Clube Vincennes en Anciennes – Setembro 2024, Especial Citroën Traction Avant – Paris, França

Clube Vincennes en Anciennes – Setembro 2024, Especial Citroën Traction Avant – Paris, França

O castelo de Vincennes (Château de Vincennes) é um palácio fortificado, sendo o mais importante Castelo Forte Real francês. Foi erguido entre o século XIV e o século XVII. Fica a leste de Paris, na região metropolitana da capital. E foi realizada uma grande reunião com a lenda afamada: O Citroën Traction Avant lançado em 1934. Há 90 anos

E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.

Onde: Na região metropolitana de Paris.

Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

A fábrica francesa situada no Cais de Javel, em Paris, capital da França, a Citroën Automobile S.A ., fundada por André Citroën, começou a produzir, em 1905, engrenagens com dentes angulares que se tornou o símbolo da fábrica. Entre 1915 e 1918, durante a Primeira Grande Guerra Mundial, fabricava armamentos e 80 % dos operários eram mulheres. Os automóveis só começaram a ser produzidos em 1919 e, desde então,  sempre surpreenderam o mundo com seus lançamentos. Foi assim desde a década de 30….

Este empreendedor ficou admirado com a produção em série de Henry Ford e por este fato, foi um dos primeiros fabricantes de automóveis na Europa a adotar a linha de montagem. André Citroën junto com doze técnicos da empresa foram aos Estados Unidos em 1921. Houve troca de informações técnicas de muito valor entre os engenheiros americanos e franceses. 

Em 1931, o engenheiro André Lefèvre deixava de trabalhar para Gabriel Voisin, que também fabricava carros, para ser empregado de Louis Renault. Ele levava debaixo do braço um projeto, o P.V. (Petite Voiture), de um  pequeno carro com tração dianteira. O Sr. Renault não era muito entusiasta de novas tecnologias e não aprovou suas novas ideias. Este então foi bater nas portas da empresa de André Citroën que logo se interessou pela ousadia dos desenhos de Lefèvre. Tratava-se de uma automóvel de duas portas, quatro lugares e motor entre 1.000 cm³ e 1.100 cm³. Outro funcionário de destaque, em começo de carreira, Flaminio Bertoni, que era escultor, arquiteto e estilista, começou a fazer os primeiros esboços e depois esculpir em escala 1/10, uma carroceria de linhas curvas e bem interessantes. Nada convencional para a época.

O modelo causou sensação. Nas publicidades já anunciava as novidades técnicas tais como maneabilidade, estabilidade e aderência inigualáveis, tração dianteira, motor flutuante, rodas independentes, freios hidráulicos, suspensão por barras de torção e concepção totalmente nova. Ainda, o slogan de “Carro integralmente aerodinâmico” . Esta estava estampada em todos os jornais da capital e do interior da França. Podia transportar 5 pessoas com conforto que tinham a disposição ótima área envidraçada para a época.

O motor dianteiro, refrigerado a água, de 4 cilindros em linha, cujo bloco e cabeçote eram em ferro fundido, tinha válvulas no cabeçote e comando lateral, 1.302 cm³ e 32 cavalos. Era apoiado em coxins flutuantes sendo apelidado de “Moteur flottant”, ou seja, motor flutuante. Por este artifício mecânico, as  vibrações do motor não eram sentidas na cabine. A tração dianteira tinha eixo cardã com juntas Spicer. 

A caixa de velocidades de 3 marchas, com as duas últimas sincronizadas, ficava na frente do motor bem perto da bonita grade dianteira de refrigeração. A alavanca era no centro do painel e deixou herança,  tendo o mesmo posicionamento, no futuro modelo popular 2 CV. Esta era apelidada de “rabo de vaca” pelo seu posicionamento para baixo e a direita.

Atrás de um mostrador quadrado Jaeger, bem completo, que ficava ao centro,  tinha o volante de três raios de desenho simples. A direção era a cremalheira. Ainda, um porta-luvas em cada extremidade. Os freios, a tambor,  tinham comando hidráulico e a suspensão era independente nas quatro rodas, sendo que este esquema, trazia ao modelo 7, extraordinária estabilidade. Também foi o primeiro carro a utilizar pneus Michelin X com carcaça radial. 

O motor não se mostrou muito performante e em julho o modelo 7B foi lançado. Tinha 1.529 cm³ e 35 cavalos. Este sim era capaz de atingir 100 km/h de velocidade final. Conheça toda a história

Um 2CV descontraído

Ele é o guarda-chuva sobre rodas, 2CV e o modelo Dyane, abaixo, era uma versão um pouco menos simples

Em 1955 era a vez da revolução com o DS

Outro DS ao lado do Lincoln Continental, mas era chamado só de Continental. Quem viu o filme Alta Sociedade de 1956 este era o carro do tio da bela e maravilhosa Grace Kelly. É um Continental Mark II 1956. Na época Continental era um divisão da Ford

E um cupê muito especial

E a esportividade chegou na década de 70 com o SM


Continuando na França

Um Renault 4L

Outro ao lado do Fiat Nuova 500

O Renault 2T5, rebatizado de “Galion” em 1958, um caminhão leve com cabine dianteira do fabricante Renault. Nomeado assim em referência à sua carga útil de 2.500 kg, foi apresentado em 1946, menos de um ano depois do seu irmão mais novo, o Renault 1.000 kg. Será substituído pelo Super Galion em junho de 1965.

A Berlineta: Conheça o Alpine A110

E o sucessor A310

Um leão que foi equipado com motor de quatro cilindros em linha e um V6. Esta é um Peugeot 504 cupê. A assinatura Pininfarina começou com o modelo 403

Um trio interessante: Peugeot 203, Renault R8 Gordini e Citroën 2CV


Alemanha

Um alemão ou inglês? Esta foi a primeira geração do Ford Fiesta

Um trio Benz. Dois W113 e um Mercedes-Benz 190 SL

Um Mercedes-Benz da Linha W110/111/112

O Volkswagen Scirocco, um coupé cuja primeira versão tinha a mesma base do Golf que foi apresentado ao público no salão de Genebra, Suiça de 1974. As linhas retas e agressivas foram idealizadas por Giugiaro. O desenho original foi uma das ideias do desenhista para o Golf, porém a Volkswagen descartou-a. O projeto foi então apresentado ao fabricante de carrocerias especiais Karmann, e esta o desenvolveu e o lançou o produto como substituto para o Karmann Ghia.

Um Porsche da linha 924, 944, abaixo, e 968


Inglaterra

Um Bentley Speed Six Conheça

Um Austin Mini Morris


Estados Unidos

O Ford Mustang

Outro mais arejado

E um belo cupê conversível

O Ford Torino

E os Jeep

A Itália

Um Fiat Vignale Gamine com motor dianteiro com dois cilindros, 499 cm³, três metros de comprimento, peso de 450 quilos e desenhado por Alfredo Vignale. Entre 700 a 800 unidades produzidas entre 1967 e 1970. Divertido

Um Alfa Romeo Tipo 103


Um festa do automóvel

De várias nacionalidades

Sempre muito animada

Com muitas pessoas

E o Citroën TA como tema


UN MERCI SPÉCIAL AUX RESPONSABLES DU RASSEMBLEMENT VINCENNES EN ANCIENNES ET POUR AVOIR AUTORISÉ LA PUBLICATION DES PHOTOS.  MUITO OBRIGADO


ISSO É MUITO MAIS QUE EXPOSIÇÃO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE EXPOSITION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados e fotos: https://www.vincennesenanciennes.com/

Texto, comentários e montagem Francis Castaings.

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