Peruas Europa e América do Sul: Break, Estate, Touring, Carrinha, camioneta, Rural, Kombinationsfahrzeug,Giardinetta…

Na Inglaterra Estate ou se derivado de esportivos eram as peruas Shooting brake. Também era usado o termo Space Tourer na França e na Inglaterra. Já foi anunciado por algumas empresas da Europa que a partir de 2025 não serão mais produzidas. Infelizmente, pois é um tipo de carroceria ainda muito apreciado. Pelo menos pelos antigomobilistas.

França
Renault 12 Break

Renault Juvaquatre. Foi lançado em 1939, com quatro portas, com portas articuladas na coluna “B” e tinha “portas suicidas” e o porta-malas atrás era acessível apenas pelo habitáculo. Foram lançados alguns modelos “luxuosos”, com versões cupê, conversível e depois furgão. As vendas do pequeno Renault começaram bem até o começo da Segunda Grande Guerra foi interrompida a produção, tendo a fábrica sido reconvertida para produzir equipamento militar para o esforço de guerra. Foi produzido até 1960 também em fábricas em Israel, Inglaterra e Bélgica.

Um Frégate Domaine

Renault 21 Nevada

Simca – Abaixo um Aronde Chatelaine

Um Simca ( Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile)) Aronde Break

Outro da última geração

Em Portugal como Carrinha e na Itália vários Fiat com este tipo de carroceria eram chamados de Panorama, Week-End e Giardinetta e Sport Wagon no caso dos Alfa Romeo. Todos derivados de sedã ou cupês de automóveis, com carroceria estendida, ótima área e capacidade de carga, o banco traseiro rebate e tem uma ampla porta traseira. O termo começou a ser usado na década de 40/50 principalmente nos Estados Unidos, com variações de carrocerias sendo parte em madeira, na Inglaterra e na França (Break ou Familiale). O termo tomou força nas décadas de 60 e 70,80 e 90 era o carro preferido de grandes famílias
Um Panhard Dyna Z Break

Peugeot 202 ‘‘boulangère’’ (1949) e também na foto de abertura

Peugeot 203 Break

Peugeot 403 Break

Um Peugeot 404 Familiale

Peugeot 204 Break

O 504

Um versão na Argentina

Baseado num 504 cupê um modelo Pininfarina Riviera

Peugeot 304 Break

Um Peugeot 405 Break

Peugeot 505 Break

Na Argentina

Um Citroën Ami

Outro

Um Citroën DS Break

Na versão “familiale” havia um terceiro banco em posição convencional.

E na versão “Comerciale”, se o banco traseiro fosse rebatido, aumentava consideravelmente a área. Tinha um volume útil de 2 m³ e a área do assoalho era de 2,30 m². Com o comprimento total de 2,11 metros recoberto de fórmica. Fez sucesso entre as grandes famílias e entregadores.
Também como ambulâncias, dependendo da encomenda, com tetos bem mais altos, ou carros funerários. A versão Safári também foi muito bem aceita. Era mais rústica e mais robusta. Tinha de série bagageiro e guincho para reboque. E já estavam com 78 cavalos na versão ID e 83 na DS como no sedã.



Simca 1100/1500 Break

Itália



Fiat Nuova 500 Giardinetta

Outra

Fiat 128 Giardinetta

Fiat 130 Maremma

O modelo anterior usado pela família Agnelli

Fiat 131 Mirafiori

Inglaterra
Rolls-Royce Type 20/25 ano 1935

Austin Westminster, Riley, Wolseley e Vanden Plas

Um MG 1100

O Austin Morris Countryman

Um raro Rolls-Royce Phanton Shooting Brake 1929/30 carroceria Alpe & Saunders

Um Ford Taunnus do final da década de 70

Um Ford Anglia Estate Car


Um Jaguar XJ 40 Estate

Um Jaguar X-Type Estate

Aston Martin DB5 Shooting Brake

Alemanha
Um Auto Union DKW. Veja mais nacionais

A Volkswagen Variant estreou no segmento médio pequenos para os padrões nacionais no final da década de 60. Abaixo a versão alemã. Conheça a linha Typ 3






Um Audi A4 Avant 1998




O modelo alemão Opel Rekord Caravan da mesma família de nosso Opala

O Opel Rekord D


O Wartburg 1000 Camping era derivado do sedã 311 que tinha carrocerias com duas e quatro portas, picape e esta interessante perua que também tem motor de dois tempos.

Suécia
Volvo PV444 Duet


Raro Volvo 1800 S Sports Wagon

Outra



República Checa
Škoda Auto completou 130 anos em 2025: A perua 1201 STW. Foi produzido entre 1955 a 1961. Havia a versão sedã, furgão, abaixo e ambulância

Rússia


Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação no site e Mercedes-Benz Heritage
As fotos com a marca Retroauto são gravadas com um software que permite a identificação. A detecção é fácil!
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.