A Velocidade é vermelha, La vitesse c’est rouge, La velocità è rossa, The speed is red, La velocidad es roja.
![A Velocidade é vermelha, La vitesse c’est rouge, La velocità è rossa, The speed is red, La velocidad es roja.](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Dix-Mille-Tour-2017-19.jpg)
A competição automobilística, automobilismo é uma modalidade esportiva onde os pilotos ao volante de automóveis competem em corridas regulamentadas, em diferentes fórmulas e categorias, em circuito, em estrada ou em pista. E os carros vermelhos demonstram agressividade e velocidade.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Spa-Classic-2018-168.jpg)
O vermelho pode remeter a paixão, a velocidade, a disputa, ao duelo… No passado, na década de 20, os ingleses eram verdes, os franceses, azuis, os alemães prata e os italianos vermelhos. Nas décadas de 10,20,30,40,50,60,70, 80 e 90 eram três pedais, um volante duro, uma alavanca e poucos instrumentos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Vendredi-Avril-128.jpg.opt800x533o00s800x533.jpg)
Itália
Bizzarrini 5300 GT. Desenhado pelo ex-engenheiro da Ferrari Gioto Bizzarrini em 1963, começou sua comercialização em 1965. Um carro esporte muito bonito! Seu motor V8 era originário do Corvette 327 (5.358 cm³) com potência variando entre 365, 385 e 400 cavalos. Seu peso era de 1.200 quilos, velocidade máxima de 260 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Um total de 133 exemplares foram produzidos entre 1965 e 1968. É presença constante nas Corridas de Veículos Históricos de Competição (VHC).
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Espiritu%20de%20Montjuic%202018%20VHC%20Biz.jpg)
Ferrari Indy 1952
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Retromobile-2023-Ferrari-8-1.jpg)
Ferrari 250 GTO (Gran Turismo Omologato) o verdadeiro GTO que bate recordes em leilões nas melhores casas do ramo internacional Foi fabricada entre 1962 e 1964 com um total de 36 exemplares. Nick Mason da banda Pink Floyd é um dos felizes proprietários.A carroceria em alumínio pesava 900 quilos, chassi tubular e tinha 4,4 metros de comprimento e 1,20 de altura. Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Monza-Historic-2019-42.jpg)
Ferrari 250 LM 1964. Uma belíssimo carro que contou com vários azares e muitas quebras. Tinha motor central traseiro, V12 a 60º, 3.286 cm³, alimentado por seis carburadores Weber DC, pesava 820 quilos, tinha carroceria em alumínio e chegava aos 290 km/h. Conheça
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Dix%20Mille%20Tour%202017%20%2831%29.jpg)
Ferrari 330 P3/P4. Conheça
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Ferrari%20330%20P3%20P4%20site%20%2810%29.jpg)
Ferrari 312 B2 1971
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Art_et_Elegance_Chantilly_Dimanche_2015_169.jpg)
Ferrari 512 S/M. O número cinco para 5 litros e o 12 para doze cilindros com um som maravilhoso!
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Monza-Historic-2019-15.jpg)
Foi um modelo intermediário entre o 312 P e o 312 P2. Tinha 4.944 cm³ e 550 cavalos, injeção Lucas e cambio de cinco marchas. Em 1970 ganhou as 12 horas de Sebring nas mãos de Mário Andretti, Nino Vaccarella e Ignazio Giunti. Mas foi só! Estava chegando o arrebatador Porsche 917. O 512 M chegou no final da temporada com 40 quilos a menos,mais aerodinâmico e 70 cavalos a mais. Em 1971 o belo carro não obteve sucesso. Apenas 25 exemplares foram construídos entre spiders e berlinetas. É o carro combatente no filme 24 Horas de Le Mans. Era pilotado pelo ator Siegfried Rauch que fazia o papel do piloto Erich Stahler que infernizou a equipe Porsche!
