Federação Internacional do Automóvel (FIA) Fédération Internationale de l’Automobile, Paris, França 2025

A Federação Internacional de Automobilismo/(Fédération Internationale de l’Automobile, normalmente conhecida como FIA), é uma associação não lucrativa originalmente criada em 1904 e representa interesses sobre automobilismo e usos de automóveis. Acima uma Ferrari 812 GTS

O atual presidente é o emiradense Mohammed Ben Sulayem, eleito em 2021.

Sede da FIA

Fundação: 20 de junho de 1904 (121 anos).

Onde: 8 place de la Concorde, Paris, France, acima.

Membros: 244 organizações – Presidente: Mohammed Ben Sulayem
Abaixo um Porsche 992 Turbo 50 Years. Veja a evolução do 911

Em 1950 organizou o primeiro campeonato internacional de automobilismo, a Fórmula Um.

Em 1973 organizou a WRC, categoria internacional de rali, em 1987 cria a WTCC com carros de turismo, em 1997 organiza seu campeonato de GT. Abaixo um Lancia Stratos

Abaixo um Aston Martin Vantage 2024

Sempre com belos carros estacionados em frente a sede. Sejam sedãs como abaixo um Mercedes-Benz S580 Long AMG.

Et la Citroën DS

Tipos de corridas: As competições da FIA envolvem as seguintes categorias:

- Monopostos – Compõem os chamados carros de fórmula, veículos construídos especificamente para corridas em asfalto, apenas com um lugar, piloto, e geralmente com apêndices aerodinâmicos como aerofólio, spoiler, estabilizadores.. Ex: Fórmula 1,2,3, Fórmula Indy e Fórmula E.

- Turismo – Compõem corridas com veículos modificados para corridas em asfalto; Ex: FIA GT World Cup. Abaixo um IKA Torino pilotado pelo grande Fangio de Balcarce em Nürburgring (Nordschleife), Alemanha.

- Protótipos Esportivos – Compõem corridas com veículos construídos especificamente para corridas, mas com dois lugares mantendo maior semelhança com os automóveis de estrada do que os monopostos; Ex: Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Abaixo um Ferrari 412 P ou P3/P4 Conheça

- Arrancadas – Corridas em arrancadas, geralmente com dois carros, disputada em uma reta com 1/4 de milha

- Corridas off-road – Disputadas em circuitos fechados de terra ou mistos, raids.. abaixo um Porsche 959 derivado do 911. Conheça no Rali Paris Dakar

Ralis – Disputada em grandes áreas de terra e/ou asfalto. Ex: Campeonato Mundial de Rali. Abaixo um Ford Escort RS

Audi Quattro grupo III Sport S2 pilotado pelo sueco Stig Lennart Blomqvist ganhou o mundial de ralis em 1984. Obteve 11 vitórias 11 e 33 Pódios

Regulamento de circuitos

A FIA também é um órgão que inspeciona e regulamenta circuitos de acordo com suas normas tanto em circuitos mistos, como ovais e de rua, o plano de um circuito deve ter largura mínima de 12 m e extensão máxima de 7 quilômetros calculadas a partir do centro da pista. Curvas feitas a mais de 125 km/h devem ter raios constantes ou crescentes. No grid de largada, cada posição para o carro deve ter 2,50 metros de largura, e deve ficar a 12 metros de distância das posições anteriores e posteriores (para Formula Um essa distância deve ser de 16 metros).

