Club Vincennes en Anciennes – Travessia de Verão, Julho de 2025, Dauphine, Paris, França

Um recorde de público na 18ª Travessia de Verão de Paris em Veículos Antigos, organizada pela Vincennes en Anciennes. A chuva matinal não desanima os entusiastas. Sous le soleil ou la pluie nous roulons/ Rain or shine we drive them /Sub sole aut pluvia ducemus ea. Na chuva ou no sol nós rodamos!

No domingo, 20 de julho, a chuva nunca tinha sido tão forte na manhã da Travessia de Verão de Paris, mas isso não desanimou os participantes, que foram ainda mais numerosos do que o habitual. Foram 977 veículos com mais de 30 anos cruzaram o rio (húngaros, luxemburgueses, holandeses, portugueses, suíços, etc.), pois o evento estava sob o signo da Europa. Atravessaram a capital de leste a oeste

Foram 797 carros, 151 motocicletas e ciclomotores, 8 bicicletas, 16 tratores, 5 ônibus com 151 passageiros a bordo. A Travessia recebeu muitas equipes estrangeiras (alemãs, inglesas, belgas, irlandesas, italianas, etc.). Abaixo um Fiat 520 de 1928

Um percurso único de cerca de trinta quilômetros foi proposto, com uma passagem pelo Bois de Vincennes, na margem esquerda, do Bois de Boulogne, que é um grande parque público situado no 16º arrondissement (Bairro) de Paris

Esta foi uma oportunidade para admirar os monumentos mais emblemáticos da capital: a Fábrica dos Gobelins, a Catedral de Notre-Dame, o Instituto de France, casa da Moeda de Paris, O palácio dos Invalides, a Igreja Russa da Santíssima Trindade, a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Havia realmente algo para todos quando se tratava de veículos antigos.

As Travessias permitem que você descubra as marcas que desapareceram (Hotchkiss, Cord, Innocenti, Talbot, Facel Vega, etc.) e aprenda sua história com os proprietários dos diferentes modelos, para apreciar a evolução ao longo dos tempos das marcas que ainda existem hoje. Tudo isso representa uma feliz mistura de gêneros: veículos populares, de luxo, esportivos, utilitários, agrícolas, sedãs, conversíveis, Kombis, etc. O prazer de rodar!


Este evento teve o apoio da apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)

Onde: Na região metropolitana de Paris. Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

No encontro mensal pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Onde: O bairro de Dauphine fica na região parisiense também chamada de Ilha da França. Etang em francês é uma lagoa, um pequeno lago formado pelo acúmulo dentro de uma depressão, natural ou artificialmente. E com grande presença dos participantes! Com sol ou com Chuva rodamos! E muita chuva!

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

E a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.
Automobiles France

Também muito dignos de nota eram o micro ônibus Latil JB 1928 da Pullman Excursions. Automobiles Industriels Latil , comumente conhecida como Latil , foi uma fabricante francesa de veículos comerciais e militares criada para gerenciar os ativos da extinta Compagnie Française d’Mecánique et d’Automobiles , para comercializar o Latil de vanguarda de Georges Latil , um dos primeiros sistemas de tração dianteira .

Um Citroën C4

Um Citroën C5

Um Citroën 2CV

Outros muito interessantes


Um Citroën Traction Abaixo e na foto principal o Arco do Triunfo na Place des Etoiles

O Méhari

O Citroën BX que substituiu o GS

Dois Citroën DS

Ouro

Um Citroën CX

Outro CX

Um Citroën LN com a mesma configuração do Peugeot 104

Renault Juvaquatre. Foi lançado em 1939, com quatro portas, com portas articuladas na coluna “B” e tinha “portas suicidas” e o porta-malas atrás era acessível apenas pelo habitáculo. Foram lançados alguns modelos “luxuosos”, com versões cupê, conversível e depois furgão. As vendas do pequeno Renault começaram bem até o começo da Segunda Grande Guerra foi interrompida a produção, tendo a fábrica sido reconvertida para produzir equipamento militar para o esforço de guerra. Foi produzido até 1960 também em fábricas em Israel, Inglaterra e Bélgica


