine, Estados Unidos. Cadillac também é uma cidade francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento da Gironda

Um Lincoln Continental da década de 70


Um encontro muito bom! Parabéns aos organizadores. E o presidente Bruno Beleza orquestrou com maestria seu encontro que tem data fixa no primeiro domingo mês na capital mineira.. Não foi só 1.000! Foi 1200, 1300, 1500, 1600…Foi ótimo.

Sempre digo que quantidade não é e nunca foi qualidade. Mas um encontro multi marcas trás a união do antigomobilismo.


A praça e a rua são do povo


Ótimas mensagens no capô deste VW


“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site