BH Classic Auto Fest, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2023
Aconteceu, entre 21 e 23 de abril de 2023, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da capital de Minas Gerais, um grande e excelente encontro de carros antigos, 680 no total. O maior encontro de carros antigos já realizado na capital mineira. A entrada foi gratuita.
Marcas distintas americanas, alemãs, inglesas, francesa e um bom número de brasileiros de várias décadas. Originais, Hot’s, picapes, ônibus e uma ótima feira com peças, antiguidades , miniaturas e afins. Nosso parque é lindo a acomodou muito bem as preciosidades. Foi ótimo. Visitantes que entendiam ou não de carros adoraram. Da capital, do interior, outros estados e até estrangeiros. De todas as idades. Foram cerca de 220 mil pessoas no local.
A segurança do parque contou com a participação da empresa Emive Segurança Eletrônica
A organização foi impecável. Parabéns a todos! E os proprietários idem! Uma festa, um show de rodas!
Logo na entrada, a esquerda, um Cadillac Town Car Brougham ano 1988 dava as boas vindas aos visitantes. Foram fabricadas 50 limousines a pedido do ex-presidente americano Donald Trump. Seu motor é um V8 com 5,0 litros de cilindrada.
E também um raro Concorde que usa várias peças do Ford Galaxie. Conheça
Mais adiante dois modelos da marca Crosley. O pequeno Crosley era fabricado pela Crosley Corporation que produziu entre 1939 e 1952 pequenos carros, spiders, jipes e tratores. Havia uma picape, uma perua e até um conversível deste modelo.
Logo depois o primeiro carro produzido no Brasil. Um Romi-Isetta.
Seu motor era BMW, em posição traseira , ciclo de quatro tempos, arrefecido por turbo ventilador, um cilindro com 72 mm de diâmetro e 73 mm de curso, 298 cm³, taxa de compressão de 7:1, potência de 13 cavalos 5200 rpm. Bloco e cabeçote construídos em alumínio fundido. Cabeçote com câmara de combustão hemisférica, válvulas em “V” e fluxo cruzado entre admissão / escapamento (cross-flow). Por dentro do pequeno.
Abaixo Jeferson Rios ao lado do Concorde. Ele foi o grande orquestrador do maior evento de autos antigos já visto pelos mineiros.
Os carros da General Motors
Um Chevrolet Master Conheça
Um Buick Super convertible geração 1946–1948 com oito cilindros em linha. A empresa foi fundada em 1903 por David Dunbar Buick
Este é um Buick Special Skylark fabricado entre 1961 e 1963. Havia a disposição dois motores sendo um 198 polegadas cúbicas (3,2 litros) com seis cilindros em “V” e outro 215 (3,5 litros) com cilindros em “V”.
Um Chevrolet Bel Air da primeira geração
Um Chevrolet Delray, que fazia parte da linha Bel Air 1958 assim como o modelo Biscayne. Conheça a linha Bel Air
O Chevrolet Camaro foi um sucesso de vendas
E um modelo especial de 1969 Conheça a história
Chevrolet Impala. Da mesma família do Chevrolet Caprice 1971
Chevrolet Kings Wood Estate. Baseado no modelo Caprice , esta é a geração de 1969-1972. Tinha motores V8 com 350 polegadas cúbicas, (5,7 litros), 400 com 6,6 litros e 454 com 7,4 litros.
Corvette Stingray. Modelos da terceira geração com vasta gama de motores V8. A capota bi-partida permite a remoção de parte do teto para motorista e passageiro. Foi o primeiro carro americano de produção em série com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro.
Cadillac
O fundador da cidade de Detroit, berço dos automóveis norte americanos até a década de 80, foi o francês Antoine de La Mothe (1658-1730), depois nomeado Senhor Cadillac. Um desbravador que chegou em terras americanas com 25 anos de idade e o nome Détroit quer dizer estreito em francês. Fundou a cidade em 1701. A marca de luxo fundada por Henry M. Leland em agosto de 1902 leva seu nome. Abaixo um modelo 1956 Eldorado
Outro modelo Cadillac Eldorado 1959. Levantar e descer a capota (elétrica) é um show a parte.
