Autoclásica 2023 – San Isidro – Buenos Aires – Argentina – 21ª Edição

Autoclásica 2023 – San Isidro – Buenos Aires – Argentina – 21ª Edição

Foram cinco dias inesquecíveis num local muito aprazível, belos automóveis e raros no  Boulevard dos Jardins do Hipódromo de San Isidro. Carros raros de várias nacionalidades do século XX. Mais de 1100 veículos. Uma das melhores exposições de carros do mundo acontece aqui na América Latina. Junto com Chantilly Arts et Elegance Richard Mille que acontece na França, Villa d’Este em Tivoli, Itália e Pebble Beach, no condado de Monterey, na Califórnia, Amelia Island 2022, Flórida, Estados Unidos.A Autoclásica é um dos melhores eventos FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens). Desde 2002 uma exposição ímpar! Em sua vigésima primeira edição foi uma oportunidade incrível de reviver a história automotiva de todo o mundo através de uma exposição de mais de Aconteceu entre 12 a 16 de outubro, das 10h às 18h. nos tradicionais jardins do Hipódromo de San Isidro. Abaixo Porsche 911 Carrera 1973 premiado

As comemorações: o 75º aniversário da PORSCHE, o 60º aniversário da LAMBORGHINI. Abaixo um Miura

O 70º aniversário do lendário CORVETTE. Abaixo um C1 primeira série

Um Corvette C2 segunda Série Conheça

O 110º aniversário da ASTON MARTIN.

O 120º aniversário da FORD.

O 100º aniversário da lendária corrida de resistência de Le Mans

Os 120 anos da HARLEY DAVIDSON. Harley-Davidson Motor Cycles ou Harley é uma empresa fundada em Milwaukee, nos Estados Unidos, no ano de 1903. É reconhecida mundialmente como uma marca emblemática de motocicletas e dedica-se à fabricação de motos de grande porte e cilindrada. Mas já houve fabricação na Itália para motos de até 500 cm³.

E os 100 anos da BMW – Motocicletas.

Várias empresas e clubes importantes estavam lá. Como a preparadora alemã Zakspeed, Museu Fangio, Empresa Pur Sang com suas belas a fiéis réplicas com Bugatti e Alfa Romeo das décadas de 20 e 30. Clubes Volkswagen, Clube Uruguai, Renault, BMW, Fiat, Porsche, Ika Torino, Peugeot, Volvo, DKW, Chevrolet, Ford e Ford Mustang, MG, Jaguar… e a “ilha” na entrada era composta por marcas famosas japonesas das décadas de 70 e 80. Um Festival mundial sobre rodas! Todos unidos para fazer uma belíssima exposição


Os Troféus

A rampa

Os seletos convidados


Os Premiados

Barco Plaguietini 460

Alfa Romeo Matta 1954 Saiba mais

DKW Munga Conheça

Kaiser Jeep 1968

Berta Tornado F1

Aston Martin Ulster 1934

Ford Falcon Pirin Gradassi

Lotus Tipo 41 Fórmula 3 Internacional ano 1965

Mercedes-Benz SSK Pur Sang

Jaguar C-Type Revival Conheça

Jaguar SS (Standard Swallow SS1) Open Tourer 1936. A empresa ainda não se chamava Jaguar. Era apenas SS(Standard Swallow) e mudou o nome após a Segunda Grande Guerra por motivos óbvios.

Ford Falcon Sprint 1973

Ford Sierra XR-4 1984 Conheça

Messerschmitt KR 201 1956 na categoria mini carros

Ford Model K 1906. O melhor da mostra

Ford A cupê 1931

Delage 1928

Chevrolet Master Businees cupê 1938

BMW 328 réplica

Jaguar XK 120 Prêmio pós guerra com carroceria de alumínio

Jaguar XK 150 1960

Cadillac Eldorado 1970

Mercedes-Benz 280 SE 1968 W110/111/112

Datsun 280 ZX

Categoria Super Autos: Porsche 911 GT3

Porsche 356 Speedster

Porsche 356

Porsche 928 Conheça

Espetacular Lancia Evo 037 Grupo III FIA que foi pilotado por Massimo ‘Miki’ Biasion é um ex-piloto italiano de rali, duas vezes campeão do mundo do Campeonato Mundial de Rali em 1988 e 1989

Audi Quattro grupo III Sport S2 pilotado pelo sueco Stig Lennart Blomqvist ganhou o mundial de ralis em 1984. Obteve 11 vitórias 11 e 33 Pódios

Um Ford Taunus cupê também vitorioso em na categoria TC (Turismo de Competição) ano 1983, 2.000 cm³, 215 cavalos e 230 km/h. A grande tomada de ar frontal é usual nos carros de corridas argentinas. Quem conhece a Raim Air dos musculosos americanos vai entender. É um sistema de admissão de ar forçada. Beneficia a pressão de ar externa, criada pelo movimento do veículo, para criar uma pressão positiva no coletor de admissão de um motor de combustão.

