CAF – Clube de Amigos Fusqueiros e convidados – Março 2025

CAF – Clube de Amigos Fusqueiros e convidados – Março 2025

O CAF é um clube de amigos, que têm uma paixão em comum por Fuscas e Aircooleds, carros da marca Volkswagen arrefecidos a ar. Comandado com competência por Cláudio Costa, o encontro foi no Mirante Vista Real – Avenida José Maria Alkimin, 86, Bairro Belvedere, Belo Horizonte, Minas Gerais no quarto domingo do mês. Acima o felino brasileiro

Muitas pessoas, cachorros, avenida larga, arborizada e bela vista da capital. E muitos carros bonitos! Outras marcas são bem-vindas no encontro, nacionais ou não. Muito bom para expor o ótimo acervo mineiro

Foi fundado em 2014, por um grupo de amigos que apreciavam as saídas noturnas com seus Fuscas, o CAF evoluiu de reuniões casuais para um clube vibrante com mais de 300 membros. Eles tem apoio da Concessionária Recreio Volkswagen

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Os carros

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela

Todos em ótimo estado Leia sobre a história do Fusca


Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas.

A picape

A evolução

Leia sobre a Kombi

O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia

Fez e faz sucesso Conheça

Depois veio o TC leia mais

No final da década de 60 chegava a linha Typ 3 no Brasil Abaixo o Volkswagen Variant

E o Tl Conheça a linha

Em 1973 chegava o Volkswagen Brasília Sucesso nacional, mas foi exportado para vários países da América Latina e tem alguns exemplares na Europa

O segundo esportivo foi o SP-1 e SP-2

O esportivo Tarpan também usou mecânica VW

O MP Lafer

E os carros de João Augusto do Amaral Gurgel

Um Bugue

Um réplica do Porsche 356

O mais que perfeito…

Conjugado no presente Leia sobre o Porsche 911

E o Porsche 924 que foi o primeiro da marca arrefecido a água

E chegou o Gol

E a família cresceu

Chegaram os mais potentes Conheça


E a “famiglia” mineira

Bem representada Leia a história do Fiat 147


Os Chevrolet

O Chevette

E o Opala e a Caravan


Chrysler

Um Dodge Dart muito interessante

Os Ford

Um Ford Escort

Um Ford Ranger.

Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro… e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos!


Os estrangeiros

Um grande campeão de Ralis: O Peugeot 205

América

Um Ford Mustang

Um Mercury Cougar

Um Chevrolet Camaro

Um Jeep muito bacana


Alemanha

Um Mercedes-Benz Classe W/R 107


Gente

Elisa para saciar e a sede de todos.

E muito amigos. Um encontro para todos sem censura de idade. Animais são sempre bem vindos


Obrigado a todos pela ótimo recepção. Ótimo rever amigos


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.

As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site