A 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA).O maior encontro de autos antigos do Brasil termina com premiação e emoção

A 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA).O maior encontro de autos antigos do Brasil termina com premiação e emoção

A emoção deu o tom no retorno da sétima edição do EBAA (Encontro Brasileiro de Autos Antigos), maior evento da modalidade da América Latina, que aconteceu em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Depois de dois anos sem a realização do encontro, devido a pandemia da Covid-19, apaixonados por antigomobilismo lotaram as ruas da cidade hidromineral e puderam ver, curtir e fotografar os mais diferentes veículos antigos, em uma simbiose de paixão e saudosismo,  em um evento que reuniu mais de 400 mil pessoas durante todos os dias.

A premiação da 7º edição do EBAA aconteceu na noite deste último sábado (23/04), o Hotel Majestic recebeu a cerimônia dos veículos que mais se destacaram, em suas respectivas categorias. A noite foi marcada por muita emoção com uma série de homenagens a personalidades do mundo do antigomobilismo, desfile dos veículos e um jantar de confraternização.

Um dos homenageados da noite, o colecionador Dante Forestieri, com mais de 40 anos dedicados ao carro antigo, chegou em um Dodge Brother 1929 (acima) e foi recebido na premiação com aplausos, ao lado da família, emocionado, recebeu das mãos do presidente do EBAA, Mingo Abonante um troféu pelos anos dedicado ao antigomobilismo. “Maravilhoso tudo isso, o carro antigo tem tudo isso, a amizade que tem em volta é especial, essa cidade é linda, estar aqui ao lado dos filhos, em um evento que a cada ano fica mais forte é muito especial”, disse Forestieri quase em lágrimas no alto de seus quase 75 anos.

Os Premiados

Os premiados foram anunciados um a um, entrando em uma espécie de passarela com tapete vermelho, onde as estrelas foram as máquinas. “Cada ano é uma emoção diferente, depois de dois anos sem o nosso encontro, de muito trabalho, estar com os amigos aqui nessa noite, poder premiar esses carros e abraçar as pessoas é indescritível, toda a família EBAA está muito feliz e já pensando na próxima edição em 2023”, comentou Junior Abonante, um dos organizadores do encontro. Acima um Hudson Terraplane premiado.

O clube destaque da sétima edição do EBAA foi o Alfa Romeu Clube. Na categoria Galaxie Clube, o vencedor foi João Caetano de Melo com um Ford Galaxie 500 – 1970.

Na categoria distância percorrida o troféu foi para Norman Santos que veio de Vitória (ES) em seu Ford 1931 (abaixo), percorrendo entre ida e volta, mais de dois mil quilômetros.

Na Batalha dos Construtores quem levou a melhor foi a equipe Ogros Garage com o projeto Ford F1 1951.

Entre os veículos da categoria Tributo, destaque para o Fusca Telesp, de Odil Porto., que arrancou muitos aplausos, principalmente dos mais nostálgicos, durante os quatro dias do evento, a réplica da viatura da antiga Companhia Telefônica de São Paulo estava no gramado do evento junto com um orelhão com a marca da Telesp.

The Best in Show

No “Best in Show Nacional 2022”, o vencedor foi Léo Steinbruch com um Alfa Romeu Fúria (foto de abertura. Nas categorias “Best in Show”, pré-guerra e pós-guerra, os vencedores foram um Cord 810 de 1936 (abaixo) de Fernando Leibele.

E um Plymountth Superbird 1970 de Juliano Gonçalves. Já correu na Nascar. Acesse

Com premiação inédita, começa terceiro dia do maior encontro de veículos antigos do Brasil.

Evento em Águas de Lindóia reúne diversas raridades

A 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) traz uma novidade: pela primeira vez haverá premiação dos veículos que mais se destacaram, o que movimenta este terceiro dia de evento (23). De acordo com estimativas da Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas passaram no EBAA, no seu segundo dia, ontem (22).O Encontro segue até as 14h de amanhã (24). Acima um Chrysler Imperial e abaixo um Mercedes-Benz 450 SLC classe R107 que fez 50 anos em 2022

Entre os mais de 800 veículos expostos no jardim da Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindoia, que disputam a premiação, há várias raridades de clássicos, originais, restaurados, hot rods, streets e gigantes caminhões antigos. Entre elas, um tem chamado bastante atenção do público: um Schwimmwagen (abaixo), carro tipo anfíbio, que possui a facilidade de locomover-se tanto em terra firme quanto em águas de rios, lagos ou no mar. São muito utilizados por tropas anfíbias, tais como os fuzileiros, para realizar desembarques em praias. 