Um Renault 18 também vitorioso em ralis locais

Um Ford Falcon carroceria Angostado muito bem preparado

O pequeno Citroën 2CV

Um Dodge Kingsway sedã

Chevrolet Chevy Nova II Argentino

Um Belo Chrysler Sedã 1925 não restaurado

E um “Rosso” Ferrari 365 GTB


Espaço Corvette no canteiro central da avenida principal

Outro C1

Segunda geração

Um C3

O Bagageiro era um acessório de época

100 anos Ford

Modelo T Runabout 1915 premiado

Uma picape especial modelo B 1934 V8

O Sucessor

Modelo A Conheça

Modelo 1937 V8 do Clube Ford Argentina

Outro belo

Um Cupê 1946

Um V8 Flathead que funciona

Um modelo 49/51 Conheça

Ford Thunderbird Conheça

Uma picape F100 premiada Conheça a linha

Presença Ford Clube Ford Mustang Argentina

Bela linhagem

E se Bullit estivesse lá? Conheça

Um Mach One Conheça a linha Mustang


Outros americanos

Belo Chrysler New Yorker

Uma picape Desoto idêntica a D-100 Conheça

O carro quase idêntico ao de Kowalski (Barry Newman) placa OA-5599 Conheça o Dodge Challenger


Mais americanos

Studebaker Starlight e Starliner Conheça

Quando as picapes eram picapes

Jeep T1000 1973 idêntica a Jeep Gladiator

A primeira Dodge versão RAM

E uma Chevrolet El Camino


Argentina

O primeiro Chevy Nova 400 Super Sport 1967

Chevrolet Nova II 250

Chrysler Valiant V200

Dodge GTX Conheça

O imortal e glorioso IKA Torino Conheça

Um Ford Falcon de pista muito apimentado

Ford Taunus argentina

Fiat 600 Conheça

Um Fiat 1100 Rural Conheça

Um Renault 4L Conheça

Um Peugeot 505 Conheça

Um Isabella Borgward

E as belas Carreteras Conheça


Espaço Juan Manoel Fangio

Vários carros de corridas relacionados ou não ao pentacampeão Conheça

Lindo Plymouth carretera 1933

Um Alfa Romeo 159 1951

E a famosa Chevrolet Carretera 1938. Conheça a linha Master

Um Hudson 1934

Uma Ferrari P330 P3/P4 Conheça

E um Ford GT-40 Saiba mais

Renault RE-30 Turbo F1 Alain Prost

Um IKA Torino pilotado pelo grande de Balcarce em Nürburgring (Nordschleife)

BWA T 322 – Construtor BWA – Benzoni, Valsecchi e Arrigoni (Itália). Fórmula 3 ano 1967. Em 1969 adaptado ao regulamento de Fórmula 2 Mecânica Nacional. Motor Fiat 1500, 1481 cm³ com caixa de cinco velocidades. Velocidade : máxima 220 km/h pilotado por Carlos Alberto Reutemann (Santa Fé, 12 de abril de 1942 — Santa Fé, 7 de julho de 2021). Foi vice-campeão da Fórmula 1 em 1981, perdendo o campeonato por 1 ponto para o brasileiro Nelson Piquet na última prova, o GP de Las Vegas. Após abandonar as pistas, entrou para a política, sendo, por duas vezes, eleito governador da província de Santa Fé: de 1991 a 1995 e de 1999 a 2003. Foi senador de 2003 até 2021.

Um local bem decorado com muitas atrações


Espaço Aston Martin

Aston Martin MKII 1934 a 1936

Um modelo DB 2 Conheça

Aston Martin DB 4 Saiba mais

Um DB 4 GT

Linha DB 5/6 Conheça

Um DBS que veio logo após a linha DB 5/6. Quem viu o seriado The Persuaders (Roger Moore e Tony Curtis) e o filme 007 estrelado por George Lazenby em On Her Majesty’s Secret Service ( A serviços de sua Majestade) viu estes modelos.