E um Mercedes-Benz AMG GT 2016 Pace Car Fórmula Um. O piloto brasileiro Alex Dias Ribeiro não pilotou um Pace Car na Fórmula Um, mas sim um Medical Car (carro médico) da FIA. Sempre acompanho do médico da FIA, o professor Sid Watkins

Presidentes

Entrando no Hall da Fama

Os trajes dos primeiros pilotos

O começo

Há objetos como capacetes, macacões e telas com filmes curtos de pilotos famosos de várias categorias

James “Jim” Clark Jr., (Kilmany, 4 de março de 1936 — Hockenheim, 7 de abril de 1968) foi um piloto britânico nascido na Escócia, amplamente reconhecido como um dos maiores pilotos da história do esporte a motor. Ele conquistou o título mundial de Fórmula 1 em duas ocasiões, em 1963 e 1965, e se destacou por sua extraordinária versatilidade, competindo com sucesso em diversas categorias automobilísticas, incluindo Stock Car (NASCAR), carros de turismo (BTCC), ralis, corridas de resistência (24 Horas de Le Mans) e as 500 Milhas de Indianápolis, onde triunfou na edição de 1965.
Em agosto de 1966, o grande Jim Clark (abaixo) emprestou sua imagem para fotografias dentro de um Renault 8 Gordini.

Observando as telas



Giuseppe Farina

Giuseppe Emilio “Nino” Farina (Turim, 30 de outubro de 1906 — Aiguebelle, 30 de junho de 1966) foi um piloto italiano que sagrou-se o primeiro campeão mundial da Fórmula 1, em 1950.

John Michael Hawthorn ou mais conhecido no meio automobilístico como Mike Hawthorn, (Mexborough, 10 de abril de 1929 — Farnham, 22 de janeiro de 1959) foi um um piloto britânico nascido na Inglaterra.

Foi o vencedor do campeonato de Fórmula 1 de 1958. Com apenas uma vitória no ano contra quatro de Stirling Moss, foi beneficiado pelo cavalheirismo do seu compatriota Moss no Grande Prêmio de Portugal disputado no Porto, depois de ser desclassificado por empurrar seu carro contra o regulamento da entidade. Moss intercedeu e Hawthorn pode manter seu 2º lugar no Porto, o que contribui para a vitória no campeonato um ponto à frente de Moss. Depois de ganhar o título, Hawthorn imediatamente anunciou sua aposentadoria da Fórmula Um.

Dos sete campeonatos disputados, apenas no campeonato de 1955 ele não marcou nenhum ponto embora tenha terminado três provas pela Ferrari. Naquele ano, a equipe Mercedes venceu seis das sete provas. Foi o domínio do time prateado. No mesmo ano, Hawthorn foi o vencedor das 24 Horas de Le Mans, apesar de estar envolvido num horrível acidente que matou 82 espectadores e mutilou 76. Em 1955 e 1956 correu com um Jaguar D-Type em Le Mans

Três meses depois da aposentadoria, em 22 de janeiro de 1959, Hawthorn morreu num acidente automobilístico na estrada A3 na passagem de Guildford. Ele tinha 29 anos de idade.
A década de 50 e 60

E Jack Brabham
John Arthur Brabham, conhecido como Jack Brabham (Hurstville, 2 de abril de 1926 — Gold Coast, 19 de maio de 2014),[1] foi um automobilista australiano que venceu os campeonatos de Fórmula 1 em 1959, 1960 e 1966.

Sir John Young Stewart, ou Jackie Stewart, nascido em 11 de junho de 1939 em Dumbarton, Escócia, foi um piloto de Fórmula 1 cuja carreira se estendeu de 1965 a 1973, período em que conquistou três títulos mundiais.

Encerrou a carreira na véspera do seu 100º Grande Prêmio, em 6 de outubro de 1973, em Watkins Glen, já tendo conquistado seu terceiro título mundial, frustrado pelo acidente fatal de seu amigo e companheiro de equipe François Cevert, ocorrido no mesmo dia durante os treinos. Com seu filho Paul, comandou a equipe Stewart Grand Prix por três temporadas, de 1997 a 1999, que posteriormente vendeu para a Ford, que a administrava sob o nome Jaguar Racing.

