A 8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) junho de 2023.O maior encontro de autos antigos do Brasil
A emoção deu o tom no retorno da oitava edição do EBAA (Encontro Brasileiro de Autos Antigos), maior evento da modalidade da América Latina, que aconteceu em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Os apaixonados por antigomobilismo lotaram as ruas da cidade hidromineral e puderam ver, curtir e fotografar os mais diferentes veículos antigos, em uma simbiose de paixão e saudosismo, em um evento que reuniu mais de 700 mil pessoas, de vários estados do Brasil e do exterior durante os quatro dias de 8 a 11 de junho. Acima um Cord L 29 e no fundo um Plymountth Superbird 1970. Já correu na Nascar. Acesse
A premiação da 8º edição do EBAA aconteceu na noite deste último sábado (10/06), o Hotel Majestic recebeu a cerimônia dos veículos que mais se destacaram, em suas respectivas categorias. A noite foi marcada por muita emoção com uma série de homenagens a personalidades do mundo do antigomobilismo, desfile dos veículos e um jantar de confraternização.
A frente do palco estava a “Praça Cadillac”
Com modelos da década de 20,30…
Década de 40. Cadillac 1941 cupê conversível
Década de 50. Modelo séries 62 Eldorado
O fundador da cidade de Detroit, berço dos automóveis norte americanos até a década de 80, foi o francês Antoine de La Mothe (1658-1730), depois nomeado Senhor Cadillac. Um desbravador que chegou em terras americanas com 25 anos de idade e o nome Détroit quer dizer estreito em francês. Fundou a cidade em 1701. A marca de luxo fundada por Henry M. Leland em agosto de 1902 leva seu nome. Abaixo um modelo Cadillac Eldorado Brougham
Década de 60 , 7ª geração Eldorado (1965–1966)
Década de 70
E um Eldorado da 12ª geração (1992–2002)
Ainda expostos no gramado mais carros da General Motors. Abaixo uma picape Chevrolet 1930
Um Chevrolet 1933 duas portas
Um Chevrolet Special DeLuxe da Linha Master
Um raro Chevrolet Bel Air quatro portas ano 1956 Conheça a linha Bel Air
Da mesma época uma picape GMC, modelo idêntico ao 3100 “Marta Rocha” da linha C/K
Um dos primeiros esportivos americanos foi o Chevrolet Corvette Este é o da primeira geração
O também belo Sting Ray da segunda geração
Nascido em 1958, a linha Impala fez muito sucesso. Este é um Impala cupê 1961 que tinha motores com seis cilindros em linha e uma vasta gama de V8. O mais potente era o V8 com 6.440 cm³ (409 pol³) com quatro carburadores duplos e 410 cavalos. Era o modelo SS
Outros da linhagem
E um Chevrolet Camaro da segunda geração Conheça a linhagem
Também da GM, o Oldsmobile Cutlass Conheça
E o Olds Toronado foi o primeiro americano com tração dianteira da era moderna. Abaixo um modelo 1968.
Os poderosos Pontiac. Abaixo um Firebird com motor 455 (7.456 cm³)
E o Juiz . É um Pontiac GTO “The Judge” ano 1970 Ram Air IV. Detalhe interessante para o conta-giros externo sobre o capô.
Os Carros da Ford
O Ford T foi fabricado entre 1908 e 1927 com 16.482.040 exemplares. Abaixo um modelo Runabout
Outro modelo T
Um modelo A Conheça
O modelo B apresentou o primeiro Ford com motor V8. Lançado em 1932 o modelo B em 1933 já tinha o motor “Flathead V8 ” que foi elogiado em carta, enviada ao Senhor Henry, pelo casal de ladrões Bonnie e Clyde devido ao seu ótimo desempenho para a época.
Um Lincoln K series V12 de 1936
Um picape Ford F-Series. Conheça
Outra mais moderna F250 XLT Lariat
E uma Ranchero Conheça
Um Ford Falcon que veio rodando da Argentina Conheça
Uma réplica do Ford GT-40 Conheça
Um Mercury Cougar Saiba mais
O Jeep, General Purpose, nasceu para a guerra. A American Austin Car Company que depois passou a se chamar American Bantam fez o melhor projeto, mas este foi copiado pelos técnicos e engenheiros Ford e da Willys. Este soldado mundial serviu muito na Segunda Grande Guerra e ainda serve na paz. O Jeep até hoje é muito cultuado.
