Carros de Polícia, Voitures de Police, Police Cars, Auto della Polizia, Vehículos de Policía, Polizeiwagen…

Crianças e adultos sempre foram fascinados por carros de polícia. Em todo mundo há variações. Podem ser carros pequenos, sedãs ou não, carros e médio de porte, grandes, peruas, furgões… Sempre interessantes. E existem museus dedicados a estas viaturas em todo o mundo. Alguns para uso urbano, outros para a estradas e normalmente mais potentes para enfrentar infratores velozes
No Brasil
E seus carros impecáveis como o Chevrolet Opala


Num desfile

Num encontro da capital mineira

Um modelo impecável. Detalhe importante abaixo


Também num desfile

O Jeep

Interessante VW Fusca “Polícia” 1968.
.jpg?696)
Um VW Brasília da Polícia Conheça

Ainda na década de 70 um Dodge Charger

E um muito famoso O Simca Chambord

Sempre impecável nos encontros

O Gavião derivado do Brasinca Uirapuru

E o apoio nos desfiles e encontros

Na Europa
França
Um Peugeot 403

Polícia das estradas na França. Gendarmerie
Um Alpine A110

Um Alpine A310

Outro A310

Um Alpine A110 Légende ano 2016. Seu motor quatro cilindros traseiro, 1,8 litros tem 252 cavalos e velocidade final de 250 km/h

O Estande

Uma exposição única de belas máquinas graças ao Museu Nacional da Polícia Francesa (Gendarmerie Nationale)

O Museu Nacional da Polícia francesa é responsável pela conservação e preservação de uma frota de mais de 80 viaturas antigas da Polícia francesa , mantidas fora de visitação. Pela primeira vez, onze veículos foram expostos na exposição. Abaixo Simca Aronde, Peugeot 203…

Uma coleção variada

Automóveis, motocicletas, blindados, caminhões, ônibus, helicópteros, barcos e até motos de neve são os veículos que compõem a memória mecânica do Museu Nacional da polícia. Atualizada pela chegada de equipamentos mais modernos, essas máquinas foram escolhidas pelo museu por suas particularidades: bom estado, potencial de quilometragem, versões raras ou protótipos. Muito variados, são representativos da evolução técnica e da adaptação dos meios às missões dos policiais. Acima as motocicletas BMW R 80-RT dos anos 90.
Abaixo a frota foi completada em 1960 pelas BMW R60/2 de 594 cm³, 30 cavalos capaz de atingir 150 km/h.

Abaixo na foto principal um Matra Jet 6 da Brigada Rápida de Intervenção (BRI). Haviam três veículos como este para intervir nas autoestradas. Depois foram substituídos pelos Alpine A-110, Citroën SM, DS e CX 2400 GTI.

Raramente acessível ao público em sua configuração global, a memória mecânica foi exibida excepcionalmente no Retromobile. Foi a primeira vez que o Museu Nacional da Polícia exibiu tantos veículos da coleção. Em mais de 400 m² de exposição, onze modelos ficaram expostos por cinco dias para testemunho da diversidade do acervo
Abaixo o Alpine A-310. A partir de 1976 chegaram os modelos com motor V6.

Helicóptero Aluette

Este helicóptero foi usado principalmente pela Gendarmerie para missões de transporte de passageiros, transporte de cargas, para uso de intervenções médicas rápidas ou mesmo guinchar um helicóptero. Com sua cauda e lâminas removíveis, pode ser transportado em um trailer ou caminhão simples.
Gradualmente foram substituídos pelo Allouette III na década de 1970 e depois pelo AS-365F Dauphin na década de 1990, esses helicópteros continuaram a fornecer treinamento de pilotos e missões de apoio para o benefício do Centro de Testes do Mediterrâneo.
Moto-neve Yamaha ET 340 P

Primeiro Snowmobile a equipar as unidades de montanha da Gendarmerie, foi utilizado em particular para os Jogos Olímpicos de Albertville em 1992. Prático e rápido, poderia ser usado para o resgate de pessoas nas montanhas, permitindo transportar um passageiro ou rebocar esquiadores. Também foi equipado com um trenó e até um trailer para equipamentos.