Outro. Havia motores com seis cilindros em linha e V8. E como anteriores, versões Zagato, Vantage…

A MG fez 100 anos

Abaixo um modelo da linha T Conheça

Um MG A

Um MG B Conheça


Espaço Porsche 75 anos

Esta réplica do Porsche Le Mans 919 Hybrid venceu consecutivamente entre 2015 e 2017 as 24 Horas de Le Mans, confirmando a supremacia da Porsche na centenária competição francesa de resistência, que venceu 19 vezes, incluindo uma sucessão imbatível de sete vitórias, entre 1981 e 1987. Veja as edições de 2022 e 2023 da prova.

Modelos inesquecíveis como o 356, 911 (60 anos em 2023), 914, 924, 928, 934… e nas pistas 550,718, 904, 906, 908, 910, 917… 934, 935, 936, 956, 961, 962…

Vários modelos históricos

Os 911

A era Turbo que começou em 1973

Lendários

Sucesso absoluto até… 2050


Espaço Le Mans

O Circuito de la Sarthe, também conhecido como Circuito de Le Mans, é um circuito que abriga desde 1923 a corrida de resistência 24 Horas de Le Mans, nos arredores da cidade de Le Mans, França.É denominado como o “circuito de Le Mans” ou “circuito das 24 horas (Em francês Circuit des 24 Heures du Mans)”. O traçado permanente é também chamado de “Circuito Bugatti”.

Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923!

O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade.

Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!  O traçado  são 13.629 metros com 38 curvas. Abaixo um Bugatti Type 57 1935

Um  Delahaye 135 M 1937

Um Jaguar C-Type Conheça

Um Jaguar XK 120

Um Lotus Eleven

Um Triumph TR2/3

Um Austin Healey 100 S 1955 com carroceria especial. Conheça a linhagem

Um Healey 1950 Silverstone


Espaço Rali

Vários modelos importantes

Abaixo um Volkswagen Salzburg  réplica

Dois Renault 18 de Ralis regionais

Dois Peugeot 405

Um Ford Escort RS Cosworth,

Dois Renault 12 Conheça


Espaço Alfa Romeo

Vários modelos com o 75 abaixo e o Alfa Giulia Bertone acima. Era equipado com motor quatro cilindros em linha com duplo comando 1,6 litros e 1,8 litros turbo e 2 ,0 litros. E mais atraente um V6 com 2,5 e outro com 3.,0 litros. Era um modelo muito apreciado pelos Carabinieri (famosa polícia especial italiana). Foi produzido entre 1985 e 1992. O modelo abaixo é um 2.0 Twin Spark

Alfa Romeo Montreal premiado

Alfa Romeo Zagato: o SZ / RZ ( Roadster Zagato, também conhecido como “O Monstro”)

Alfa Romeo Duetto

Alfa Romeo Alfasud Sprint Conheça a linha


Espaço Citroën

Raro Traction Avant da Força Francesa de Intervenção, leia-se Resistência na Segunda Grande Guerra. Em 2024 este ícone completará 90 anos

O Citroën 2CV e 3CV argentino

Uma réplica do modelo Sahara com dois motores e tração nas quatro rodas Leia sobre o 2CV

O Dyane era um 2CV de “Luxo”

A picape

O super moderno CX Conheça

Ainda na França

Um Peugeot 403 Berline Conheça Neste modelo começou a parceria com a Pininfarina

Peugeot 204 Berline 1975 Conheça

O modelo 504 modelo argentino Conheça

Um 305 raro neste estado

O 205 Leia sobre

E o simpático furgão D3/D4


Matra (Mécanique Avion TRAction) 530 Conheça


Renault

A simpática linha Dauphine/Gordini Conheça

Renault Floride/Caravelle Conheça

E o simpático com o reboque


Lamborguini – 70 anos

Ferruccio Lamborghini nasceu em 1916 e já adulto era um mecânico. Aos trinta anos transformava veículos militares usados na Segunda Grande Guerra em maquinas agrícolas. E lançou sua própria marca de tratores em 1949. Na década de 60 já tinha uma grande fortuna, pois fabricava equipamentos de aquecimento de imóveis e também ar condicionado. Foi quando comprou seu carro esporte por uma bela quantia, mas não estava satisfeito e foi se queixar com o dono da empresa. Este sugeriu a Ferruccio que construisse seus próprios carros! E tinha meios para isso! Abaixo e acima o modelo 400 GT que iniciou a saga

