Chevrolet, a marca da Gravata, fez 100 anos no Brasil em 2025

Chevrolet, a marca da Gravata, fez 100 anos no Brasil em 2025

General Motors chegou ao Brasil em 1925 e até 2025 como uma das principais fábricas no Brasil. Abaixo o belo ancião. Um pequeno caminhão Chevrolet 1926. Pertence à série V da família Superior, o motor com quatro cilindros em linha, tinha 2,8 litros de deslocamento volumétrico e 26 cavalos de potência à 2.000 rpm. Era um “Express Truck”! Um charme e muito rara! Estava no sul de Minas Gerais, na cidade de Perdões, em março de 2017

Em 26 de janeiro de 1925, a General Motors of Brazil S.A. foi registrada em São Paulo capital. O primeiro galpão no bairro do Ipiranga, onde a empresa montava veículos importados dos Estados Unidos.

Hoje suas unidades fabris são em São José dos Campos(SP), São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC). Em 26 de janeiro, foi registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga na capital paulista. O valor inicial foi o equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passava  a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB). Em 26 de fevereiro foi instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.

Em setembro de 1927 a linha de montagem já havia produzido 25.000 veículos  Em 24 de setembro, começava um grande marco na história da fábrica GMB: o início da construção da unidade de São Caetano do Sul.

Em setembro, o Brasil conhecia o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas, acima.

Acima um Chevrolet um modelo 1931 impecável. Um charme! Este da série AE Independence tem um motor de seis cilindros em linha, 3,2 litros de cilindrada. Foi fabricado em várias cidades americanas e também montado na Bélgica, Austrália, África do Sul e Japão

E outros seguiam fazendo sucesso como a linha Master


No Brasil

1951 – Linha Chevrolet Styleline e Bel Air

No início da década de 50 este automóvel foi montado no Brasil (foto acima), em São Caetano do Sul, São Paulo, mas por pouco tempo. E o Chevrolet Bel Air foi um sucesso no mundo, ainda mais após os anos 55,56,57 e 58

E os Impalas chegavam importados nas décadas de 50,60 e 70

O Chevrolet Impala .Havia também a carroceria quatro portas, cupê, conversível, Station Wagon e a picape El Camino em 1959 e 1960. A concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. O modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto no capô quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 cavalos ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos.


A era Opel

Entre 1966 e 1967 chegavam os Opel importados para testar o mercado nacional

Nas versões com duas e quatro portas (raros aqui)

E o Opel Rekord C

Que ia ser nosso Opala. Conheça o sucessor Rekord D

Tanto o Kadett quanto o Rekord C foram trazidos ao Brasil para testes e também foram vendidos em concessionárias da marca.


As Picapes

A Chevrolet no Brasil começou a fabricar picapes e furgões em julho de 1958. Tinha 4,70 metros de comprimento por 1,92 de altura.Seu motor seis cilindros, cabeçote e bloco em ferro fundido, arrefecido à água, tinha 3.860 cm³ e potência de 136 cavalos. Seu torque era de 28,21 mkg.f a 2.200 rpm. Era o mesmo motor, importado, seis cilindros da linha Chevrolet Fleetline e Bel Air. O cambio tinha três marchas sendo a primeira e a ré “secas”. Os caminhões usavam o mesmo motor, mas outra transmissão, outro diferencial… O carburador importado da marca Rochester foi substituído pelo nacional DFV-228. Conheça a linha perua Amazona, a cabine dupla Alvorada e o furgão Corisco

Em 1964 começou a linha C-1404 (picape), C-1414 (cabine duplas), C-1504 picape com caçamba longa e C-1410 ambulância.


O primeiro automóvel da Chevrolet no Brasil

A primeira mudança na frete e atrás modelos 1971 e 1972

Em 1973

Belos modelos em versões duas de quatro portas

A Caravan chegava em 1975

Leia a historia do Opala e da versão esportiva SS


O caçula da linha chegou em 1973

Chevrolet Chevette 1978. Foi sua primeira modificação de grade baseada na frente do Pontiac Firebird.

A perua Marajó completou a linha

Junto com o hatch Leia sobre o Chevette


Em 1982 chegava o Monza – O Primeiro tração dianteira Chevrolet no Brasil

E a versão sedã quatro portas em uma versão especial

A versão Fittipaldi

E o belo hatch esportivo

Leia mais sobre o Monza


Picape Série 20

A Série 20 é a versão para uma tonelada das camionetes da linha C/K produzidas pela General Motors do Brasil, no período de 1985 a 1996, sob a marca Chevrolet. A linha é composta por versões picape, de cabine simples ou dupla, com caçamba longa ou curta, e os Chevrolet Bonanza) ou 4 portas (Chevrolet Veraneio).


O Chevrolet Omega

E o longevo motor 4,1 litros

E a versão Suprema

Conheça este luxo Chevrolet


Chevrolet S10

O este utilitário chegou ao Brasil em 1995 inaugurando o segmento de picapes medias na qual compartilhava a frente com a americana Isuzu Hombre*, foi lançada com cabine simples e com motor 2.2 de 106 cavalos do Chevrolet Omega, que transformou a S10 na primeira picape com injeção eletrônica, alguns meses depois chegou ao mercado a versão com motor a diesel turbo de 2, 5 litros com 95 cavalos junto com a versão SUV, o Chevrolet Blazer. * A marca Japonesa Isuzu e a General Motors tiveram parceria entre 1972 e 2008*.


