Le Mans Classic 2025: A festa na França dos carros antigos de competição

MAIS DE 238.000 ENTUSIASTAS REUNIDOS, 700 CARROS INSCRITOS, 8.500 CARROS ANTIGOS DE CLUBES … E UM NOVO CAPÍTULO COMEÇARÁ EM 2026

Um número cada vez maior de carros de corrida históricos, pilotos de todo o mundo, carros de clube, expositores e eventos confirmam a ascensão inquestionável do Le Mans Classic desde a sua criação em 2002

Foram 238.000 espectadores que deram vida à Le Mans Classic este ano. Um enorme obrigado por esta edição excepcional, marcada pela sua paixão, pela sua fidelidade … e por uma atmosfera inesquecível no Circuito das 24 Horas de Le Mans.

Durante quatro dias de festividades, entusiastas e fãs puderam viajar no tempo, não só graças às corridas, mas também aos espetáculos e entretenimento que pontuaram o fim de semana. Dentro e fora da pista foi um espetáculo de carros antigos espetaculares. E o povo vibrou! Muito!

Ao longo do fim de semana, várias pessoas acompanharam as corridas na pista ao vivo com os vários grids de largada, bem como o que tornou o evento tão especial fora das corridas! A cobertura ao vivo foi feita por Bruno Vandestick, Vincent Franssen, Julien Hergault e Jean-Frédéric Harvey.

A transmissão ao vivo permitiu que muitos vivenciassem a atmosfera nos paddocks, os eventos do circuito, as exibições dos clubes de carros antigos e imagens dos bastidores do evento.

Entrevistas, reportagens e imagens capturadas e foram transmitidas continuamente para manter o público conectado a tudo o que acontecia no local.


Grid 1: 1923 – 1939 Pioneiros e poeira, o domínio dos motores com seis e oito cilindros em Linha. Poucas pistas tinham pavimentação

Em 1923, tudo ainda era novo: a própria ideia de um circuito, que acabou sendo preferida às corridas de rua, e, acima de tudo, essa ambição maluca de “melhorar a corrida automobilística” com um critério de 24 horas! Na maioria das vezes, eram os competidores privados, e não os fabricantes, que ousavam tentar. Mas esse espetáculo único rapidamente se tornou muito popular, e pessoas de todo o mundo se aglomeraram para participar. Um pouco sobre os Bentley em Le Mans



A prova Le Mans Classic foi uma oportunidade de redescobrir essa atmosfera. Alguns dos carros do primeiro, o Grid 1, tinham 90 anos ou mais…

A maioria estava equipada com caixas de câmbio não sincronizadas… Alguns tinham freios apenas nas rodas traseiras, mas ultrapassavam 160 km/h na reta Mulsanne… Todos foram levados ao limite! Se alguém tiver a sorte de dirigir um carro pré-guerra no Le Mans Classic, no grande circuito de suas façanhas, você não vai esquecer, e o público também não.
Na largada


Grid 2: 1949 – 1956

Os Verdes estão de volta! Após um hiato de dez anos, muitas marcas desapareceram, dando lugar a novas, como Jaguar e Ferrari, que aumentaram a cilindrada dos seus motores e consolidaram o seu domínio. Foi um fabricante italiano que venceu a primeira corrida do pós-guerra. No entanto, a década de 1950 foi inegavelmente marcada pelos Jaguar, com os bólidos felinos C e D-Type, acima, a liderarem, enquanto a Talbot (1950) e a Mercedes (1952) defendiam arduamente as suas vitórias.

Le Mans continuava a ser um ponto de encontro dos “mágicos da mecânica”, apaixonados que passam um ano inteiro a preparar-se para a corrida, com 24 horas de glória ou desilusão.



Os seus “especiais”, muitas vezes nomeados em sua homenagem, exploram todos os recursos disponíveis, desde os potentes motores Delahaye aos menores Panhards. Sob o capô do Monopole e do DB, estes últimos conquistam regularmente o cobiçado Índice de Desempenho. Abaixo um Maserati A6 GCS 1954

Grid 3: 1957 – 1961
Abaixo um AC Ace Bristol ano 1957

Os Vermelhos Passam… e Vencem! Após dominar as 1000 Miglia, os Ferrari venceram em Le Mans com sete vitórias a partir de 1958, um ano em que, das 24 horas de competição, quinze horas foram passadas na chuva e três sob chuva torrencial…

No entanto, em 1959, o bólido inglês Aston Martin conquistou o primeiro lugar com sua única vitória em Le Mans, confirmando assim seu sucesso na Alemanha em Nürburgring, o inferno verde. No filme Ford versus Ferrari, Matt Demon, interpretando Carrol Shelby, para nos boxes, na chuva e depois larga num Aston Martin DBR1 como o modelo acima. A empresa inglesa não repetiria esse feito no ano seguinte, embora tenha conseguido colocar dois de seus cinco carros entre os 13 sobreviventes de um total de 55 inscritos. Em 1961, a empresa Ferrari igualou o desempenho dos Bentley e dos Jaguar, garantindo sua quinta vitória nas 24 horas mais famosas do mundo. Hoje são 12 primeiros lugares na classificação geral. Porsche detém 19 vitórias, Audi 13, Ferrari 12, Jaguar 7, Bentley 6, Toyota 5, Ford 4, Alfa Romeo 4, Matra-Simca 3 e Peugeot 3 vitórias