Delfim Fernandez, um dos sócios do anfíbio há 38 anos, explica que a origem do nome é alemã e vem de carro de nadar do povo. Segundo ele, durante a Segunda Guerra Mundial, foi pedido que fosse projetado um carro que conseguisse atravessar rios e pequenos lagos, então o Ferdinand Porsche, designer da Volkswagen, ficou encarregado de projetar. Foram fabricados cerca de 14.500 e, hoje, no mundo, existem apenas uns 150, sendo dois no Brasil, no entanto, só esse em condições de navegar.

Fernandez disse que esse veículo chegou ao Brasil por meio de um suíço que se mudou para cá e, devido às dificuldades financeiras, precisou vender. Ele acrescenta que o carro é 4×4,  tem marcha reduzida, pode até subir montanhas, ou seja, um carro off road e ao mesmo tempo anfíbio. Como é o único desse tipo em toda feira, sempre chama atenção. “O pessoal fica fascinado. É o xodó do evento. A gente fica muito feliz com isso, porque, realmente, a gente vem por amor”, finaliza.

Caravanas

O EBAA não reúne apenas amantes e colecionadores da região de Águas de Lindóia. Foram organizadas caravanas das mais diversas regiões do Brasil, de leste a oeste, de norte a sul. “Águas de Lindoia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento”, afirma Junior Abonante, um dos organizadores do EBAA. O evento é uma iniciativa de Junior com o pai, Mingo Abonante, aficionados por veículos antigo.

Entre as caravanas, está a organizada pelo Veteran Car Clube da Bahia. São 16 carros, um caminhão e uma cegonha, possantes raros e lustrosos que colocaram as rodas na estrada.  Viajaram 1.900 km de Salvador para Águas de Lindóia em quatro dias de viagem. “Formamos o maior comboio que já chegou até aqui ”, disse Erick Soares.

Há mais de dez anos ininterruptos o clube de colecionadores da Bahia prestigia os encontros de Águas de Lindoia. De acordo com o coordenador do comboio, Antonio Carlos Gouveia, em 2019, último ano em que o EBAA foi realizado antes da pandemia, a Bahia apresentou 86 participantes e oito veículos, alguns premiados. Foi considerado o maior grupo de antigomobilistas presente nas edições do evento. Este ano, conforme o coordenador, o grupo conta com mais participantes.


A Praça Alfa Romeo em homenagem a Fábio Steinbruch que foi o fundador do Clube Alfa Romeo Brasil

Acima um caminhão A12 Romeo. Abaixo um Alfa Romeo Alfa 6C 2500 Boneschi 1950 que foi o melhor da mostra em 2016.

Alfa Romeo Giulietta Conheça

Alfa Romeo Giulia Spider (Conheça)

Alfa Romeo Giulia SS Sprint Speciale. Foi desenhado por Franco Scaglione na casa Bertone e tinha um motor 1,3 litros e 1,6 com duplo comando de válvulas como manda a casa de Milão. Conheça

Alfa Romeo Giulia sedã tipo 103 que faz 50 anos em 2022

Na frente da concha acústica. Abaixo dois modelo Giulia Bertone Conheça

Para as pistas

Outro

O Alfa Romeo SZ (Sprint Zagato) ou ES-30 (Experimental Sportscar 3.0 litre)

Alfa Romeo Duetto Conheça

Alfa Romeo Montreal

Alfa Romeo 75 Evoluzione. Pronto para as pistas.