Acima o Matra MS80 inscrito pela equipe Matra International, liderada pelo piloto britânico Ken Tyrell, no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1969. Foi pilotado pelo piloto escocês Jackie Stewart e pelo piloto francês Jean-Pierre Beltoise, e era equipado com um motor Ford Cosworth V8. Abaixo o Tyrrell 003 é o utilizado na temporada de 1971 a partir do GP da Espanha e a temporada de 1972 até o GP da Alemanha de Fórmula 1. Foi conduzido apenas por Jackie Stewart. Com esse modelo, a Tyrrell faturou o Mundial de Pilotos pela primeira vez e o de Construtores pela única vez

Jacques Bernard Ickx

Jacques Bernard Ickx conhecido no mundo inteiro como Jacky Ickx e nascido em 1º de janeiro de 1945 na capital Bruxelas. Começou a vida no esporte a motor em provas de Trial (motocicletas) . O pai Jacques era jornalista especializado no ramo automobilístico, fazia cobertura das provas e sempre levava o filho com ele. O pai chegou inclusive a disputar provas de rali a bordo de um Jaguar XK 120. O mesmo lhe presenteou em 1961 com uma moto Zundapp de 50 cm³. Não demorou e o jovem Jacky era campeão belga de Trial em 1963 e depois em 1965. Ainda nesta fase, já maior de idade começou a fazer provas de subida de montanha a Gîves Hill Climb em 1963 com um BMW 700 S.

E seu capacete nas provas de Endurance

A década de 70

James Simon Wallis Hunt ou apenas James Hunt (Belmont, 29 de agosto de 1947 – Wimbledon, 15 de junho de 1993), foi um piloto de Fórmula Um britânico que nasceu na Inglaterra.

Campeão mundial em 1976 derrotando o grande piloto austríaco Niki Lauda, é o 5º colocado no Ranking da McLaren com 9 vitórias e teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi ( Brasil) e Lauda, sendo considerado até hoje como o último piloto “romântico” da Fórmula Um.

Uma foto clássica da Fórmula Um mostra Hunt sentado em um carro com uma lata de cerveja em uma mão e um cigarro na outra, tendo uma linda garota ao seu lado. Esta foi a síntese do que foi James Hunt para a história da F1.

Andreas Nikolaus Lauda

Qualquer acidente de automóvel de um motorista comum consciente traz várias reflexões e às vezes traumas que são uma lembrança amarga para o resto da vida. Já com um piloto profissional da categoria máxima da Fórmula Um é um caso muito delicado. Estar em altíssima velocidade, sofrer um acidente, quase morrer e depois voltar as pistas e ganhar novamente. Esta foi a saga do intrépido e determinado piloto austríaco Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda nascido na bela Viena em 22 de fevereiro de 1949.

A década de 80

Nigel Ernest James Mansell

Em 1981 Nigel estreava na Fórmula Um tendo como companheiro de equipe o também jovem Elio de Angelis. Foi uma temporada muito fraca para a Lotus e melhor resultado de Nigel Mansell seria um terceiro lugar na Bélgica em Zolder.

Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 – Bolonha, 1 de maio de 1994).

Foi um piloto de Fórmula Um, empresário e filantropo brasileiro. Senna foi campeão da categoria de piloto três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em “carros de fórmula” em 1981, quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. Em 1983 alcançou o título de campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 batendo vários recordes. Seu desempenho impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Em sua primeira temporada, Senna pontuou em cinco corridas, fechando o ano com treze pontos e a nona posição na classificação geral dos pilotos. No ano seguinte, ingressou na Lotus-Renault, pela qual venceu seis grandes prêmios ao longo de três temporadas.

Em 1988, juntou-se ao francês Alain Prost na McLaren-Honda, com o qual teve grande rivalidade. Senna venceu oito etapas daquela temporada e sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Após a polêmica final de 1989 com Prost que resultou na segunda colocação do torneio, ele retomou o título em 1990, vencendo novamente na temporada seguinte, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 até então. Em 1993, Senna foi vice-campeão, vencendo cinco corridas. Transferiu-se para a Williams em 1994, onde disputou apenas três etapas, a última sendo o Grande Prêmio de San Marino, onde se acidentou e morreu, no Circuito de Ímola. Ao todo, Senna participou de 161 grandes prêmios na Fórmula 1, alcançando 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais rápidas.