Na memória coletiva da França, é o veículo policial por excelência. Veículo de patrulha e ligação, atribuído a brigadas e esquadrões estava disponível em várias versões: furgão para brigada e esquadrões móveis que podiam transportar oito policiais e seus equipamentos de escritório ou de observação; a versão de transporte de detentos com célula de malha; ou ainda uma viatura de rádio transmissão com equipamentos e bancada para as equipes encarregadas dos rádios ou das antenas fixas das brigadas.
Nos Estados Unidos

Um Dodge Mônaco

Outra novidade era o controle automático de altura da suspensão do automóvel. Este era automatizado e para as auto-estradas era ótimo rodar com o carro mais baixo. Abaixo e acima. Na foto principal um Dodge Polara da prmeira geração

Para os carros de polícia, a suspensão era reforçada. No que se refere a conforto, havia vidros dianteiros de acionamento elétrico de série, ar condicionado, direção hidráulica, radio AM-FM e diversos padrões de forrações de bancos. O painel tinha desenho sóbrio e discreto. A instrumentação, velocímetro, hodômetro, relógio de horas, nível do tanque e de temperatura, estava inserida num grande retângulo de fundo preto. O volante de bom diâmetro tinha boa pega e três raios com acolchoamento. A alavanca seletora ficava na coluna. Os bancos dianteiros podiam ser inteiriços ou com encostos separados sendo que estes tinham apoio de braço central. Tinham encosto para cabeça para todos. Atrás muito confortável para adultos



No seriado dos anos 60 os Invasores



Nas investigações na cidade de Honolulu, Jack Lord (Steve McGarrett) e seus companheiros James MacArthur (Dan Willians), Kam Fong (Chin Ho) e Zulu (Kono) utilizavam vários modelos.

E o Montego, nas versões Park Lane e Brougham foram muito usados nas versões duas e quatro portas, sempre na cor preta e um conversível. Esta versão provavelmente era o carro de fim de semana de Steve.

Veja um trecho da inesquecível abertura
O Dodge Challenger da PRF

Austrália
Ford Falcon

A mais famoso Falcon australiano no cinema é dos filmes Mad Max, de 1979, e Mad Max 2: The road warrior (Mad Max 2: A caçada continua), de 1981. O personagem principal — Max Rockatansky, um policial interpretado por Mel Gibson — persegue e mata um motoqueiro, levando sua gangue a matar a mulher, o filho e o melhor amigo do policial. Este então resolve se vingar e sai em perseguição a todo o bando.

Ele dirige o Interceptor Special (acima), um Falcon modificado derivado do cupê GT da geração XB de 1973, o primeiro modelo — preto com linhas agressivas.
Tinha um compressor volumétrico que saía pelo capô que era ligado e desligado conforme a situação. Dois outros Falcons XB, modelos 1974 em amarelo e azul, eram usados como carros policiais no mesmo filme.
Itália
Squadra Mobile, Polizia Stradale, Carabinieri e a Squadra Volante
Um Ferrari 250 GT muito especial chamado de Pantera Negra

Alfa Romeo

Um Alfa Romeo 2600, a versão cupê de nosso sedã FNM 2000 que foi fabricado na Itália e as belas motocicletas.

Um Alfa Romeo Alfetta. O desenho de nosso 2300 foi baseado neste


Um modelo 75

Um pouco do “Museo”

Alemanha


Um Mercedes-Benz W123 Touring

O BMW 1600/2000 que deu origem a série “02”

Um Porsche 356

Um Porsche 911

Inglaterra
Um Morris Minor


Um Ford Anglia

Um Ford Taunus

Um Ford Zodiac


Um Jaguar XJ


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação. Fotos Alfa Romeo do Club Alfa Romeo Argentina
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.