E um Cadillac Deville 1966
Os Carros da Ford
Um Ford Falcon Futura. Conheça
Um Ford Galaxie conversível. Conheça os modelos que não foram fabricados aqui.
Um Ford LTD 1972 com 425 Pol³ ( Um V8 com 6.964 cm³)
Ford Mustang da primeira geração
Um Mach One que foi produzido até 1973
A segunda geração
E a terceira Leia mais sobre o Mustang
E um Mercury Cougar Saiba mais
Europeus
Um Renault 4CV conhecido aqui como rabo quente Conheça
Fiat 600
Outro Conheça
Um Austin 1954 A30
Um russo muito afamado é o Lada Niva 4 x 4. Sua produção começou em 1977 e tem motor Fiat, originário do sedã 124, com quatro cilindros com 1.569 cm³ e 81 cavalos alimentado por um carburador Weber.Em 2015 ganhou um motor 1.7 com injeção eletrônica monoponto com 80 cavalos e muitiponto com 83 cavalos em 2015. Niva em russo quer dizer campo de trigo.Lá foi produzido com carrocerias picape e um charmoso “conversível” com capota de lona sobre a cabine. Em 1981 o Niva foi equipado com motor 1800 Turbo e conseguiu seu primeiro pódio no Rali Paris-Dakar. Fabricado na cidade de Togliatti no sul da Rússia. Raro neste belo estado!
Um Rolls-Royce Silver Wraith II 1980 . Muito similar ao Silver Shadow Conheça
Um Jaguar E-Type Conheça
Um Daimler/Jaguar XJ Conheça
Mercedes-Benz classe R107, terceira geração dos modelos SL Conheça
Mercedes-Benz 280 S.
Mercedes-Benz classe 124 Conheça
Um Land Rover Defender 90 Conheça
As Picapes
Abaixo a rainha das picapes. Chevrolet 3100. Conheça um pouco da linha C/K americana
Outra em estilo Hot Rod
Uma picape GMC (General Motors Truck Company) fabricada entre 1947 a 1955 com a mesma linha dos Chevrolet Advance-Design trucks
Um Chevrolet Suburban 3100
Um Chevrolet El Camino. Conheça
As picapes da Ford
Ford F-Series
Outra
Uma com já modernizada com a suspensão independente Twin I Beam. Conheça as picapes Ford
Um festival de picapes
E as nacionais. Conheça
E o prêmio para os representantes.
Os Hot Rod’s
Uma bela picape Ford A Roadster. Conheça os modelos A da Ford
Um Ford A Standard cupê
Um Ford V8 ano 1935
Outro de destaque. Belo Ford 1935, modelo B, Tudor, com mecânica V6 da Ford Ranger
Um Chevrolet da linha Master
Outro
Um Chevrolet Bel Air 1956
Um Chevrolet Impala 1958
Caminhão COE (Cab Over Engine) marca International com um Chevrolet Fleetline Aerosedan 1948 sobre a prancha que fazia parte do mesmo chassi/carroceria do Oldsmobile 60 Special e do Pontiac Torpedo.
Um Pontiac 1939 cupê
Um Pontiac 1935 cupê
Um Dodge Brothers sedan 1934
Hot Mercedes-Benz 220 série W187. Havia a versão quatro portas como esta, cupê e quatro cilindros quando era original.
Um pronto para a corrida Pé na Tábua
O Comando é bravo, mas a turma simpática e amistosa
Chevrolet Brasil
Um modelo 71/72 impecável
Outra mudança de frente em 1973
A primeira mudança significativa foi em1975
E também chegou a Caravan Conheça
Em 1980 a terceira mudança, vide o segundo Opala a direita.
Em 1988 nova frente e o último cupê.
E a última versão . Conheça o Chevrolet mais amado do Brasil.
Adriano Viglioni, de boné azul foi um dos responsáveis pela frota Opala.