O Chevrolet Vectra

O primeiro Chevrolet Vectra veio da Alemanha. Era importado. Lá havia a versão abaixo, quatro portas Hatch e perua quatro portas. Acima.

Impecável Chevrolet Calibra. Um dos melhores carros fabricados pela Opel (filial alemã da GM). Sabia que quase todos modelos de carros Chevrolet no Brasil são originários da Opel? O Opala veio do Rekord C e o Chevette do Kadett na década de 70. Depois veio o Monza que era o Ascona lá, o Omega tinha o mesmo nome, idem para Kadett, Astra, Vectra, etc.

E a versão nacional. Baseado no Opel Vectra europeu, lançado na Alemanha, em 1988, o Chevrolet Vectra foi produzido pela General Motors do Brasil entre 1993 e 2011. Considerado um marco na história da indústria automobilística brasileira, se destacou pela tecnologia que empregava na época de seu lançamento, em fins de 1993, principalmente se comparado a seu antecessor, o Chevrolet Monza. Sua produção foi encerrada em 2011, com a chegada do novo modelo, o Chevrolet Cruze.


O Kadett

Chevrolet Kadett GSI com assinatura Bertone que pode ser vista na coluna “B”. Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Leia sobre a história do Chevette que era idêntico ao Kadett alemão na década de 70!

Chevrolet Kadett foi fabricado pela entre 1989 e 1998. Também vendido com a marca Opel, o primeiro modelo foi lançado na Alemanha em 1936, o Kadett C fez parte do projeto T Car (o primeiro carro mundial da GM), que foi lançado no mundo com a versão brasileira, o Chevrolet Chevette. A versão E do Kadett chegou ao Brasil em 1989 baseado no modelo europeu de 1984 (desenvolvido pela Vauxhall, como Vauxhall Astra). Abaixo um Opel Astra fabricado na Bélgica.

O projeto inicial contou com engenheiros da General Motors de vários países. A base foi totalmente nova em relação à geração anterior. O desenho ficaria por conta da equipe da Vauxhall, enquanto a mecânica foi acertada pela equipe da Opel e GM americana. No total, 459.068 veículos Kadett foram produzidos no Brasil até a sua substituição pelo Astra em 1999. A perua Ipanema também fez sucesso.


O Corsa

Chevrolet Corsa foi lançado no Brasil em 10 de janeiro de 1994. O modelo foi substituiu o Chevette e se tornou um dos carros mais importantes da General Motors. Foi eleito duas vezes o Carro do Ano da Autoesporte. As versões iniciais do Corsa no Brasil foram: Corsa Wind 1.0, Corsa Wind Super 1.0, Corsa GL 1.4, Corsa GSi 1.6 (16 válvulas). Havia versões hatch de duas e quatro portas, sedã quatro portas, perua e picape. Também: A monovolume Meriva e a picape Montana foram oferecidas com motores 1,4 litros e 1 8 litros. O Corsa foi descontinuado no Brasil em 2012.

Este pequeno esportivo é o Tigra que vinha da Alemanha nos anos 90. Usava vários componentes do Corsa.


O Celta

O Celta foi mais um pequeno Chevrolet que foi produzido no Brasil entre 2000 e 2015. Era o projeto Blue Macaw, ou Arara azul, código de fábrica.

Era mais um concorrente de outros carros como o Uno da Fiat, do Gol da Volkswagen e do Ka da Ford. O Celta foi um hatchback e no final de 2006 e início de 2007 foi lançada a versão sedã do carro, chamado Prisma. Foi desenvolvido integralmente no Brasil.


Na Europa os carros dos anos 90 são chamados de Youngtimers, ou seja, futuros colecionáveis. E a cotação sobe!


Com motor Chevrolet

O Brasinca Uirapuru

Brasimca_Uirapuru_4200_GT_Site_Garage_(5)

O Puma GTB

O Santa Matilde

A Envemo (Engenharia de Veículos e Motores)

Envemo Camper. Desde a década de 70 a empresa Envemo (Engenharia de Veículos e Motores)  fazia bons acessórios para a linha Opala, Chevette, Monza…e este utilitário é muito raro e também existiu com a versão diesel (3,9 litros marca Perkins e depois Maxxion) com tração 4 x 4. Este é movido a gasolina e tinha opção com motor quatro ou seis cilindros do Opala.


O Chevrolet Camaro

E neste século importou o Chevrolet Camaro

O Camaro recebeu um redesenho completo e uma nova plataforma em 2009 para o ano modelo de 2010 da quinta geração. Com base no Camaro Concept 2006 e no Camaro Convertible Concept a produção da quinta geração do Camaro foi aprovada em 10 de agosto de 2006. A fábrica de montagem de carros na cidade de Oshawa, Ontário, Canadá, começou a produzir o novo Camaro que foi colocado à venda na primavera de 2009 como um veículo do ano modelo de 2010. Abaixo como carro madrinha da Stock Car Brasil


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo do site são de divulgação                                                        

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