O Touro Miura

E o sucessor Lamborghini Countach. Assim, a palavra “countach” vem do dialeto piemontês, falado na região ao noroeste da Itália, e que significa esplêndido, magnifico

O Lamborghini Countach foi um automóvel superesportivo produzido pela Lamborghini, na Itália. O primeiro protótipo surgiu em 1971, e a produção durou até 1990. O Countach não foi o primeiro carro de linhas angulosas e formato de cunha, mas certamente foi um dos modelos que ajudou a popularizar o conceito, presente em muitos outros supercarros desde então. Ele também popularizou a ideia de se “empurrar” o habitáculo dos passageiros para frente, a fim de acomodar um motor maior. Uma tradição da Lamborghini consiste em batizar os modelos da marca com o nome de touros consagrados, mas o Countach foge à essa regra. O nome vem da língua piemontesa, e é uma expressão usada para demonstrar a surpresa ao se ver algo bonito, normalmente referindo-se à mulheres. O Countach foi o último carro da marca feito enquanto a mesma ainda era propriedade de Ferruccio Lamborghini.

Em 2004 o carro foi listado como o número três na lista Top Sports Cars of the 1970s da revista Sports Car International, e décimo na lista Top Sports Cars of the 1980’s.

Lamborghini Huracan EVO Spyder – 1980. Motor: V10 traseiro central longitudinal de 5.204 cm³. Potência: 640 cavalos a 8.000 rpm. Tem dupla embreagem marca LDF e caixa do sete  velocidades. Peso: 1.542 kg. Faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e velocidade máxima de 325 km/h.


Espaço Pur Sang

Em 1982, o artesão Leónidas Jorge Anadón fundou a empresa Pur Sang no Paraná (Entre Ríos). Com o tempo, tornou-se a maior fábrica de réplicas. Entre Rios é uma província na Mesopotâmia argentina, entre os rios Paraná e Uruguai, no nordeste do país

A Pur Sang é uma empresa que abriu as portas há cerca de quatro décadas, com o único propósito de recriar o Bugatti Type 35. Agora fabricam vários modelos de Bugatti antigos, Alfa Romeo, Mercedes, todos construídos com o máximo de tecnologia de época possível, para que o produto final seja o mais autêntico possível.

O carro mais solicitado hoje em dia ainda é o Type 35, um carro de corrida icônico que dominou o cenário em meados da década de 1920. O ex-apresentador de TV e colecionador americano Jay Leno tem um modelo Bugatti desta empresa renomada.

O Mercedes-Benz SSK

O Alfa Romeo Pur Sang 8C 2900B


A preparadora alemã Zakspeed

Zakspeed é uma equipe de automobilismo da Alemanha, fundada em 1968 por Erich Zakowski e depois dirigida por seu filho Peter Zakowski. Tem sede em Niederzissen, a cerca de 25 quilômetros do circuito de Nürburgring. Atuou de 1973 a 1981 em corridas de carros de produção em série esportivos ou não. Acima Mercedes-Benz 300, classe W186, produzido entre 1951 a 1957, ou Mercedes Adenauer , em alusão ao primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer que o usava como seu carro de trablho.

Klaus Ludwig dirigiu o Roush-Zakspeed Ford Mustang Turbo durante as temporadas de corrida Camel GT de 1981 e 1982. No final da década de 1970, a Zakspeed era a equipe oficial da Ford na série alemã Deutsche Rennsport Meisterschaft (DRM), uma antecessora do atual DTM (Deutsche Tourenwagen Masters). A empresa construiu e inscreveu um Escort Grupo 2 da FIA e no Grupo 5 o Ford Capri, baseado no modelo de produção MKIII. Durante este período, a equipe Zakspeed alcançou uma série de vitórias, incluindo a vitória no campeonato em 1981 com o piloto Klaus Ludwig. Abaixo e acima modelo Mercedes-Benz 190E