O Chevette chegou ao Brasil em 1973
O Chevrolet Monza em 1982
Com motor Chevrolet o esportivo Santa Matilde
E o Puma GTB Conheça
Os Chrysler do Brasil
O primeiro esportivo da linha foi o Charger e o mais potente era o R/T Conheça
E um Charger com a frente adotada em 1974
O primeiro modelo foi o sedã de quatro portas. Conheça toda linha
Depois veio o cupê. Conheça a linhagem
Um Dodge quatro portas Le Baron
O último Dart
E um Magnum
O pequeno Dodge 1800/Polara foi apresentado no Salão do Automóvel em 1972 e as vendas começaram em 1973. Conheça.
E o americano Plymouth Voyager. Lee Iacocca foi o responsável pelo sucesso Seus trunfos foram os fenômenos Dodge Caravan e o derivado Plymouth Voyager. Estes monovolumes compactos foram copiados em todo o mundo.
A Chrysler assumiu a Simca (acrônimo de Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile) do Brasil. Abaixo um modelo Jangada
Nossa primeira perua quatro portas derivada do Simca Chambord sedã era muito elegante. Conheça
Depois veio a linha Regente, Esplanda e GTX. Conheça
Os homens Simca
Os carros da Ford
Foi nosso maior carro nacional
E um sucesso apesar de ser um dos mais caros
Conheça a linha Ford Galaxie, LTD e Landau
O pequeno/médio Ford Corcel
O modelo abaixo, 1971, veio de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e ganhou prêmio de veículo que percorreu a maior distância
Veja o mapa
E o premiado Sr. Milton do Corcel gaúcho com a esposa e o amigo que também é um homem “Simca”
A Belina era a perua Corcel. Conheça a linha Corcel.
Em 1978 a linha era renovada e passou a se chamar Corcel II. Abaixo um exemplar do Ford Del Rey
Da Pampa
Saiba a historia da linha Del Rey e Scala
O Ford Maverick foi lançado em 1973
Na versão duas portas primeiramente Conheça toda a linha
A maioria com cores agressivas na versão GT
Um carro amado pelo “Fordistas”. Leia sobre as versões GT.
Na década de 80 chegava o Ford Escort idêntico a terceira versão europeia
A Ford absorveu a Willys Overland do Brasil. E a linha Dauphine e Gordini fez sucesso
O Aero era o grande sedã da empresa Conheça
E o famoso e imortal Jeep. O Jeep CJ (Civilian Jeep). Sua história é grande e começou já na década de 30 a pedido do governo americano. A American Austin Car Company, que depois passou a se chamar American Bantam fez o melhor projeto, mas este foi copiado pelos técnicos e engenheiros Ford e da Willys. Este soldado mundial serviu muito na guerra e ainda serva na paz. O Jeep até hoje é muito cultuado. E serviu muito nos campos, nas fazendas, de vários países do mundo. Concorrência e inspiração no modelo não faltaram!
Puma
Um dos esportivos de maior sucesso com mecânica Volkswagen
Modelos muito bonitos estavam lá
Também da versão Spider
Abaixo um com a primeira reestilização
Um concorrente era o Tarpan. Conheça
Os Homens Puma junto com Rodolfo Mallard, ao micro fone, presidente Associação Interclubes de Veículos Antigos (Aiva) um dos organizadores do evento, Jeferson Rios de chapéu de palha e atrás da bandeira do clube o prestígio do prefeito Fuad Jorge Noman Filho. O apoio da prefeitura no evento foi fundamental.
Os carros da Volkswagen
Um das marcas mais famosas do mundo e do Brasil fez uma ótima presença no evento
Modelos de todas as gerações
E muito bonitos. Leia sua grande história
Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas. Era o utilitário Kombi
Abaixo uma muito especial. Conheça
O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia.
A versão mais moderna foi o TC Conheça
No final da década de 60 a linha VW crescia. Eram o sedã 1600 quatro portas, a perua Variant e o TL.