Outro da polícia

Um Renault 4L

O Renault 6 ou R6 é foi pela Renault de 1968 a 1986. O Renault 6 utilizava a plataforma do Renault 4, inicialmente incluindo seu pequeno motor de 845 cm³, mas sua carroceria hatchback de cinco portas era maior e mais moderna. Visualmente, assemelhava-se ao Renault 16, maior, mas era nitidamente mais quadrado. Foi lançado no Salão do Automóvel de Paris de 1968 e foi concebido como uma alternativa de luxo ao R4, que era 20 cm mais curto. O R6 visava competir com o Citroën Ami 6 e o recém-lançado Citroën Dyane. Utilizava uma alavanca de câmbio montada no painel, com mecanismo de troca de marchas voltado para a frente, acima do motor, basicamente o mesmo utilizado no Renault 4 e nos pequenos Citroëns

Um Renault 18. O 18 foi fabricado pela Renault entre 1978 e 1986. Sucedeu ao Renault 12 e foi substituído pelo Renault 21. Foi vendido nos Estados Unidos sob o nome de Eagle Medallion pela extinta companhia AMC (American Motors Company) .

O Renault 20 (R20) e o Renault 30 (R30) são dois carros executivos produzidos pela montadora francesa Renault entre 1975 e 1984. Os Renaults mais sofisticados e caros de sua época, os dois carros eram quase idênticos em relação à chapa metálica e mecânica; o R30 era o de motor maior e mais caro dos dois. No 30 estava disponível o famoso motor V6 PRV. O motor V6 PRV é um motor automotivo V6 com comando de válvulas no cabeçote, projetado e fabricado pela empresa “Française de Mécanique” para a PRV , uma aliança entre Peugeot , Renault e Volvo Cars . Vendido de 1974 a 1998, foi produzido em quatro cilindradas, entre 2,5 L e 3,0 L, e em configurações SOHC e DOHC , com 2 e 4 válvulas por cilindro.

O Renault Laguna foi introduzido em janeiro de 1994, sendo um dos primeiros modelos da marca a ser nomeado com um nome em vez de um número (seguindo o Clio e o Safrane). A versão com motor V6 3.0 24V de 1997 era muito interessante. Poucos sobreviventes no Brasil

Dois Renault Espace


O Renault 9. Foi um modelo de carro compacto fabricado pela Renault entre 1981 e 1988. Era um carro de tração dianteira com motor transversal e suspensão independente nas quatro rodas. Foi eleito o Carro Europeu do Ano em 1982. O modelo Hatch era o 11

Simca (Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile) Cinq. O Simca 5 foi um pequeno carro franco-italiano projetado por engenheiros da Fiat em Turim e produzido na França pela Simca de 1936 a 1948. Era quase idêntico ao Fiat 500 Topolino no qual era baseado, mas foi apresentado pela primeira vez, na nova fábrica da empresa em Nanterre, três meses antes do equivalente da Fiat em 10 de março de 1936.

Um Peugeot 203

A beleza do 504 cupê


Um Peugeo5 305. Havia a versão Gti bem apimentada. O 305 foi fabricado entre 1977 a 1989 na França, foi desenhado pelo estúdio Pininfarina, vendido na carroceria Sedan, Perua/Break e perua com chapas atrás da coluna “b”. Utilizava a plataforma do Peugeot 304, era um carro a frente dos concorrentes por causa da sua configuração, motor dianteiro transversal, tração dianteira com 4 rodas independente, além de marcar a evolução da Peugeot em termos de segurança passiva

Peugeot 309


E o Felino Matra (Mécanique Aviation Traction) Matra Bagheera

Vettura Italiana

Outro

O Vespa 400 foi fabricado na França e na Itália.O Vespa 400 foi um microcarro produzido pela ACMA, uma empresa licenciada pela Piaggio, na França, entre 1957 e 1961. Apesar de ser conhecido como um “carro de 4 rodas” da Vespa, ele é distinto dos famosos scooters da marca. Sua era para capacidade para dois passageiros. Foi fabricado na França pela ACMA, uma subsidiária da Piaggio. Apresentava um design distinto com capota de lona, suspensão independente e travões hidráulicos. Era equipado com um motor traseiro de 2 tempos e 2 cilindros, com 393 cm³, capaz de gerar 20 cavalos de potência. Possuía uma caixa de velocidades manual de 3 velocidades (ou 4 na versão GT) e atingia velocidade máxima de 90 km/h. Sua carroceria era feita em aço monobloco. * “Ateliers de Construction de Motocycles et Accessoires”, produziu scooters Vespa de 1951 a 1962, e também o microcarro Vespa 400 de 1957 a 1961 *

