Encontro The Garage BR – Março de 2025, Belo Horizonte, Minas Gerais

Encontro The Garage BR – Março de 2025, Belo Horizonte, Minas Gerais

Há mais de dez anos existe o grupo The Garage BR. E há seis anos os encontros mensais. Desejo muitas décadas futuras. É muito importante preservar o patrimônio sobre rodas. O passado faz parte do futuro! E parte da história do país! E os colecionadores fazem! Abaixo o primeiro esportivo Volkswagen na Alemanha ou no Brasil: O Karmann-Ghia

Este ótimo encontro de aniversário foi em 23 de março, domingo, em Belo Horizonte no estacionamento do campus da UniBH na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, bairro Buritis em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Há mais vagas, melhor organização dos carros, um bom local para os comerciantes, para a banda/trio Mentol que como sempre tocou músicas ótimas.

Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas. Muitos carros arrefecidos a ar e também nobres visitantes. Destaque para o novo motorista piloto

E seu Fusca


Os carros

O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!

Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo

Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.

A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.

Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela

Conheça a história do Fusca

Muitos carros bonitos

E dos modelos fabricados fora do Brasil


O primeiro modelo fabricado pela Volkswagen no Brasil foi o utilitário Kombi

E sua evolução. Conheça os modelos fabricados no exterior


O segundo foi o Karmann-Ghia. Abaixo um modelo TC

Outro. Conheça

Na final da década de 60 chegava a nova linha Typ 3 Conheça

Em 1973, desenhado pelo mineiro, Márcio Piancastelli, o VW Brasília

E um modelo muito interessante

E o Gol chegava em 1980

E até hoje faz história Conheça


A presença de Minas Gerais

Um Fiat Prêmio 1600. Primeiro veio o UNO, depois o Prêmio duas portas como motores 1.300 e 1500 cm³. Após a perua Elba e a picape Fiorino e suas variações furgão

A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!

Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira. Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Era o carro mais veloz do Brasil em 1995.  A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.

Saía de cena o Tipo e o Tempra e entravam a linha Brava e Marea bem mais modernos, bonitos e com estilo muito distintos. Os Fiat Brava e Marea foram apresentados nas versões sedã e perua de quatro portas (Marea) e Brava (hatch) quatro portas e seguiram carreira até 2007. Por aqui, nacional ou não já havia o Chevrolet Vectra, Ford Mondeo, Honda Civic, Peugeot 406, Renault Laguna, Toyota Corolla e Volkswagen Bora.Se a concorrência lá era muito forte, aqui também tinha com que se preocupar. Os motores eram com quatro cilindros 1,6, 1,9, estes com dezesseis válvulas, mas o mais interessante era o cinco cilindros em linha com 2,0 litros com potência, 20 válvulas e na versão turbo chegava a 182 cavalos e colocava muito carro para comer poeira, brita, cascalho, etc. O único problema de todos é que sua manutenção não era seguida como se devia. Como em todos os carros de fábricas honestas o manual estava lá, mas seguir as orientações é outra coisa! A versão HLX e Turbo ofereciam airbags frontais, laterais e ABS como opcionais. Era mais uma pioneirismo no mercado nacional nestes itens. E suas linhas não apresentam rugas até hoje!


Os Chevrolet do Brasil

Chamada primeiramente de C1416 e depois Veraneio, fez grande sucesso nas famílias e também na polícia, exército…

Um modelo impecável. Detalhe importante abaixo

O primeiro automóvel Chevrolet do Brasil foi o Opala

E um raro cupê nesta última fase

O pequeno Chevrolet Chevette foi lançado em 1973. Duas portas, quatro, Hatch e esportivos e a perua Marajó. O fastback infelizmente não veio para o Brasil

A picape da linha C20. Leia sobre as picapes da GM

E o Kadett. A versão Kadett GSI ganhou a assinatura Bertone que pode ser vista na coluna “B”. Assim como a Karmann fez trabalhos para a Volkswagen (Ghia) e para a Ford (Escort conversível) e Bertone fazia trabalhos para a General Motors americana (Cadillac Allanté) e para a Opel entre outras. A Opel AG pertence ao grupo PSA (Peugeot Société Anonyme). Hoje ao grupo Stellantis

Com motor Chevrolet 4,1 litros, o Santa Matilde

E um Hot Chevrolet da Linha Master


Os Ford

Uma picape F100

Uma Ranger.Eram equipadas com um bom motor V6 movido a gasolina. Depois ganhou grade maior na cor preta, três configurações de cabine, tração 4 x 4 com acionamento eletrônico, ABS traseiro… e novos motores de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 137 cavalos e o V6 contava com 210 cavalos!

E o Ford Mustang

Também dos Estados Unidos um Crosley. O pequeno carro foi fabricado pela Crosley Corporation que produziu entre 1939 e 1952 pequenos carros, spiders, jipes e tratores. Havia uma picape, uma perua e até um conversível deste modelo.


Chrysler

Um Dodge Dart sedã


Os estrangeiros

Mercedes-Benz classe W210. Podiam ser equipados com motores com seis cilindros em linha ou V8. Foram produzidos entre 1995 – 2004. A versão S210 Wagon é rara.

Bayerische Motoren Werke Série 3 Conheça

E a M5 E34

E o Porsche 911


Gente

Elisa como sempre para saciar a sede e a fome dos presentes

Um encontro para todos sem censura de idade. Animais são sempre bem vindos


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.

As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site