Club Vincennes en Anciennes – Setembro 2025: Special Citroën DS, Paris, França

Club Vincennes en Anciennes – Setembro 2025: Special Citroën DS, Paris, França

O castelo de Vincennes (Château de Vincennes) é um palácio fortificado, sendo o mais importante Castelo Forte Real francês. Foi erguido entre o século XIV e o século XVII. Fica a leste de Paris, na região metropolitana da capital. E foi realizada um grande encontro com proprietário de outra lenda afamada: O Citroën DS que fez 70 anos em 2025. Seu lançamento no Salão de Paris em 1955. Há 70 anos!

E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.

Première association de France du patrimoine roulant

Onde: Na região metropolitana de Paris.

Pode-se ir de metrô, em direção a estação Nation, linha M1, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

Este evento e todos os anteriores tem apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)

E a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.


No começo do século passado, a francesa Citroën Automobiles S.A ., que foi fundada em 1905 na região parisiense, no Cais de Javel, tornou-se conhecida mundialmente pelo lançamento do revolucionário Citroën Traction em 1934. Em princípio de carreira, Flaminio Bertoni, que era escultor, arquiteto e estilista, foi o idealizador da carroceria que era pouco convencional para a época. Com este automóvel estava definitivamente introduzida a saga da tração dianteira nesta fábrica.

Este passou por muitas estradas

Após a Segunda Grande Guerra Mundial, outro lançamento que também a tornaria muito conhecida. O pequeno Citroën 2 CV foi lançado oficialmente no Salão de Paris de 1948 realizado no Grand Palais, abaixo, que foi inaugurado para a grande exposição universal de 1889 para abrigar grandes eventos como exposições de automóveis. 

Logo no início da década de 50 deu partida um novo projeto sobre a direção de André Lefebvre, um competente engenheiro  aeronáutico. Sua equipe trabalhou empregando ideias e materiais de tecnologia de ponta. Na carroceria, suspensão, conforto, vidros, e mecânica. 

Na metade da década de 50, em 5 de outubro de 1955, no Salão de Paris, realizado também no Grand Palais, a vedete foi outro revolucionário Citroën.

O sucessor do Citroën 11, 11 Légere e 15 Six (Traction  Avant) causou grande impacto. Era o Citroën DS (déesse em francês quer dizer Deusa). A fábrica francesa mais uma vez inovou. Tinha 4 portas e ótima área envidraçada. Era mais uma obra de Bertoni. Parecia que vinha de um filme de ficção científica!

Era muito aerodinâmico, em forma de gota quando visto de cima. O eixo dianteiro tinha a bitola mais larga que o traseiro. Tratava-se de um sedã quatro portas com tração dianteira, capô alongado em cunha com a grade de refrigeração estreitíssima. Acima da coluna C, vindo teto, estavam faroletes em forma de cone. Tinha ótima área envidraçada.

A capota era de fibra de vidro e o restante da carroceria monobloco em chapa de aço estampada. As rodas traseiras eram parcialmente “escondidas”

Sua suspensão hidropneumática e independente nas quatro rodas mantinha a altura livre do solo constante, não importasse o peso e posição da carga e dos passageiros. Oferecia três níveis de altura, dos quais o mais baixo só poderia ser utilizado em auto-estradas. As rodas da frente tinham diâmetro maior que as traseiras. O comando da embreagem, da direção, do cambio e dos freios ( a disco na frente) tinham assistência hidráulica. O pedal da embreagem não estava presente. Não era um câmbio automático, mas o motorista mudava as marchas sem uso de embreagem, como ocorreu no Mercedes Classe A e Renault Twingo, entre outros. Os pneus, na medida 180 x 330 eram montados em rodas com um só parafuso central. O freio de mão tinha acionamento a pedal. Tudo pouco ortodoxo.

Antes do lançamento foi concebido um motor de seis cilindros em linha, refrigerado á água, com 1.805 cm³ de cilindrada e potência de 63 cavalos. Outro, com a mesma quantidade de cilindros, só que opostos, refrigerado a ar. Também de um quatro cilindros, dois tempos, com compressor. Mas na bancada de testes não se mostraram confiáveis.