Foi lançada em 1946, a Jeep Station Wagon que era montada sobre o chassi de 104 polegadas (2,64 metros) sendo as mesma distância entre eixos do Jeep. Suas linhas eram bem retilíneas e simples. Era toda em aço estampado a aproveitava partes da carroceria do Jeep como os para-lamas. Ao contrário de peruas derivadas de sedãs, que tinham na construção da carroceria aço e madeira, o projetista Brook Stevens preferiu um projeto simples! E esta carroceria tinha menor torção, portanto mais rigidez e também mais econômico de ser fabricado.
E a bela versão Wagonner da primeira geração nascida em 1963
Os carros da Chrysler
Dodge Cranbrook
Um Dodge Kingway Station Wagon
Um Chrysler Imperial
Um Chrysler Valiant com modificações discretas que foi fabricado nos Estados Unidos, também na Argentina e na Austrália
Um Plymouth GTX
Outro. Tem a mesma base do Road Runner
O Plymouth Road Runner usava a plataforma B da Chrysler. O Dodge Coronet fabricado entre 1965 e 1976, e o Plymouth GTX entre 1967 e 1971 também.
Um Plymouth Barracuda Conheça
Outro
E o Dodge Challenger
Muito atraente
Plymountth Superbird 1970 foi o “Best in Show Pós Guerra” que correu na Nascar. Acesse
Belo Dodge Polara americano da quarta geração 1969–1973, motor V8 440 (7,2) litros
Isotta Fraschini – Cesarsale 1926
Best in Show
Europeus
Itália
Um Maserati Merak. Tem a mesma carroceria do irmão mais forte: O Bora
Ferrari Dino 246 GTS Conheça
Ferrari 512 Testarossa (Conheça)
Alfa Romeo Giulia tipo 103 Conheça
Alfa Romeo Duetto Conheça
Alemanha
Porsche 356 Conheça
Porsche 911 Carrera Conheça
Mercedes-Benz W114/115 Conheça
Mercedes-Benz SL Classe R107 Conheça
Mercedes-Benz Classe S sempre foi por anos muito distintos e os mais requintados. Este da série W116 que foi produzida entre 1972 e 1980. O modelo com motor V8 e 6,9 litros era um canhão! Uma revista europeia famosa, publicou, em 1973 um teste em que um Mercedes 6,9 confrontava um Porsche 911 Carrera. Não eram da mesma categoria, mas tinha valor próximo e números de aceleração e velocidade final também! Vale lembrar que a Mercedes-Benz faz 125 anos em 2023.
Um Schwimmwagen para andar na terra e na água. Conheça
BMW (Bayerische Motoren Werke AG) 2000. Este deu origem a série 02.
E um Targa com carroceria Baur Conheça
Suécia
Um Volvo 140
Inglaterra
Um Land Rover Defender Saiba mais
Um Austin Healey Frogeye (MK I) Sprite. Leia sobre o MG Midget
Um Daimler Sovereign Tinha a mesma carroceria e motorização do Jaguar XJ
França
Um Citroën 2CV Conheça
Os Nacionais
Foram destaque para este ano os carros que completaram 50 anos em 2023 com o Dodge 1800, Volkswagen Brasília, Ford Maverick e o Chevrolet Chevette. Acima três modelos 1600 S. E abaixo o Fusca Polícia
Grande Sucesso foi a Brasília da banda Mamonas Assassinas. Premiada.
O primeiro veículo Volkswagen no Brasil foi a Kombi
A versão Clipper
E a última edição Conheça
1959 chegava o Fusca Conheça
E o 53 eternizado nas telas
O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia
E este pilotado por mãos habilidosas Conheça
No final da década de 60 chegava a linha Typ 3 semelhante a alemão. Nosso primeiro foi o sedã 1600 quatro portas
Abaixo um TL muito especial Conheça a linha Typ 3
Em 1972 chegava o SP-2 Conheça
E o Passat em 1974 Conheça
Os derivados com motor VW Ar.