Grid 4: 1962 – 1965: Cavallino repete vezes, mas os americanos chegam…

Em 1962, a Ferrari monopolizou onde se tornou um grande fabricante que teve sucesso em Le Mans. Após quatro vitórias em oito participações, Olivier Gendebien anunciou sua aposentadoria. Naquele ano, 11 GTs estavam entre os 13 primeiros. Em 1963, Le Mans viu a introdução de uma turbina como uma BRM/Rover, que regressou em 1965. Mesmo sendo um vencedor de longa data da vida de Cavallino, um Ford foi muito discreto em Le Mans com um Lola GT equipado com motor Ford. Não tem problema, a marca voltou à força total com muito GT40 e deve Cobra Daytonas. Abaixo um Bizzarrini e acima um Alfa Romeo TZ, Touring Zagato

O americano Phil Hill foi combatente e bateu o recorde de volta! A nona vitória da Ferrari teve um chapéu americano, já que foi conquistado pelo N.A.R.T. 275LM (Equipe de corrida norte-americana)!

Grid 5 – 1966 – 1971

Ainda é a América, mas os Porsche estão no topo. Em 1966, o modelo com motor central prevaleceu. A Ford demonstrou domínio, esmagando a Ferrari em dois anos de duelos espetaculares, chegando a monopolizar o pódio naquele mesmo ano. Acima e abaixo um Ford GT40

Em 1967 foi apelidado de 24 Horas do Século, graças à sua qualidade excepcional. Este ano recorde levou as autoridades esportivas a regulamentar os tamanhos dos motores dos protótipos.

A gigante americana continuou seu impulso e confirmou seu domínio em 1968 e novamente em 1969: o Ford GT40 entrou definitivamente na lendária categoria.

Foi então que a empresa de Stuttgart-Zuffenhausen, Porsche, entrou em cena, estabelecendo novos recordes com uma velocidade média de 222,3 km/h em 24 horas em 1971, um feito que permaneceria inigualável por quatro décadas. Foi o famoso Porsche 917!
Grid 6: 1972 – 1981

Ford vence, Matra resiste, Porsche espreita… Em 1972, uma mudança de regra pôs fim ao domínio do Porsche 917. Prontos para enfrentar o desafio, os Matra V12 assumiram o comando com três vitórias consecutivas para Henri Pescarolo, antes de serem eliminados.
A edição de 1975 foi notável pelo Gulf Mirage (1º e 3º lugares), que permitiu a John Wyer juntar-se ao rol de lendas do endurance. Abaixo um BMW E9

Também marcou o início de três anos consecutivos de vitórias para Jacky Ickx, dando ao campeão belga a oportunidade de igualar o recorde de vitórias de seu compatriota Olivier Gendebien. Esse recorde seria posteriormente superado pelo dinamarquês Tom Kristensen, com nove vitórias em 2013.

Em 1978, foi a vez do “Galo da Gália” brilhar. A Renault venceu com o Alpine, pilotado pelos franceses Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud, que dominaram os Porsche do início ao fim.
Ao mesmo tempo, outro francês, Jean-Pierre Jabouille, conquistou o recorde absoluto. Em 1979, o circuito passou por modificações. Pouco antes da Ferrari BBLM e dos BMW M1s entrarem na pista, a Porsche iniciou uma sequência de vitórias que permanece inigualável até hoje. Abaixo e acima um Porsche 956

Na tentativa de oferecer aos espectadores e competidores grids consistentes em termos de desempenho e relevância histórica, os quase 500 carros de competição são divididos em seis grids, cada um correspondendo a um período. Os modelos selecionados são aqueles que participaram das 24 Horas de Le Mans entre 1923 e 1981. A prioridade é dada aos carros que competiram no evento na época.

Para cada grid, dez carros reservas participam das sessões de treinos diurnos e noturnos, prontos para substituir qualquer desistência ou abandono de outro carro.

Uma largada em espinha de peixe, conhecida como “Le Mans”, como era realizada de 1925 a 1969, foi organizada para os grids 1-2-3-4. Os outros, muito mais rápidos, partirão de acordo com o procedimento de largada padrão.

A pista centenária



Os Porsche
O 911 sempre presente






Sempre velozes

Colaboradores

Sem eles não há corridas



Os mestres do volante do passado: Presentes e em atividade: Velozes e habilidosos!