Abaixo um exemplar impecável do TL Conheça a linha Typ 3
O VW Brasília também chegou em 1973. Conheça
Outros de destaque. A réplica MP Lafer e o SP-2
Projetado por Júlio Sillas, que também projetou o fora de série Tanger, o Ragge queria alcançar o público jovem das cidades litorâneas, principalmente o Rio de Janeiro, onde foi fabricado. Era um modelo interessante e exclusivo. Chegou a ter algumas unidades exportadas. O design muito original, do Ragge Califórnia, tinha o chassi do VW Brasília encurtado em 25 centímetros e o assoalho em plástico reforçado com fibra de vidro junto a carroceria.
E o arrefecimento a água chegava com o Passat. Abaixo um impecável TS. Conheça
Abaixo um de corridas.
E em 1980 a linha Gol que gerou grande família. Conheça
E um Voyage quatro portas fabricado na Argentina. Mas no país vizinho se chamava Gacel. O motor é um 1800 S
E a família Volkswagen
Outra da mesma estirpe
Deutsche Kleine Wunder (DKW)
Outro exemplar
A Vemaguet Conheça a linha
E o utilitário Candango
A Polícia Militar de Minas Gerais
E seus carros impecáveis
E foi homenageada justamente, pois foi fundamental para a segurança do evento.
O Secretário Municipal de Segurança e Prevenção Genilson Ribeiro Zeferino cujo apoio foi fundamental. Também premiado.
Duas Rodas
Abaixo e acima dois exemplares personalizados da Harley-Davidson
Várias famosas dos anos 70,80…
Por vezes muito potentes
Outras mais tímidas.
Uma simpática Lambretta
E uma bicicleta especial e antiga.
Os Pesados
Abaixo um ônibus com carroceria Ciferal. Super! Fabricado entre 1960 e 1970. A Ciferal (sigla para Comércio e Indústria de Ferro e Alumínio) é uma encarroçadora de ônibus brasileira. A empresa foi fundada primeiramente em 1955, se instalando na época em Ramos, na cidade do Rio de Janeiro e, em 1992, transferiu-se para Xerém, no município de Duque de Caxias. E a empresa tem alguns belos exemplares antigos.
Mercedes-Benz monobloco MB O-362
Mercedes-Benz 1513 que foi do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Um Caminhão L 312 apelidado de o “Torpedo”
Um International L-130 series
Amigos
Lá tive a ótima oportunidade e rever e conhecer novos amigos. Rodolfo Mallard e o Coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul-CARE-CS, o engenheiro Álvaro Eduardo Goulart cujo apoio foi também fundamental.
Como não se trata de uma coluna social, prefiro não citar nomes
Um ótimo papo
Muito reencontros
O Comércio
Nesta se fez a restauração de fotos antigas.
Um exemplo e uma coincidência: O grande Rei Pelé ao lado pai do secretário de Segurança e Prevenção Genilson Ribeiro Zeferino.
Outras muito interessantes
E um Citroën H restaurante/lanchonete
O Parque Municipal
Para os visitantes, o Parque oferece áreas gramadas para descanso, bosques, trilhas ecológicas, lagoas, cascatas, alamedas com pista de caminhada – convidativas também para passeios de bicicleta, equipamentos esportivos como quadra poliesportiva, quadra de tênis e rinque de patinação, além de brinquedos diversos.
Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.
Com área de 182 mil metros quadrados, o parque localiza-se no Hipercentro, região mais adensada da cidade e desempenha relevante papel no equilíbrio entre o processo de urbanização e preservação do meio ambiente.
A Premiação
Quem comandou a premiação foram Jeferson Rios e Rodolfo Mallard
Com a presença simpática do prefeito de Belo Horizonte Fuad Jorge Noman Filho
Vários presidentes de clubes da capital, interior e outros estados estavam lá,
Um evento que marcou a capital mineira. Que outros venham e os próximos serão também ótimos!
Agradecimentos ao MOVA (Museu de Objetos e Veículos Antigos) na pessoa do amigo Jeferson Rios que junto com a ótima equipe tornou este evento ímpar.
Texto, fotos e montagem Francis Castaings
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