Além das corridas de carros, Senna dedicava-se a jet skis, motos, aeromodelos e principalmente helicópteros. Também administrava diversas marcas e empreendimentos, além de ter patrocinado vários programas de assistência filantrópica, principalmente os ligados a crianças carentes. Depois de morrer, sua irmã, Viviane Senna, fundou o Instituto Ayrton Senna, uma organização não governamental que oferece oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens de baixa renda.

Além disso, o personagem Senninha foi criado com a intenção de atingir o público infantil com os ideais do piloto, como a superação, dedicação e o gosto pela vitória.



Michael Schumacher

Michael Schumacher (Hürth, 3 de janeiro de 1969) é um ex piloto de Fórmula Um alemão, sete vezes campeão da Fórmula Um e detentor de inúmeros recordes, incluindo voltas mais rápidas e maior número de campeonatos (ao lado de Lewis Hamilton). Em 2002 tornou-se o único piloto na história da F1 a terminar entre os três primeiros em todas as corridas em um mesmo campeonato. É amplamente considerado por muitos especialistas um dos maiores pilotos de todos os tempos da Fórmula Um.

Após três temporadas afastado da categoria que o consagrou, Schumacher retornou defendendo a Mercedes na temporada de 2010. Em 2025, a Fórmula Um, em homenagem aos seus 75 anos, elegeu Schumacher entre os 20 maiores pilotos de sua própria história.
Rallye

Sébastien Loeb

Sébastien Loeb (Haguenau, Alsácia, 26 de fevereiro de 1974) é um piloto francês de rali, vencedor do Campeonato Mundial de Rali de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 sempre pela Citroën e com o navegador Daniel Elena. Loeb detém o recorde de ter vencido onze ralis mundiais em 2008 e é o piloto que possui o maior número de vitórias (com 60) na história do WRC.

Ele é também bicampeão da Corrida dos Campeões, depois de levar para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy e o título de “Campeão dos Campeões” em 2003 e 2005. Em 2004, ele venceu a Copa das Nações para a França com Jean Alesi. Acima o Citroën Xsara WRC

Ficou famosa a vitória de Loeb no campeonato de 2006, em que, por ter fraturado o úmero direito num acidente de BTT (Corrida de bicicleta off-Road) perto de sua casa na Suíça, não pôde participar nas últimas provas do campeonato, mas a grande vantagem pontual que detinha face ao segundo classificado, Marcus Grönholm, permitiu-lhe vencê-lo. Ele recebeu a notícia em casa via um vídeo da Internet. Devido à diferença de fuso horário, ele comemorou com um café da manhã ao invés do tradicional champagne.

Marcus Grönholm

Marcus “Bosse” Grönholm (Kauniainen, 5 de fevereiro de 1968) foi um piloto de rali nascido na Finlândia. Ele venceu o Campeonato Mundial de Rali de 2000 e de 2002. Ele também venceu o Race of Champions de 2002, levando para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy e recebendo o título de “Campeão dos Campeões”. Seu pai Ulf “Uffe” Grönholm foi também um piloto de rally que foi duas vezes campeão finlandês. Ele morreu durante o treino para a corrida de Hankiralli em 25 de fevereiro de 1981 em Kirkkonummi.
Na sua adolescência Grönholm fez do motocross uma atividade de recreação, mas um grave ferimento no joelho forçou uma mudança para o boxe. Grönholm destacou-se em várias competições ao longo da década de 1990, principalmente quando pela Toyota pilotou os modelos Celica e Corolla WRC. Porém, seu sucesso meteórico aconteceu quando ele juntou-se à Peugeot em 1999. Ganhou seu primeiro campeonato no Rali da Suécia de 2000 com um 206 WRC.