O FNM 2000 de corridas

E outro em traje de gala Conheça

Nosso Alfa Romeo 2300 Saiba mais

Vários Alfas que estão aqui foram premiados


Ainda na Itália

Abaixo um Ferrari 512 Testarossa Conheça

Um Ferrari Mondial

Lancia Fulvia Zagato Sport Conheça

Fiat Nuova 500 Conheça

Fiat 850 Spider Conheça

Maserati Indy. A Senhora Edith Suga e sua Maserati Indy 4.7 1972 recebeu prêmio destaque.


Estados Unidos

Buick Roadmaster

Buick Riviera terceira geração 1971 a 1973. Já tinha tração dianteira.

Chevrolet Master 1939 Conheça

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 7-Encontro-Brasileiro-de-Autos-Antigos-Aguas-de-Lindoa-2022-530.jpg

Chevrolet Bel Air Conheça

Chevrolet Corvette C1 Conheça

Chevrolet Chevelle

Chevrolet Stingray terceira geração

Chevrolet Impala 1964

Chevrolet Impala 1966

Chevrolet Camaro SS Conheça

A picape Chevrolet 3100 Conheça a linha C/K


Destaque para o grande Hudson Hornet Conheça


A Pontiac era uma divisão da General Motors extinta em 2010

Um modelo Boneville bem semelhante aos primeiros Pontiac Catalina

Abaixo um belo GTO

Um dos primeiros Firebird

A segunda geração

Outro

E um Cadillac 1957 Series 62 conversível


Os Ford

Abaixo um modelo A Conheça

Ford 1935 modelo B com motor V8

Ford 1945 cupê conversível Super DeLuxe pós 2ª Guerra.

Ford Thunderbird Conheça

Ford Edsel

Ford Fairlane mostrando suas habilidades. A capota entra dentro do porta-malas

Ford Fairlane Country Squire

Ford Galaxie cupê. Conheça aquele que não foram fabricados aqui

Ford Mustang

Um dos mais famosos foi os modelos 67/68 devido ao filme Bullit

Raro Mustang na configuração Califórnia Special

E um deste século Conheça a linha

A picape Ford F-250 Ranger

E um Trailer Airstream 1957 junto com a picape


Mercury

Este Mercury 49/51 foi premiado

Mercury Cougar Conheça


Os Chrysler

Abaixo um modelo C-300 1955

Chrysler 300 L 1965

Dodge Picape 1931 com um interessantíssimo trailer de madeira

Plymouth Road Runner 1972 Conheça

Plymouth Barracuda Conheça

Outro 1973 com 400 polegadas cúbicas

Dodge Charger Conheça

Um da Terceira geração (1971–1974)

Dodge Challenger Conheça


Studebaker

Um modelo Champion 1948

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 7-Encontro-Brasileiro-de-Autos-Antigos-Aguas-de-Lindoa-2022-569.jpg

Abaixo um modelo Champion 1952

Um modelo Commander

Um Champion 1950

E uma picape 1955


Alemanha

Mercedes-Benz Ponton 180/200 Conheça

Mercedes-Benz 190 SL Saiba mais

Mercedes-Benz W110/111. Conheça

Mercedes-Benz W116 fabricada entre 1972 e 1980

Mercedes-Benz W114/115 carroceria Baehr. Muito Rara. Conheça a linha

Mercedes-Benz SEC Conheça

Mercedes-Benz 300 TD classe W123

Mercedes-Benz Unimog

Mercedes-Benz Classe G Conheça

BMW

BMW série “02” preparada para as pistas Saiba mais

BMW Série 3 geração E21

Porsche

Abaixo um modelo 356 Conheça

Porsche 911

Um 911 Targa que faz 50 anos em 2022

Um 911 de briga Conheça o maior sucesso da casa Porsche

Porsche 914 Conheça

Porsche 928 Conheça

Volkswagen

Modelo 1302 exportado para os EUA

A primeira reestilização do karmann-Ghia

E um VW 411/412 Conheça

Conhece este carro? Um Opel Commodore com motor seis cilindros em linha que podia ter 1,9 ou 2,2 litros


Suécia

Um Volvo 1800 S

E uma rara versão Sports Wagon Conheça

Svenska Aeroplan AB (aktiebolag)