O Puma foi o maior destaque Conheça
Outro muito bonito foi o Bianco Conheça
Raro GT Malzoni ainda mais com carroceria conversível. Nada em comum, a exceção do nome com o Malzoni GT DKW
Um projeto interessante. Saiba mais sobre o Brasília Esporte
General Motors
O Chevette chegou em 1973
E fez grande sucesso Conheça
Mas antes veio o Chevrolet Opala. Com carroceria quatro portas e motores 2.500 com quatro cilindros em linha e 3.800 cm³ com seis cilindros em linha
Em 1972 já existia em cupê
E também a versão SS 4100
Que a cada ano evoluía em estilo
Em 1975 chegava a Caravan Conheça
E a terceira remodelação a partir de 1980. Este Diplomata foi premiado Leia sobre o Chevrolet mais amado do Brasil
E as picapes com desenho nacional
E um furgão muito conhecido Conheça
E o Chevrolet Monza chegava em 1992 Conheça
Com motor Chevrolet o Puma GTB. Abaixo um série II
Os Carros da Ford
O Ford Galaxie foi lançado em 1967. E deu origem ao LTD e ao Landau. Saiba mais
Em 1973 chegava o Ford Maverick que também fez aniversário de 50 anos em 2023 Conheça
Picape F-100
E o Ford Escort chegava na década de 80 Conheça
A Ford absorveu a Willys que tinha um ótimo trabalho nas pistas nacionais Conheça a linha Dauphine e Gordini
Os carros da Chrysler
O Dodge 1800 Polara foi apresentado no Salão do Automóvel em 1973 e ganhou as ruas em 1973. Conheça
O Dodge Charger R/T foi apresentado em 1971
E a Chrysler absorveu a Simca (Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile) Abaixo um modelo muito conhecido de nossa infância Saiba mais sobre o primeiro V8 Nacional
Fiat (Fabbrica Italiana Automobili Torino)
Saiba mais sobre a linha 147
A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!
Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira.
Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Era o carro mais veloz do Brasil em 1995. A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.
E o Lada na versão perua Conheça
Vamos comprar carros?
Chevrolet Nomad 1956. Rara
Um Pontiac Bonneville.Usava a mesma plataforma do Catalina
Chevrolet Chevelle SS V8 com 396 Pol³ (6,5 litros)
Outro da segunda geração
Chevrolet Impala Cupê com acessórios de época
Um Chevrolet Nova
Um Chevrolet Camaro 1967 RS
Um Chevrolet Corvette da quarta geração carro madrinha “Pace Car”
Os Ford
Ford Hot 1939
Ford Thunderbird Conheça
Ford Mustang
Outro geração 67/68
Um Ford Fairlane 1969
Um Ford Torino com motor 302 idêntico ao do Ford Maverick
Chrysler
Dodge Charger
Outro . Conheça
E um Dodge Challenger deste século
Europeus
Réplica Mercedes-Benz 300 SEL 6.8 AMG, mais conhecida como Red Pig que correu, em 1971, nas 24 Horas de Spa-Francorchamps. Leia sobre esta da classe W110,111,112
Outra interessante réplica do Mercedes-Benz Asa de Gaivota Conheça
Mercedes-Benz Classe G Conheça
Os Porsche
E um belo 911 Carrera S
Um Volkswagen 181 Conheça
Austin Morris Mini Conheça
Jaguar
Esportivo E-Type Conheça
Jaguar S-Type
MG-B Conheça
Volvo
P1800 Sports Wagon Conheça
Peugeot
Sedã 403, o primeiro modelo da marca do leão que contou com a parceria da Pininfarina Conheça
A Premiação
Fãs e entusiastas do antigomobilismo viveram intensamente os quatro dias da 8a Edição do Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia (EBAA). Sucesso de público, o evento recebeu um público de pelo menos 700 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, que informou também que durante todos os dias não houve o registro de nenhuma ocorrência mais grave.
Os dois dias finais do evento foram marcados pela visita do governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e a premiação dos carros destaques da oitava edição, em um coquetel no Hotel Majestic na noite de sábado (10/6).
O governador estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual André do Prado, do prefeito de Águas de Lindóia, Gilberto Abdou Helou e dos organizadores do EBAA, Mingo Abonante, Junior Abonante e Vanessa Belini.
“Um evento maravilhoso, muito bem organizado, que reúne famílias do Brasil inteiro, a gente encontra com pessoas de diferentes estados do país, além do público aqui do estado de São Paulo, temos um cálculo de perto ou mais de 700 mil pessoas durante todos os dias em Águas de Lindóia. É um evento que já faz parte do calendário turístico do estado, que gera divisas, movimenta o turismo, o comércio da região, gera empregos, são oportunidades que estão sendo criadas, e da nossa parte vamos sempre incentivar para que o EBAA continua tendo a grandeza que tem e sendo cada vez maior, estou muito feliz de estar aqui”, destacou o governador.