Porém, optou-se pelo antigo e confiável motor do Traction 11 mas completamente retrabalhado. Dianteiro, refrigerado a água, tinha 1.911 cm³, 75 cavalos, era alimentado por um carburador Webber de corpo duplo e o virabrequim tinha três mancais. Sua taxa de compressão era de 7,5:1 e a velocidade máxima de 140 km/h. Na frente do radiador, estava o pneu sobressalente. Abaixo um Cabriolet

Outro

Visto de trás

Por dentro. Pouco convencional Leia sobre o Citroën DS


Outros Citroën que estavam lá

O Traction

O 2CV

O Ami Break


Automobiles France

Um Simca (Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile) 1300/1500

Um Matra (Mécanique Aviation TRAction) Murena

Um Peugeot 403

Um Peugeot 404 Berline

Um Peugeot 504 cupê

Outro

A assinatura lateral

Um Peugeot 304 Berline

Um Renault 4CV

Um Renault 4L sempre presente

Um Renault 8 Gordini

Um Renault 16

Três Renault 5

Abaixo um Super Cinq

Um Renault 6

Um Renault 25 é um hatchback de 5 portas, posicionado no segmento E (premium) do mercado automotivo europeu. Seu design original, com janela traseira curva, denominado “bubble”, do estilista Robert Opron, com a cumplicidade de Gaston Juchet. Foi um dos primeiros carros projetados desde o início para minimizar a resistência do ar e, assim, reduzir o consumo de combustível.

O modelo TS ainda foi, por um breve período, o título não oficial de carro de produção mais aerodinâmico do mundo, com um Cx (coeficiente de aerodinâmico) de 0,28. Era equipado com motores de quatro cilindros em linha, o V6 PRV (Peugeot, Renault, Volvo, um diesel aspirado e um turbo. Foi fabricado entre 1984 e 1992, produção total de 780 976 exemplares

Um Alpine A110

Um Alpine A310

E um Renault Galion.O Renault 2T5, rebatizado de “Galion” em 1958, foi um caminhão leve com cabine dianteira do fabricante. Nomeado assim em referência à sua carga útil de 2.500 quilos, foi apresentado em 1946, menos de um ano depois do seu irmão mais novo, o Renault 1.000 kg. Foi substituído pelo Super Galion em junho de 1965. Foi equipado com motores de quatro cilindros Renault a gasolina e Perkins Diesel.


Vettura Italiana

Os Fiat Nuova 500

O Fiat 124 Spider

O Alfa Romeo Giulia Spider

O Alfa Romeo Giulia Bertone

O Alfa Romeo Spider “Duetto”

O Alfa Romeo Montreal

O Alfasud

O Ferrari 348 fez sua estreia no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1989, onde foram apresentadas suas versões TB e TS. Foi o último projeto feito sob a supervisão do estilista-chefe Leonardo Fioravanti. Seu motor V8 com 3.405 cm³ foi montado longitudinalmente em posição central, e acoplado a uma transmissão de 5 marchas montada na transversal, daí o “T” de TS e TB. A taxa de compressão de 10,4:1 e um sistema de injeção de combustível Bosch Motronic 2.5 (composto por duas unidades de processamento, sendo uma para cada bancada de cilindros) ajudou a gerar 300 cavalos de potência

O Ferrari Mondial: Seu desenho foi obra do estúdio Pininfarina. Atraíam a atenção as amplas tomadas de ar nas laterais traseiras, que o admitiam para a arrefecimento do motor V8, todo em liga de alumínio, com duplo comando por cabeçote e 2.927 cm³. Desenvolvia 214 cavalos a 6.600 rpm, pesava 1.445 quilos.

Velocidade final de  230 km/h (Mondial 8) e 255 km/h (Mondial 3.2 QV e Mondial T), sendo este último um pouco mais rápido em aceleração. Outros modelos, como o Mondial QV, têm velocidades em torno dos 240 km/h


Cars from England

Um Rolls-Royce Silver Cloud

Um Bentley S3 Saloon: Conheça o Continental

Um Land-Rover Defender

E um Range Rover. O Range Rover é produzido pela Land Rover. Foi lançado em 1970 como um modelo de 3 portas e que mais tarde evoluiu para 5 portas. A primeira geração (Range Rover Classic) foi produzida de 1970 a 1996, seguida por várias gerações e modelos adicionais como o Range Rover Sport, Evoque e Velar. O veículo é reconhecido por sua capacidade off-road e por ter sido o único carro na história a ser exposto no Museu do Louvre como um exemplo de escultura moderna

E um Jaguar E-Type passando…

E um Jaguar XJ

Um raro Sunbeam Tiger/Alpine cupê

Um MGB

Um Triumph Spitfire

O MGA substituiu o MG TF 1500 Midget e representou uma ruptura completa de estilo em relação aos carros esportivos anteriores da MG. Anunciado em 26 de setembro de 1955, o carro foi lançado no Salão do Automóvel de Frankfurt . Um total de 101.476 unidades foram comercializadas até o fim da produção em julho de 1962, a grande maioria das quais foi exportada. 5.869 carros foram vendidos no mercado interno e o MGA, abaixo um 1600que foi substituído pelo MGB. Abaixo um raro cupê

Um Austin Morris Mini

Abaixo um Opel City. Fabricado na Inglaterra era o Vauxhall Chevette similar ao nosso Chevette Hatch


Auto Wagen Deutschland

Um Volkswagen Typ 1 ou Fusca

O Volkswagen Scirocco é um coupé cuja primeira versão tinha a mesma base do Golf I e que foi apresentado ao público no salão de Genebra, Suiça, em 1974. As linhas retas e agressivas foram idealizadas por Giugiaro. O desenho original foi uma das ideias do desenhista para o Golf, porém a Volkswagen descartou-a. O projeto foi então apresentado ao fabricante de carrocerias especiais Karmann, e esta o desenvolveu e o lançou o produto como substituto para o Karmann Ghia.