Raro Saab 96 com motor V4 do Ford Taunus


Inglaterra

Rolls-Royce Silver Wraith

Jaguar MK IV

Jaguar E-Type

O modelo cupê Conheça

Jaguar XJ Saiba mais

Jaguar XJS Conheça

Land Rover Defender picape Conheça

Sunbeam Tiger Conheça

O grande pequeno Austin/Morris Mini Conheça

E um raro Ford Escort MK I


Brasil

General Motors

Chevrolet Alvorada (Conheça)

Chevrolet Opala

Um modelo cupê

A primeira reestilização

Um Super Sport

Década de 80 Saiba mais sobre o Opala

E um Chevette GP especial Conheça

E um Monza-Benz Conheça a história do Monza

Picape C-10 Conheça

Picape linha D


Ford

Corcel GT. Conheça

Linda Belina

Outro

A Pampa Leia mais sobre a história do Ford Corcel

O Ford Maverick

Um apimentado Conheça os GT Maverick

Maverick sedã quatro portas Conheça

O Ford Galaxie 500 Conheça

As Picapes Ford

A F-100 da década de 70

Outra Leia mais sobre as picapes da Ford

O Ford Escort Conheça

Os Willys

Outro pronto para competir Leia Sobre

Interlagos

Acima um raro conversível. Leia sobre a linha Alpine e Interlagos


Dodge

Dodge Dart Cupê. 50 anos em 2022

Charger

Outro

Leia mais sobre a linha Charger

O Dodge 1800 Polara

Leia sobre

Volkswagen

Tropa de Elite do Bizorrão

Muito raros e em belo estado

Outros Leia sobre o Fusca

Um radical

O primeiro Volkswagen no Brasil foi a Kombi

Outra especial

outra

Outra em belo estado. Conheça este super utilitário

Os modelos para acampar

E uma rara picape

O primeiro esportivo da linha foi o Karmann-Ghia

Saiba mais

Um modelo TC Conheça

Um 1600 quatro portas

Um TL especial Leia sobre a linha Type 3

Um VW Brasília da Polícia Conheça

Um SP-2 que completa 50 anos em 2022

Os esportivos que usaram o motor VW

O mais famoso é o Puma

Indo para a premiação Leia mais sobre o Puma GT

O Miura Conheça

O MP Lafer Conheça

Bela réplica do Bugatti 35B Leia sobre

Uma do Alfa Romeo P3 1931

Volkswagen Passat personalizado pela empresa Dacon

Muito bonito Conheça a linha Passat


Esportivos especiais com motor Chevrolet

Brasinca Uirapuru Leia sobre

O Puma GTB Conheça

E um Bianco com motor V8, em liga leve, marca Rover, 3,9 litros de cilindrada, 358 cavalos a 6.000 rpm. Seu peso é de 950 quilos.

Bem nutrido Leia sobre o Bianco

Vemag

Um DKW Belcar muito bravo. O famoso Mickey Mouse Conheça toda linha

Um DKW Malzoni Conheça

Fiat

Um Fiat Tempra Turbo

A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!

Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira.

Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos . Era o carro mais veloz do Brasil em 1995.  A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.

Um Dardo Conheça

Simca (Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile)

Lindo exemplar três Andorinhas do Simca Chambord

Outro Leia sobre o primeiro V8 nacional

E uma linda Jangada Conheça

Gurgel

Linha Xavante Conheça

O Carajás Conheça

Motomachine Conheça


Os Pesados

O Bombeiro Veja mais veículos de serviços

Belos modelos

Para muita carga e exibição


O Comércio de peças, miniaturas, revistas e afins

Os amigos

Variedade de itens

Muitos itens desejáveis


A sala de Imprensa e ótima recepção

Agradecimento especial à recepção de imprensa e aos organizadores Júnior Abonante e Humberto Domingues Abonante (Mingo). Aos jornalistas da Betini Comunicação Mariana Hummel, Cibele, Núbia e Fabrício na foto acima. Muito Obrigado e até 2023

Excelente evento! Uma das maiores da América latina!

Veja como foi em 2018

Comentários, fotos e montagem Francis Castaings. Texto inicial imprensa da Exposição                                                        

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site