Premiação
Depois de uma criteriosa avaliação, os veículos receberam prêmios em diversas categorias. “Esse ano foi ainda mais difícil para os juízes, principalmente devido a qualidade e conservação dos carros expostos, verdadeiras preciosidades do antigomobilismo brasileiro”, afirmou Junior Abonante.
“Foi muito difícil para os avaliadores decidirem pelos destaques, são pequenos detalhes que acabam fazendo uma mínima diferença, o que podemos dizer é que todos os participantes são especiais e merecem nossas homenagens, são verdadeiros apaixonados por carros e não é uma missão simples manter esses veículos conservados e lindos como estão”, destaca Mingo Abonante.
Em uma edição tão especial como a de 2023, que marcou o cinquentenários de três modelos especiais, foram homenageados na premiação os modelos: Maverick 1976 de José Roberto Vaz, a Brasília Amarela original dos Mamonas Assassinas, Chevette de Maurício Wanderley e o Dodge Polara de Marcelo Soldano.
E por falar em Brasília Amarela, o carro original, que continua registrado em nome do saudoso vocalista da banda Mamonas Assassina, Dinho Alves foi o destaque, o veículo mais disputado para fotos, pelas público que compareceu ao EBAA.
“Foi muito emocionante ver tão de perto esse carro que marcou a minha geração, encheu meus olhos de água, e acaba sendo ainda mais emocionante ver meus filhos aqui, que mesmo sendo de uma outra geração, também se emocionaram ao ver a Brasília Amarela”, comentou a turista Flávia Santos, da capital paulista.
A categoria “Em Busca do Brilho Perfeito” teve como vencedores a F250 1989 de Cristiano Boff em primeiro lugar, o Fusca 1969 de George Anadão e em terceiro lugar o Ford Maverick 1976 de Solivan.
Na Batalha dos Construtores, o bicampeonato foi para equipe Ogros Garage com o Chevrolet “Boca de Sapo” 1951, em segundo lugar ficou o Ford Rancheiro 1970 da Classic Hot e em terceiro lugar o modelo Ford Maverick 1975 da equipe OSC.
Mais destaques
Na categoria “Best In Show Nacional” o veículo premiado foi o Opala SS 1978 de Claudio Gobbi Szakal. O “Best in Show Pós Guerra” foi o Dodge Superbee Ar de Fabricio Pessanha. E a grande destaque do EBAA 2023, premiado na categoria “Best in Show” foi o raríssimo exemplar,com apenas quatro unidades no Brasil, Isotta Francischini – Cesarsale 1926 que é propriedade da ARB Colection.
“Foi um evento muito especial e maravilhoso, a quantidade e qualidade dos carros impressiona não só nossos visitantes, mas também nossos julgadores e especialistas. Estamos muito felizes e já pensando com muito carinho na 9 º Edição de Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia em 2024, agradecemos à cidade que sempre nos abraça com muito carinho, os expositores e principalmente o público apaixonado por antigomobilismo, que é nossa razão, nosso combustível para continuar organizando esse encontro”, finalizou o organizador do EBAA, Mingo Abonante.
Data marcada!
E a 9 º Edição do Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia em 2024, já tem data marcada, anote em seu calendário, o encontro acontecerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho.
Grande Leilão de Autos Antigos
A sexta-feira foi o dia do Grande Leilão de Autos Antigos, foram 115 lotes (carros) leiloados durante todo o dia, em frente ao Hotel Majestic, na região central da cidade. “Estamos na terceira edição do leilão, que já é uma tradição do nosso evento”, destaca Fábio Pagotto, um dos organizadores do EBAA.Acima um BMW 740 e abaixo um Alfa Romeo Giulia Bertone
Um BMW Geração E9 modelos CS, CSI e CSL Conheça
Um Citroën ZX 1.9
Um Mercedes-Benz Ponton Conheça
Um Volkswagen Passat Variant
Os amigos, o comércio e muita gente
Foi muito bom
A sala de Imprensa e ótima recepção
Agradecimento especial à recepção de imprensa e aos organizadores Júnior Abonante e Humberto Domingues Abonante (Mingo). Aos jornalistas da Betini Comunicação Syndi Siqueira e Fabrício na foto acima. Muito Obrigado e até 2024
Excelente evento! Uma das maiores da América latina!
Comentários, fotos e montagem Francis Castaings. Texto premiação imprensa da Exposição
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.