No início da década de 1980, a Zakspeed também preparou um Mustang para as Operações de Veículos Especiais da Ford EUA para competir na série doméstica IMSA Camel GT. O chassi do Ford Mustang foi baseado no Grupo 5 Capri. Também preparou carros para a Mercedes-Benz. Entre 1982 a 1989 também atuou no campeonato de Endurance, Mundial de Marcas e na Fórmula Um. Abaixo um modelo Mercedes-Benz da classe R107

A partir da década de 1990 Retornou aos carros esportivos e de turismo. Depois de se retirarem da F1, eles prepararam carros da marca Mercedes-Benz, modelo 190E e Opel Calibra na Deutsche Tourenwagen Meisterschaft dos anos 1990 e na curta série ITC, agora administrada por Peter Zakowski, que substituiu seu pai após sua carreira na Fórmula 3. Sua carreira como piloto não o levou à F1, mas ele foi rápido no antigo circuito de Nürburgring Nordschleife em corridas de resistência, vencendo várias vezes as 24 Horas de Nürburgring.


Os Melhores Clássicos de anos anteriores e de 2023

Acima dois franceses. Um Avion Voisin C23 1933 e um Bugatti Tipo 57 Ventoux 1935 que foi o melhor de 2022 da mostra

Clássicos Inesquecíveis já vencedores de edições anteriores. Abaixo e acima um Rolls-Royce Phantom I Limousine de 1926

Hispano Suiza H2C Cabriolet Carroceria M. Proux 1928

Um Lancia Lambda VII Seire 1928. O primeiro carro a ter carroceria monobloco

Um Delage DM carroceria Galle 1928

Um Auburn Boattail Speedster 1928

Um LaSalle cupê conversível 1934 com oito cilindros em linha e 3.938 cm³. A LaSalle era uma divisão de luxo da Cadillac. O fundador da cidade de Detroit, berço dos automóveis norte americanos até a década de 80, foi o francês Antoine de La Mothe, depois nomeado Senhor Cadillac. Um desbravador que chegou em terras americanas com 25 anos de idade e o nome Détroit quer dizer estreito em francês. A marca de luxo fundada por Henry M. Leland em agosto de 1902 leva seu nome.

Um Talbot M67 Cabriolet 1930

Um Bugatti Tipo 37 1926. Na década de 20 os modelos Grand-Prix da marca francesa ganharam mais de 1.000 (mil) Vitórias em corridas na Europa e América latina. Conheça a linhagem

Renault 1923 Type KJ


Made in Japan

Na praça principal, logo na entrada, estavam carros japoneses de destaque

Uma Mazda RX7 com motor rotativo Wankel

Um Toyota Celica 1980

Um Mitsubishi Galant GL 1980

Daihatsu Charade 1981

Picape Toyota Hylux 2000 terceira geração modelo N30,N40 ano 1978


A Entrada

Os patrocinadores, clubes

Mapas e patrocinadores


Os amigos daqui que estão lá

Com um antigo amigo, Hugo, de Belo Horizonte, Minas Gerais, amigo há mais de dez anos que não via há cinco anos. Futuro médico

Com um ex-colega de segundo grau, Oswaldo, que não via desde 1979 e sua simpática esposa Sandra. Ambos de Arcos, em Minas Gerais

Amigos que fiz saindo do elevador do hotel. São do estado de São Paulo

Na porta do restaurante com dois colecionadores amigos de Minas Gerais a direita. Abaixo da porta principal, do estado de São Paulo, Cláudio e seu filho de blusão amarelo.

E a grande mesa. Obrigado Antônio Alfredo pela cessão das fotos.

E todos os jantares foram ótimos! Muito obrigado amigos. Momentos inesquecíveis


Vamos comprar ?

Abaixo o amigo Mauro Venturino e seu belo estande. Também conhecido como Mauro Manuales

Seus itens

Outros amigos

Mais itens de uma feira espetacular

Livros e revistas

Uma enorme área para compras


Agradeço o acolhimento do amigo Mauro Manuales https://www.facebook.com/mauro.manuales


Meus agradecimentos mais uma vez pelo credenciamento aos profissionais da imprensa do evento AutoClásica, pela recepção, da organização, pela recepção dos expositores, representantes de clubes e vendedores pela ótima acolhida.  Muchas Gracias e hasta luego 2024!


Fiz mais de 1.800 fotos e não quis repetir as das edições anteriores. Clique aqui para ver como foi em 2017

A exposição de 2022


Texto, fotos e montagem Francis Castaings.                              

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