Havia inicialmente três opções de motorização: 1,1l de 37 kW / 50 cv; 1,5l de 51 Kw / 70 cv e para a versão TS: 1,5l, de 85 cavalos. A partir 1976 chegou a dispor de motorização 1,6 com 110 cavalos. Bem mais divertido

Um Volkswagen Golf Cabriolet da primeira geração. Fez 50 anos em 2024

Um Bayerische Motoren Werke série 3. O começo de um grande sucesso

Um dos primeiros Porsche 911

Um Porsche 912

Um Porsche 911 Turbo

Um Porsche 911 Muito especial. É um 930 Speedster

Um Porsche 928 com muitos quilômetros rodados

Rodar é preciso

Um Porsche 924 foi o primeiro arrefecido a água

O Porsche 924 foi o primeiro com motor dianteiro e arrefecido a água, lançado em 1976 para substituir o Porsche 914. A sua construção utiliza uma transmissão transaxle, combinando o motor com a caixa de velocidades na traseira. Ao longo da sua produção, foram lançadas várias versões, incluindo o 924 Turbo com motor turboalimentado, e mais tarde o 924 S com um motor mais potente e de concepção própria da Porsche, partilhando muitos componentes com o modelo 944 abaixo

Um Mercedes-Benz 230 classe W110

Outro mais sofisticado classe W110/111/112

Um Mercedes-Benz SL de segunda geração “Pagode”

Um Mercedes-Benz classe/W R107

E um AMG GT 2016 Pace Car Fórmula Um


Svenska Auto

Um Volvo 1800 ES


Pусский автомобиль” (russkiy avtomobil\’) ou “русская машина” (russkaya mashina)

AZLK ou Moskvitch (em russo: Москвич) foi uma empresa russa de fabricação de automóveis. Ao longo dos anos, teve vários nomes: KIM, MZMA, AZLK e Moskvitch. Produziu carros da década de 1930 até 2001. Juntamente com o Lada e o IZh, o Moskvitch representa o “estilo soviético” de automóveis.

Em 2022, a marca renasceu para produzir o SUV Moskvitch 3, baseado no JAC JS4 chinês.


Cars from USA

Um Jeep bem humorado. Auto Escola?

Um Chevrolet Camaro

Outro

Um novo membro do Club: Chevrolet Nova II. A placa muito interessante. 305 HP! Potência para rasgar asfalto!

Um Chevrolet Monte Carlo que tinha a mesma plataforma do Buick Regal do seriado Kojak

Um Chevrolet Corvette C3 ou terceira geração

Também da General Motors: Um Pontiac Firebird 455 High Output

Um Cadillac Fleetwood Brougham

O Ford Mustang

Escolha o ano

Outro

E o ultimo da primeira geração baseado no conceito “Milano

Terceira geração “Fox”

Um Lincoln Continental Town Car Sedan: Em 1972 havia nova mudança. Duas carrocerias estavam à disposição do cliente Lincoln no catálogo. Uma mais tradicional com duas ou quatro portas. A luxuosa Town Car voltava. Esta na versão quatro portas tinha 5,91 metros, distância entre-eixos de 3,23 metros, 1,40 de altura e 2,04 de largura. Pesava 2.380 quilos

Um Chrysler Imperial Le Baron 1971/72 com motores 6,4 litros V8 392 cavalos, Hemi, 6,8 V8 413 cavalos e 7,2 V8 com 440 cavalos.

E o modelo da terceira geração (1987–1995) com tração dianteira e motores com quatro cilindros em linha, 2,2 ou 2,5 litros com turbo ou o mais interessante V6 com motor Mitsubishi em posição transversal com 155 cavalos. Tração dianteira. Havia também a carroceria cupê.

Visto de trás. Mede 4,58 metros


O furgão de apoio

E o Logo no Citroën Jumpy idêntico ao Peugeot Expert  


Recepção / Ambiance

Em Duas rodas

Para todos os participantes

E com estilo

Sempre cheio de entusiastas

As melhores marcas da Europa e dos Estados Unidos


Un grand merci à l’équipe du club pour son accueil. Et a la prochaine. Muito obrigado pela recepção a todos da equipe do clube. Superbe!


ISSO É MUITO MAIS QUE UM PASSEIO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE PROMENADE. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”


Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Fotos, Comentários e montagem Francis Castaings. Fotos/Photos sem o logo Retroauto: Richard Roggero

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site