Ferrari 275 GTB 1965
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Diz-Mille-Tour-2018-248.jpg)
Ferrari 250 GT Berlinetta 1960
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/2016-Spa-Classic-Course-Historic-Samedi-35.jpg)
Ferrari 312 PB da Classic da Endurance Racing
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Dix%20Mille%20Tours%202016%20Vendredi%20%2828%29.jpg.opt800x535o0%2C0s800x535.jpg)
Um Ferrari 512 BB LM 1979
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Spa-Classic-2019-22.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Optique-2018-Etape-3-82.jpg)
Outro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Samedi-Optic-2ooo-2017-44.jpg)
Ferrari 575 GTC
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Le%20Mans%20Classic%202018%20%28161%29.jpg.opt800x571o0%2C0s800x571.jpg)
Maserati 450 S 1957
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Le%20Mans%20Classic%202018%20%28295%29.jpg)
Alfa Romeo Typo B P3 1932
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Art_et_Elegance_Chantilly_Dimanche_2015_55.jpg)
Alfa Romeo 33T
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Retromobile-Fev-2017-Alfa-3.jpg)
Alfa Romeo Giulia Sprint GTA 1965
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Hungaroring%202017%20Peter%20Auto%20Alfa%20Sixtie.jpg)
Conheça
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Imola-Classic-2018-159.jpg)
Um Lancia Fulvia HF
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Montlhery-Les-Grandes-Heures-Automobiles-2017-Photo-Presse-28.jpg)
Outro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Geneve-Cannes-Classic-2023-2.jpg)
Lancia Fulvia Sport
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Geneve-Cannes-Classic-2023-17-1-1.jpg)
Lancia Delta HF
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/O-Rali-Le-Treport-VHC-2023-10.jpg)
Lancia Stratos
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Sanremo-Rally-Storico-2023-24.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Retromobile-Fev-2017-Lancia-1.jpg)
Fiat 8V Zagato 1953 na largada.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Le%20mans%20Classic%20Plateau%20II%20%288%29.jpg.opt800x533o0%2C0s800x533.jpg)
Alfa Romeo Giulia TZ Coda Tronca (traseira truncada)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Samedi-Avril-43.jpg.opt800x533o00s800x533.jpg)
Alfa Romeo 8C 2300 Zagato Spyder 1932
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Vendredi-Avril-139.jpg)
Maserati T61 1960
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Monza-Historic-2019-43.jpg)
Alfa Romeo 156
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Historic-Tour-Val-de-Vienne-2023-36.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Art_et_Elegance_Chantilly_Dimanche_2015_40.jpg)
Franceses
Um Marcadier, esportivo francês com motor Renault Gordini
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Montlhery-Les-Grandes-Heures-Automobiles-2017-45.jpg)
Renault R5 Turbo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Retromobile-Fev-2017-Renault-les-annes-Turbo-10.jpg)
Alpine A-310
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Historic-Tour-Val-de-Vienne-2023-46.jpg)
Alpine A-610
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Retromobile-Fev-2017-Renault-les-annes-Turbo-2.jpg)
Bugatti Type 55 Roadster Replica
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Geneve-Cannes-Classic-2023-3-1.jpg)
Estados Unidos
O Ford GT-40. Um ícone americano em Le Mans. Conheça
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Dix%20Mille%20Tour%202017%20%2880%29.jpg)
Outro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Dimanche-Optic-2ooo-2017-4.jpg)
Ford F3L ou Group 6
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Samedi-Avril-3.jpg)
Shelby Cobra
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Art_et_Elegance_Chantilly_Dimanche_2015_193.jpg)
A obra de Carrol
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Peter-Auto-Age-Dor-2017-62.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Imola-Classic-2016-Outubro-12.jpg)
Um “Red” Escort MKI na disputa
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Hungaroring-Classic-julho-2019-155.jpg.opt800x533o00s800x533.jpg)
Dodge Viper
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Espiritu-de-Montjuic-Circuit-de-Barcelona-Catalunya-2019-91.jpg)
O mesmo
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Espiritu-de-Montjuic-Circuit-de-Barcelona-Catalunya-2019-32.jpg)
Chevrolet Corvette C3 1977
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Spa-Classic-2018-25.jpg)
Um Chevrolet Camaro Z-28
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Dimanche-Optic-2ooo-2017-6.jpg)
Outro Chevrolet Camaro Z28. Este 1980 da segunda geração.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Spa-Classic-2017-Retroauto-Jeudi-24.jpg.opt800x534o00s800x534.jpg)
Um bólido raro o Ultima GTR. Um super carro inglês equipado com um Chevrolet small block V8.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Le%20Mans%20Classic%20Ambiance%202016%20%2814%29.jpg.opt800x534o0%2C0s800x534.jpg)
Um Ford Mustang cupê da primeira geração
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-2017-Jeudi-26.jpg)
Ingleses
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Les-2-Tours-Horloge-2023-Paul-Ricard-14.jpg)
McLaren M6 GT 1969
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Vendredi-Avril-96.jpg)
Tiga GC288 1988 do Grupo C : A Tiga Race Cars Ltd. foi uma construtora e equipe britânica de automobilismo. A empresa foi fundada em 1974 por dois ex-pilotos de Fórmula 1, o australiano Tim Schenken e o neozelandês Howden Ganley. O nome da empresa foi formado pelas duas primeiras letras de Tim e Ganley.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Vendredi-Avril-102.jpg)
McLaren M6 GT 1969
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Vendredi-Avril-96.jpg)