Depois de ter uma temporada, onde seu carro apresentou muitos problemas mecânicos em 2001, em que terminou na quarta colocação, ele ganhou facilmente o seu segundo título em 2002.
Para a temporada de 2006, Grönholm mudou de equipe e foi para Ford, pilotando o seu mais novo modelo, o Focus WRC. Na sua estréia, em janeiro, ele venceu seu primeiro rally em piso de asfalto, em Monte Carlo, terminando a corrida com mais de um minuto à frente de Sébastien Loeb. Embora ele também tenha vencido o segundo evento dessa temporada na Suécia, os resultados dos eventos seguintes deram a Loeb uma confortável posição na liderança da temporada até ele sofrer um acidente de bicicleta que quase custou-lhe o título, Marcus terminou essa temporada na vice-liderança do campeonato, a apenas um ponto atrás de campeão Loeb. A temporada de 2007 apresenta um bom desempenho de Grönholm iniciado com um terceiro lugar no Rali de Monte Carlo e duas vitórias nos da Suécia e da Itália.
Petter Solberg

Petter “Hollywood” Solberg (Askim, 18 de novembro de 1974) é um piloto norueguês de rali, vencedor do Campeonato Mundial de Rali em 2003.
Em 2000, Solberg deixou a Ford prematuramente e assinou com a Prodrive Subaru World Rally Team (SWRT). O seu primeiro pódio teve de esperar até o Rali da Acrópole na Grécia, no ano seguinte um Solberg altruísta, procurou o máximo de pontos possíveis, descendo voluntariamente de 4º para 5º em Sanremo, para ajudar o seu colega de equipa Richard Burns que lutava pelo título mundial.

Em 2002, com o tetra campeão Tommi Mäkinen como seu colega de equipe e com a partida de Richard Burns para a Peugeot, Solberg venceu o seu primeiro rali no País de Gales após uma consistente participação e um acidente pouco comum a Marcus Grönholm. Em 2003, Solberg bateu o jovem Sébastien Loeb no Rali de Gales, lançando-o na segunda vitória neste rali e no seu primeiro título mundial.
Em 2004, Solberg venceu 5 das 16 provas no mundial, incluindo o Rali de Gales, mas acabou por perder o campeonato para Loeb, devido à falta de sorte em três ralis não terminados no meio da época. Em 2005, Solberg venceu três ralis, mas mais uma vez foi infeliz em ralis em que lutava pela vitória, nomeadamente no Rali da Austrália, em que foi obrigado a desistir após bater num canguru.

Em 2006, Solberg continuou ligado à Subaru, conduzindo uma nova versão do Impreza WRC. O seu maior patrocinador foi 24SevenOffice com um orçamento de 5 milhões de kroner, sendo um recorde para os padrões noruegueses. Quando Loeb preparava-se para conseguir cinco vitórias consecutivas num rali ao serviço de uma equipa privada (a Kronos) ao volante de um Citroën Xsara WRC, sua vitória ficou comprometida após ter fraturado o braço enquanto andava de bicicleta na Suíça, Solberg apenas tinha vencido algumas especiais nos ralis do México, Argentina e Austrália.
Solberg na época 2007, começou de forma prometedora, acabando em 6º lugar o Rali de Monte Carlo. Contudo os ralis seguintes não foram animadores para o norueguês. Perdeu muito tempo bem como o 3º lugar no Rali da Suécia, bem como o lugar mais baixo do pódio para o seu irmão Henning no Rali da Noruega. No México, Argentina e Sardenha, Petter teve de novo problemas técnicos, que lhe causaram duas desistências e uma derrota em Itália.
Um lugar para quem gosta de história e do automobislismo . Vale cada passo! Merci Beaucoup !



“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos. Fotos sem o logo Retroauto são de publicação do site