VENCEDORES ANTERIORES
- Derek Bell (GB): 5 vitórias (1975, 1981, 1982, 1986, 1987)

- Emanuele Pirro (I): 5 vitórias (2000, 2001, 2002, 2006, 2007). No meio abaixo entre Jean-Louis Bonnet e Paul Belmondo

- Jean-Pierre Jaussaud (F): 2 vitórias (1978, 1980)
- Gérard Larrousse (F): 2 vitórias (1973, 1974), acima com o microfone
- Richard Attwood (GB): 1 vitória (1970)
- Vern Shuppan (AUS): 1 vitória (1983)
- Eric Hélary (F): 1 vitória (1993)
UM TRIPLO CAMPEÃO MUNDIAL

Yvan Muller (Tricampeão do WTCC (World Touring Car Championship/Campeonato Mundial de Carros de Turismo), duas participações nas 24 Horas de Le Mans) pilotará um Chevrolet Corvette no grid 5.

François Fillon, presidente do Automóvel Clube do Oeste (ACO), órgão responsável pela organização das 24 horas de Le Mans, pilotou um BMW M1 no grid 6. O ex-primeiro-ministro já participou da Le Mans Classic e nunca escondeu sua paixão pelo automobilismo. Em 2009, ele também testou o Peugeot 908 HDI FAP, abaixo, nº4, que havia vencido as 24 Horas algumas semanas antes.

PILOTOS FAMOSOS

- Vic Elford (9 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Emmanuel Collard (18 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Brian Redman (14 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Jean-Pierre Jabouille (13 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Soleil Ayari (11 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Pierre de Thoisy (11 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Paul Belmondo (10 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Jean Ragnotti (7 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Raymond Narac (7 participações nas 24 Horas de Le Mans) (2º lugar no GTE AM em 2012)
- Xavier Pompidou (7 participações no 24 Horas de Le Mans)
- Jacques Nicolet (6 participações nas 24 Horas de Le Mans)
- Alain Serpaggi (5 participações nas 24 Horas de Le Mans)
Elas também são velozes!

Os Patrocinadores

A Largada e arquibancadas
Os pilotos prontos para correr até os carros do grid 1966 até 1971

Foram

Largaram

Pé pesado no acelerador

Indo para a primeira curva.

É a Dunlop. Na frente um BMW M1

O controle de tração se chama braço!



Os testes sexta-feira, dia 4 de julho e sábado, 5 de julho
Categoria 1923 a 1939
Um Bentley 3 Litre / 1925

Um Alfa Romeo 8C 2300 / 1932

Um Bentley 4 ½ Litre Tourer / 1927

E um belo BMW 328 Roadster 1939

Categoria 1949 a 1956
Dois Jaguar XK120 e Cunningham C-4R

Um Peugeot 203 muito especial. Um Constantin 1952

Um Jaguar C-Typ


Um Cadillac série 61 1951 apelidado “O Monstro”



Categoria 1957 a 1961
Um Triumph TR3 1957

Um Porsche 356 (B) Carrera GTL Abarth 1960

Um Maserati Tipo 61 “Birdcage” / 1960

Um Morgan Plus 4 Super Sports 1964

Categoria 1962 a 1965
Um Shelby Cobra 289 1965

Um MGB 1965

Um Ford GT40 1965

Um Jaguar E-Type 3.8 1965

Um Porsche 911 2,0L 1965

Categoria 1966 a 1971
O Grid
Ao lado do Ford GT40 um Porsche 904

BMW série E9 2800 CS 1969

Um Ferrari 312 P / 1969

Ferrari 512 M 1971

Lola T70 Mk.3 1968

Alpine A210 1966


Um Porsche 917 K

Categoria 1972 a 1981
Ligier JS2 1972

Um BMW M1 Procar

Um Ferrari 512 Berlinetta Boxer Le Mans BBLM

Um Chevron B31 1975

Ligier JS2 1975

Porsche 911 Carrera RSR 3.0 1974

Um March 75S 1975

Um Porsche 934/5 1977

Um Inaltera LM 77 1976

Felizes e Molhados

Com muita disposição e bom humor. Os pilotos correram em pista seca, molhada, dia e noite!



Le Mans Les Enfants pensando no futuro

Um espaço dedicado aos menores de 14,13,12… anos. Já apaixonados pelos esporte motor



Mas o reparo é feito por um adulto

Os Clubes

Em todos os circuitos ou autódromos onde há corridas de veteranos há sempre espaço para os clubes de carros antigos. Fazem parte da festa

Com glamour e beleza

E belos carros



Grupo C – Carros Grupo C1, C2 e C3 FIA. Protótipos famosos das décadas de 80 e 90

Belos e rápidos bólidos
Maserati MC12

Um Porsche 962 C 1990

Um Peugeot 905 EV1B 1993

Um Nissan R90 CK 1990

Um Ford GT LMGTE Pro M

Que também correu neste século

Merci beaucoup, Muito obrigado a Solène Bouchut, empresa Peter & Associés

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Tradução, comentários e montagem Francis Castaings.
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