Um Vignale Fiat 500 Gamine

Um Fiat 1500



O Alfa Romeo 155 é foi um sedã produzido entre 1992 e 1998. As linhas angulares e vincadas do 155 foram assinadas pelo projetista Ercole Spada no I.DE.A Institute. O seu estilo era marcado pelo capô baixo e linha de cintura alta. Baseado na plataforma Tipo 3, que também deu origem ao Lancia Dedra (1989) e ao Fiat Tempra (1990), possuía tração dianteira e motor transversal

Cars from England
Um MGA


Um Jaguar XK

Um Daimler V8 250, também conhecido como Daimler 2.5 V8 foi produzido entre 1962 e 1969. Derivado do Jaguar Mark II, abaixi, este modelo se destaca pelo seu motor V8 de 2.5 litros projetado por Edward Turner, originalmente para o Daimler Dart. O V8 250 foi o último Daimler com motor Daimler antes da aquisição pela Jaguar Cars


Um Jaguar XJ

Um Triumph TR

E um TR6

Um MGB

Um Morris Minor Traveller ao lado de um Chevrolet Tahoe

Um MG Metro 1300 que tinha mesma configuração do Austin Metro




O Panther Westwinds (comumente conhecida como Panther ) foi uma fabricante de carros esportivos sediada em Surrey , Inglaterra, entre 1972 e 1990. Nos anos 70 usava motor da motocicleta Honda Gold Wing com 1.000 cm³


Auto Wagen Deutschland
Um Volkswagen Typ 1 ou Fusca

O Volkswagen Kombi semelhante ao nosso utilitário

Um Volkswagen Kombi alemã terceira geração.

Um Karmann-Ghia

Um Ford Escort MKI alemão. O Ford Escort Mk1, lançado em 1968, foi a primeira geração do modelo e um marco na história da Ford, conhecido por seu design arredondado e muito sucesso em ralis. Ele se destacou pela tração traseira e opções de motores que variavam de 1.1L a 2.0L. O modelo foi produzido de 1968 a 1974 na Europa e também teve versões fabricadas na Austrália até 1975.

Um Opel GT

A segunda geração do Mercedes-Benz SL Pagode/Pagoda

Um Mercedes-Benz classe W108/109

Mercedes-Benz classe R107 foi a terceira geração da SL


Mercedes-Benz Classe W124 Touring

Um BMW Série “02” Touring

Um BMW série E9

BMW Série 3 E21,E30,E36…


BMW Série 5. O BMW Série 5 é um automóvel executivo produzido pela BMW desde 1972, atualmente em sua sétima geração. É conhecido por sua combinação de elegância, desempenho e tecnologia, oferecendo versões sedã, Touring (perua) e, mais recentemente, iPerformance (híbrida) e M5


Um BMW Z3 um modelo esportivo de dois lugares produzido pela fabricante alemã BMW entre 1998 e 2002.

Um BMW 850 CI ano 1994/95. Seu V12, 24 válvulas, 4.988 cm³, potência de 300 cavalos. 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade final limitada a 250 km/h.

Os Porsche 356


Os Porsche 911


Um Porsche 924

日本の車 (Nihon no kuruma). “Nihon” significa Japão e “kuruma” significa carro . O Nissan Figaro foi fabricado entre 1991 e 1992, originalmente apenas para o mercado japonês. Ele possui um visual inspirado em carros clássicos, com linhas arredondadas e detalhes que remetem aos anos 50. Foram produzidas apenas 20.000 unidades com quatro cores distintas representando as estações do ano: Topaz Mist (outono), Emerald Green (primavera), Pale Aqua (verão) e Lapis Gray (inverno).

Cars from USA

Os Jeep


Buick Invicta que tinham a mesma plataforma do LeSabre/Electra 1961

O Cadillac Eldorado já tinha tração dianteira como outro GM.. O Olds Toronado

Os Ford Mustang


O Dodge Power Wagon


Svenska Auto


Sous le soleil ou la pluie nous roulons/ Rain or shine we drive them /Sub sole aut pluvia ducemus ea. Na chuva ou no sol nós rodamos!
ISSO É MUITO MAIS QUE UM PASSEIO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE PROMENADE. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
Texto Anne Quémy; Comentários e montagem Francis Castaings. Fotos/Photo: Richard Roggero
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