Jaguar Type E 3.8L Lightweight – A partir dos testes do modelo Tipo E A2, vários pilotos independentes ficaram interessados em competir com o E-type. Em provas de rali e também em circuito. E um deles foi o famoso piloto americano Dan Gurney. Ele fazia dupla com o inglês Roy Salvadori.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Dix-Mille-Tour-2017-211.jpg)
Um Jaguar E-type é presença obrigatória
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Rallye-Historico-de-Monte-Carlo-2018-Site-Retroauto-90.jpg)
Um MG-B
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Samedi-Optic-2ooo-2017-10.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Spa-Classic-2018-343.jpg.opt800x534o00s800x534.jpg)
Autin Mini Cooper
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Vendredi-Optic-2ooo-2017-22.jpg)
Lola T70 MKII
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Le-mans-Classic-Plateau-V-12.jpg)
Outro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Dix_Mille_Tour_2015_Dimnache_Paul_Ricard__64.jpg)
Lola T298 BMW 1979
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Peter-Auto-Abril-Dimanche-23.jpg)
Mclaren M6 GT nos box sendo preparado. Belo e raro carro de corrida nesta categoria. Os McLaren corriam mais no campeonato canadense americano CAN-AM.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Imola%20Classic%202016%20Outubro%20%20%2830%29.jpg.opt800x532o0%2C0s800x532.jpg)
Alemanha
BMW M1 Procar.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Diz%20Mille%20Tour%202018%20%2832%29.jpg)
Um dos mais belos BMW e seu desenho é obra de Giorgetto Giugiaro. Seu motor tinha seis cilindros em linha, 3.453 cm³ era oriundo do cupê 635 CSI. Tinha 24 válvulas e potência de 277 cavalos para a versão civil. Para as pistas 470 cavalos para o Grupo 4. Fazia de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 260 km/h na versão de rua. Sua caixa era uma ZF de cinco velocidades. Para os circuitos, Grupo 4 FIA, com potência de 470 cavalos e peso reduzido para 1.020 quilos. Chegava a 100 km/h em 4,5 segundos e alcançava 310 km/h de velocidade máxima. Para a versão Grupo 5, tinha turbocompressor e brutais 850 cavalos. Foram disputadas provas antes das corridas de Fórmula Um. Era Campeonato BMW M1 Procar. Aconteceu entre 1979 e 1980 e contou com nomes de prestigio como Nelson Piquet, Mário Andretti, James Hunt, Niki Lauda, Jaques Laffite, Jean Pierre Jarier, Didier Pironi… entre outros. Lauda foi o campeão em 1979 e Piquet em 1980
Porsche 917. Um dos mais velozes da época. Conheça
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Circuit%20Paul%20Ricard%20Dix%20Mille%20%20%2811%29.jpg.opt800x532o0%2C0s800x532.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Brasil-Classic-Show-Araxa-2016-355.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-Auto-Dimanche-Optic-2ooo-2017-2.jpg)
Um Porsche 911
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jarama-Classic-2017-Vendredi-Avril-77.jpg)
Sempre veloz
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Spa-Classic-2019-106.jpg)
Parado ou correndo sempre um sucesso
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Retromobile-2022-Artcurial-10.jpg)
Gebhardt C91 1991
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Monza-Historic-2019-G.jpg)
Um Opel GT
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Tour-de-Corse-VHC-2016-Outubro-62.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Rallye-Historico-de-Monte-Carlo-2018-Site-Retroauto-39.JPG.opt800x600o00s800x600.jpg)
Num Rali
Um Alfa Romeo Giulia Super e um Jaguar XK 150S 1959
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Rallye-Historico-de-Monte-Carlo-2018-Site-Retroauto-41.JPG.opt800x600o00s800x600.jpg)
Correr em vermelho
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Montlhery-Les-Grandes-Heures-Automobiles-13.jpg)
E bravos pilotos
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Le-Mans-Classic-2018-238.jpg)
Para os pequenos também
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Le-mans-Little-Big-2016-5.jpg.opt800x534o00s800x534.jpg)
Uma bela cor para qualquer idade
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Le-mans-Little-Big-2016-17.jpg)
No Brasil
Old Stock Race com o Chevrolet Opala
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Old-Stock-Race-Maio-2021-5.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Alfa-FNM-2000-2150-site-13.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Por dentro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Alfa-FNM-2000-2150-site-11.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Outro
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Encontro-de-Autos-Antigos-de-Autos-de-Aguas-de-Lindoia-2018-Veiculos-88.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Karmann-Ghia-Site-novo-artigo-19.jpg.opt721x600o00s721x600.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Karmann-Ghia-Site-novo-artigo-20.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
O Puma GT Este carro é uma réplica do Puma 1800 do piloto mineiro Marcelo Campos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Puma-Escala-Site-Retroauto-4.jpg)
O Fusca
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Aguas-de-Lindoia-2017-424.jpg.opt800x600o00s800x600.jpg)
Todos os pilotos famosos do país, que chegaram a categorias nobres como o Campeonato Mundial de Marcas ou Fórmula Um, pilotaram os Fuscas nas décadas de 60 e 70. A receita era simples: Tiravam os para-choques, calotas, bancos, forração interna, canos de descarga aberta, escapamentos trabalhados, dupla carburação, partes da carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro… Por dentro volantes com diâmetro menor, mais instrumentação com conta-giros, alavanca de marcha de curso curto e temperatura de óleo! Eram rebaixados e usavam pneus com talas maiores, radiais e aros 13 e 14 polegadas. No final da década de 50, um Fusca com motor 1500 com peças Porsche foi pilotado por Christian Heinz e Eugênio Martins chegou em segundo lugar nas 1000 Milhas Brasileiras.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Retroauto-Logo-2017-300x285-2.jpg)
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos já publicadas no site
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.